Estudo do PROSPER estima 400 Mil novos pobres e 9% de aumento na desigualdade em Portugal devido à covid-19.

Terça, Junho 22, 2021 - 10:33

O PROSPER (Católica-Lisbon’s Center of Economics for Prosperity) da Católica Lisbon School of Business & Economics em parceria com a Fundacion La Caixa acaba de divulgar um estudo que teve como objetivo avaliar o impacto da COVID-19 na pobreza e desigualdade em Portugal, bem como o efeito mitigador das políticas públicas de proteção.

Qual foi o impacto da pandemia de Covid-19 na pobreza e na desigualdade em Portugal? Qual foi o papel das políticas extraordinárias de proteção na atenuação destes efeitos da crise? Com base numa simulação dos rendimentos anuais em cenários com e sem a crise, o presente estudo estima que, mesmo com as políticas de proteção contra a crise implementadas em 2020, a pandemia levou a um aumento de 25% da pobreza (medida pela taxa de pobreza) e a um aumento de 9% da desigualdade (medida pelo rácio entre os percentis de rendimento 95 e 5) visto pela comparação dos cenários com e sem crise.

De acordo com o PROSPER, sem a implementação das tais políticas de atenuação, o confinamento inicial de oito semanas teria produzido aproximadamente o mesmo impacto sobre a pobreza e a desigualdade que aquele estimado para um ano inteiro.

Assim, este Estudo, divulgado hoje, conclui que atualmente em Portugal existem mais 400 mil novos pobres por causa da Pandemia.

Ainda de acordo com o PROSPER, a pandemia Covid-19 está inevitavelmente ligada à crise social e económica que desencadeou. Este estudo mostra que o regime de lay-off simplificado, destinado a trabalhadores por conta de outrem, e os apoios extraordinários para trabalhadores por conta própria foram eficazes para atenuar o impacto da crise.

A pandemia, ainda em curso, e a crise económica resultante trazem consigo desafios orçamentais substanciais, uma vez que esforços governamentais de grande magnitude podem ser difíceis de sustentar por um período prolongado. À luz destes resultados, é evidente que, sem uma forte recuperação, uma redução das políticas de proteção pode causar um impacto negativo substancial na pobreza e na desigualdade.

Para mais informações, pode consultar mais informações aqui.