DIFFERENT STORIES COMING TOGETHER AS ONE

Segunda, Novembro 4, 2019 - 15:07

A poucos dias do evento DIFFERENT STORIES COMING TOGETHER AS ONE revelamos o cartaz completo.
Ou melhor QUASE completo. Quase porque, para além destes nomes, preparámos mais algumas surpresas. E como boas surpresas que são só poderão ser reveladas no dia e local à hora marcada. Para descobrir e fazer parte desta história compre o seu bilhete aqui. Uma parceria entre a CATÓLICA-LISBON (Cátedra em Empreendedorismo Social) e a GirlMOVE Foundation.

Different stories coming together as one

Podia ser um evento sobre storytelling e o impacto que as histórias das Girl Movers têm em todos nós. Mas não. Imaginem a trama de uma história a ser tecida e contada em tempo real, por Girl Movers e changemakers nacionais e internacionais com contextos e experiências aparentemente dispares.
Sozinhas, em duos ou trios improváveis vão falar de como a adversidade, a diferença e o carisma de cada um se pode entrelaçar para dar vida e voz a uma história maior. Uma história de mudança e humanidade, onde cada um de nós é protagonista.
O resultado final ninguém consegue prever. Só uma coisa: vai haver espaço para aprender, inspirar e surpreender. O resto é história. E das boas.

Os lugares são limitados, por isso reservem já o vosso lugar.

SPEAKERS

Honorina Ilka Saide
A primeira “cara” que dá o pontapé de saída para a história comum que se vai contar no evento de dia 8 de Novembro, chama-se Honorina Ilka Saide. Ela é psicóloga, fundadora do programa WomenEmpower Mz, atleta de Kickboxing e Girl Mover.

Atualmente, está em Portugal a terminar o Programa Change e vai partilhar connosco a sua história, visão e missão. Sem culpas nem vitimizações. Apenas ela.P.S. O K.O é garantido.

João Miguel Tavares e Tânia Beque
João Miguel Tavares é jornalista, colunista e cronista no jornal Público e, membro do programa Governo Sombra. Tânia Beque é Girl Mover, activista e licenciada em Educação Ambiental.
Ele foi o autor do aclamado e disruptivo discurso do dia 10 de Junho que arrepiou e comoveu tanta gente. Ela ambiciona ser ministra do Ambiente de Moçambique e quer transformar os lugares de sombra e iluminá-los!

No dia 8 de Novembro juntam-se. O que poderá sair deste dueto improvável? Luz. No mínimo luz.

Thato Kgatlhanye
Tem 28 anos, sul-africana, founder da Rethaka Foundation. O Bill Gates considerou-a como uma das jovens africanas que mais está a contribuir para a mudança no mundo.
O seu projecto alia em si 3 áreas: educação, sustentabilidade ambiental e empowerment. Em 2014 estas 3 áreas entrelaçaram-se para dar vida a um produto que simboliza sonho, respeito pelo planeta e sustento.
Hoje em dia, o projecto é mais do que isso e tornou-se numa fundação que apoia muitas famílias sul-africanas e inspira-as a sonhar.
A experiência real de uma jovem-adulta empreendedora que decide largar a estabilidade de uma carreira consensual para abraçar uma causa maior, de corpo e alma.Com todas as dúvidas, inseguranças e percalços que isso implica.

No dia deste evento, a fundadora da Rethaka Foundation vai subir ao palco para partilhar como é que nasceu o projecto e porquê, mas não só. Vai também lançar o desafio para pensarmos como é que é podemos mudar a percepção geral destes projectos do 3º sector, para se envolverem na transformação de um mundo, que não se move pela caridade mas sim pela conquista de maior dignidade e humanidade. Vamos?

Raquel Gaspar e Claudia Machaieie
Raquel Gaspar é uma conceituada bióloga marinha, co-fundadora de OceanLive e das Guardiãs do Mar e já distinguida pela Terre des Femmes. Entre variados projectos e conquistas que alcançou, destaca-se o facto de já ter tirado cerca de 37 toneladas de lixo do rio Sado.
Cláudia Machaieie, é Girl Mover, também bióloga marinha e para ela a conservação da biodiversidade marítima sugere um mar de possibilidades e sonhos para quem também vive em terra.

As duas biólogas, juntam-se para uma conversa de espelhos, em que a diferença aproxima mais do que afasta e juntas mergulham no mesmo sonho. Um futuro mais azul e justo.

Jorge Pina e Roda Mabuluco
Jorge Pina tem 42 anos e cedo se destacou como atleta de alta competição, no pugilismo nacional, vencendo vários títulos. Quando se preparava para tentar alcançar o título de Campeão do Mundo, perde a visão e a partir daí tudo muda! Segundo ele, “Tive de cegar para voltar a ver”. Hoje em dia é atleta paralímpico de atletismo, personal trainer e fundou a Associação Jorge Pina, que tem como principal mote a prática da cidadania, a inclusão social e o combate à discriminação. O seu objectivo é desenvolver e potenciar a auto-confiança, autonomia e responsabilidade na comunidade local.
A Roda é Girl Mover, tem 23 anos, é professora de geografia e quer desenvolver um projecto para os seus alunos que não conseguem ver.

No dia 8 juntam-se para falar da visão que têm para um mundo mais inclusivo e responsável.

Marcelo de Andrade
Marcelo Andrade, é um homem de muitas histórias e vidas e que sabe falar sobre sustentabilidade como poucos no mundo. Para além de médico, atleta olímpico de remo, explorador, professor e regular orador em palestras internacionais, Marcelo é um homem de causas. Sobretudo das que fazem questão de cuidar do planeta e da dignidade de todos os que o habitam. Com mais de 30 anos de experiência em desenvolvimento socio económico e implementação de projetos sustentáveis corporativos, governamentais e não-governamentais, o fundador da Pro Natura Brasil foi dos primeiros premiados com o galardão internacional George e Cynthia Mitchell, uma espécie de nobel na área do desenvolvimento sustentável.

No dia 8 de Novembro, Marcelo sobe ao palco para coser a sua história com a de todos os outros oradores e a nossa.

Onde?
Católica- Lisbon School of Business & Economics
Auditório Cardeal Medeiros da Universidade Católica Portuguesa
Palma de Cima

8 de Novembro, de 2019, às 18h até às 20h30.