Para assinalar o Dia Nacional da Sustentabilidade, celebrado a 25 de setembro, a CATÓLICA-LISBON convidou várias empresas sustentáveis e promoveu uma talk dedicada ao tema “Collective Sustainability: How each of us can make a difference” com a participação de Francisco Araújo, Assistente Convidado na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e membro da coligação pelo reconhecimento do direito humano ao ambiente no Conselho da Europa.

Empresas como a Fórum Oceano, MAMAZOO e Veolia, que colocam a sustentabilidade no centro dos seus modelos de negócio, estiveram presentes no átrio da CATÓLICA-LISBON para apresentarem o seu trabalho aos alunos, juntamente com os centros de investigação da CATÓLICA-LISBON, Yunus Social Innovation Center e Center for Responsible Business & Leadership, que atuam nas dimensões ambiental, social e económica, com vista à transformação das empresas da sociedade portuguesa.

Durante a manhã, os alunos tiveram a oportunidade de interagir com estas organizações, conhecer de que forma estão a contribuir para um futuro mais sustentável em Portugal e refletir sobre a importância da ação coletiva e individual na construção de uma sociedade mais sustentável.

“Se os jovens tiverem esse sobressalto cívico, será muito mais fácil agir neste ODS ou num dos outros dentro destes 17 ODS que temos, porque há sempre a possibilidade de criar algo mais estrutural”, afirma Francisco Araújo.

Educar e sensibilizar os outros sobre as mudanças climáticas, acompanhar e obter conhecimento de fontes credíveis e envolver-se civicamente foram alguns dos conselhos deixados pelo orador à comunidade da CATÓLICA-LISBON na sua apresentação.

“As universidades têm o desafio de estimular o sentido crítico. É nas faculdades que se tem de desconstruir o que são os chavões e consolidar esse conhecimento, porque só assim é que os jovens podem ser estimulados a agir na sociedade”, referiu.

Porém, Francisco advertiu que a liderança na luta contra as alterações climáticas não pode recair apenas nos jovens. “Não pode haver um discurso mais sectário de gerações. Tem de ser um esforço holístico de toda a sociedade. A geração mais nova tem o benefício de estar mais familiarizada com este tipo de assuntos, por os terem estudado desde o ensino primário, e agora têm a responsabilidade de o consolidar num nível mais avançado”.

De acordo com o orador, as redes sociais são ferramentas fundamentais de mobilização, dado que permitem catapultar projetos e acesso à informação, mas é igualmente importante perceber como funciona o processo legislativo e envolver-se civicamente, já que “grande parte das medidas ambientais passa por Estrasburgo e Bruxelas”.

“Ter o conhecimento, escrutinar o trabalho dos deputados, estar a par das discussões que são tidas diariamente nestas instituições e tentar contribuir através de mecanismos que começam a aparecer da democracia participativa, tanto ao nível europeu como ao nível nacional e local, são passos que podem ser essenciais”.

O orador deixa ainda a mensagem que a perspetiva associativa é um complemento-chave. “Há um conjunto de organizações que já existem, que qualquer um se pode juntar e há sempre a possibilidade, numa democracia, de criar organizações. E há muitas áreas que necessitam de mais trabalho e pessoas que sejam dispostas a fazê-lo”, conclui.

Com este evento, a CATÓLICA-LISBON reforçou o seu compromisso em formar cidadãos conscientes e preparados para contribuir para um futuro mais sustentável, promovendo o envolvimento ativo na implementação dos ODS da Agenda 2030.

Saiba mais sobre as empresas que estiveram presentes:

Fórum Oceano

O Fórum Oceano é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão promover e valorizar a economia do mar em Portugal, apoiando o desenvolvimento sustentável do setor marítimo, promovendo a inovação, o empreendedorismo e a cooperação entre as entidades do setor. É também a entidade gestora do Cluster da Economia Azul de Portugal, certificada e reconhecida pelo Ministério da Economia e do Mar. Entre as principais atividades do Fórum Oceano destacam-se a promoção da investigação e desenvolvimento de novas tecnologias, a facilitação do acesso a financiamento e investimento, e o apoio à internacionalização das empresas e instituições do setor. Reúne mais de 150 associados, incluindo empresas, associações e instituições do setor e desempenhando um papel fundamental na promoção da economia do mar no país.

MAMAZOO

Presente em Portugal desde 2021, a Mamazoo é uma marca de swimwear brasileira, com peças sustentáveis. Os seus produtos destacam-se por terem um forro com Amni Soul Eco, o primeiro tecido biodegradável do mundo, e por serem feitos de tecido de garrafas plásticas usadas e recicladas ou com poliamida reciclada obtida da reutilização de resíduos pré consumo de fábrica.

A estampagem é feita com tintas à base de água e os resíduos usados na confeção são depois reciclados. As etiquetas e materiais usados para o envio são também sustentáveis.

Veolia

Em Portugal desde 1992, a Veolia é uma multinacional francesa que atua nas áreas da gestão da água, dos resíduos e da energia com soluções adaptadas às necessidades dos seus clientes: indústrias, cidades e setor terciário especializado. É membro do Advisory Board do Center for Responsible Business & Leadership.