O último episódio da primeira temporada de “Negócios com Impacto”, uma parceria entre a CATÓLICA-LISBON e a Rádio Renascença, dá-nos a conhecer a própria CATÓLICA-LISBON pela voz do Dean Filipe Santos, que lidera, há cinco anos, esta que é uma das melhores escolas de negócios na Europa.

A história de sucesso começa em 1972, quando a Universidade Católica Portuguesa abriu à sociedade civil a primeira licenciatura em Ciências Empresariais, mais tarde denominada Administração e Gestão de Empresas, na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. Mais tarde, em 1989, torna-se uma unidade académica própria, dando origem à Faculdade de Ciências Económicas e Empresarias, hoje designada de Católica Lisbon School of Business & Economics. Cinquenta anos depois, a CATÓLICA-LISBON ocupa a 22ª posição no ranking Financial Times European Business Schools e forma cidadãos íntegros, éticos e com valores, capazes de fazer a diferença nas empresas, na sociedade e nos contextos onde trabalham.

“A CATÓLICA-LISBON foi pioneira não só no ensino de Gestão, mas também no processo de internacionalização. Quando uma empresa ou um setor se abre ao mercado global, tudo muda, porque o grau de exigência é diferente. O nível de qualidade de entrega tem de ser diferente”, começa por afirmar Filipe Santos.

Todos os anos, a escola recebe “sangue novo”, ideias novas e recomeça quase do zero. Neste ano letivo, a escola recebeu mais de mil alunos, dos quais metade são internacionais, oriundos de países europeus como a Alemanha, Itália, França, Reino Unido, mas também de fora da Europa. Os professores vêm das melhores escolas de todo o mundo, trazendo perspetivas diferentes, desenvolvem investigação original e partilham em contexto de sala de aula conhecimento fundamental para a experiência dos alunos.

Esta é a receita para criar talentos e negócios com impacto, que melhoram não só a experiência do consumidor, como também influenciam positivamente o seu percurso de vida. “Todas as empresas e criação de novos negócios são um processo de criação de valor e isso já tem naturalmente impacto. Se consigo melhorar o ensino, e menos pessoas abandonam a escola porque tenho uma nova intervenção que melhora a pedagogia, tenho um impacto não só nessas pessoas, como na carreira que elas vão ter”, explica Filipe Santos.

Além de formar talentos empreendedores que criam valor económico e social, a CATÓLICA-LISBON, enquanto “negócio” com impacto, lança regularmente iniciativas que geram uma grande influência na sociedade, algumas com potencial impacto nas políticas públicas do país.

A criação de centros de investigação, como o Católica Entrepreneurship Center e Center for Responsible Business & Leadership, são exemplos de iniciativas com impacto que a escola tem desenvolvido nos últimos cinco anos. Deste último, fazem parte projetos como o Pacto para a Gestão da Água, que visa uma melhor gestão dos recursos hídricos, e Pacto para a Saúde Mental em Ambientes de Trabalho, cujo objetivo é instruir as empresas parcerias e implementar boas práticas para promover a saúde mental dos colaboradores.

“Se eu for um gestor, um empreendedor, um economista que defina políticas, consigo afetar positivamente milhões de pessoas. Aprender as ferramentas da economia e da gestão, saber gerir bem recursos, projetos, liderar pessoas, inspirar e motivar, multiplica a nossa capacidade de ação. Se conseguirmos ser o país que atrai esse talento e criar as condições para que esse talento seja produtivo, temos um enorme potencial de criação de valor e de crescimento económico”, acrescenta.

Contudo, Filipe Santos deixa um alerta em relação ao futuro: “Temos excelentes alunos internacionais que querem vir para a CATÓLICA-LISBON, mas o processo de obtenção de vistos de residência tem enormes atrasos, e isso tem de ser resolvido. Caso contrário, a oportunidade de internacionalizar o Ensino Superior poderá perder-se. Tem de haver uma preocupação grande com os processos de imigração, em particular imigração qualificada, porque são pessoas que fazem a diferença, pelo talento que trazem e pela energia para aprender, investigar e criar negócios”.

O último episódio da série “Negócios com Impacto” está disponível nas plataformas digitais.

Ouvir aqui