Conferência digital sobre justiça reúne investigadores de todo o mundo

Terça, Julho 6, 2021 - 21:33

Esta semana, a 18.ª Conferência da International Society for Justice Research (ISJR) reúne investigadores de várias partes do mundo para uma troca de ideias e conhecimento em formato digital, com o apoio da CATÓLICA-LISBON. A partir de quarta-feira, 7 de julho, a conferência irá receber perto de 200 participantes na plataforma digital SCOOCS, uma spin-off do Smart City Innovation Lab da CATÓLICA-LISBON. 

A Conferência ISJR 2021, com o tema Exploring justice: Terra firma and terra incognita, começa com um discurso pela Reitoria da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil. O evento também conta com participações de Tyler Okimoto (ISJR President, University of Queensland), Jeremy Sarkin (Nova University of Lisbon School of Law), Igor Grossmann (University of Waterloo), Michael Platow (Australian National University), e David Gray Grant (University of Texas at San Antonio). O CEO do Grupo Nabeiro, Rui Nabeiro, irá apresentar um discurso sobre a forma como as empresas podem integrar a justiça social no seu funcionamento. 

A conferência irá decorrer entre 7 e 10 de julho. O tema, Exploring Justice: Terra firma and terra incognita, assinala o foco da conferência tanto nas áreas mais estabelecidas da investigação sobre a justiça como nas áreas menos exploradas. Investigação básica e aplicada, de diferentes disciplinas, será apresentada e discutida. A CATÓLICA-LISBON e a sua unidade de investigação CUBE, em conjunto com a University of Surrey Business and Economics Experiments, são os principais parceiros da ISJR 2021. 

A conferência também vai incluir eventos sociais nos quais os participantes são convidados a familiarizar-se com o cinema português, através de dois filmes da distribuidora Uma Pedra no Sapato, e com a música portuguesa, assim como a interromper as apresentações académicas com sessões animadas incluindo improvisação (com Pierpaolo Buzza da Improv Break), seleção e preparação de café (com o barista premiado da Delta, Pedro Marmelo), e meditação mindful (com Leonor Machado). 

A ISJR 2021 conta também com um Consórcio para Doutorandos apresentado por Irina Cojuharenco, da Universidade de Surrey, para investigadores no tema da justiça que estão no começo das suas carreiras. Os estudantes participantes trabalharão nas suas capacidades tanto no âmbito do ensino como no da investigação, com a ajuda de investigadores renomados de instituições internacionais. 

A International Society for Justice Research (ISJR) foi fundada oficialmente em 1997 após uma série de conferências internacionais dedicadas à justiça social e às relações humanas. Esta organização interdisciplinar dedica-se a examinar a justiça, a moralidade e a ética em diferentes níveis de análise. A ISJR tem como objetivo promover a colaboração internacional e interdisciplinar, alimentando a troca de novas ideias e de resultados empíricos. A ISJR organiza conferências científicas bienais, dissemina newsletters regularmente, e também tem um listserv para promover discussão informal. 

A plataforma SCOOCS foi criada em 2020 pelo Professor René Bohnsack e a sua equipa no Smart City Innovation Lab da CATÓLICA-LISBON, para responder à necessidade de boas plataformas de eventos digitais perante a pandemia. Na construção do SCOOCS, Bohnsack não só queria uma solução rápida e simples para a indústria dos eventos, como queria também combinar a transformação digital com uma abordagem sustentável na sua plataforma. As poupanças de dióxido de carbono, que os participantes podem facilmente calcular na plataforma, são duplicadas pelo SCOOCS, avaliadas com uma quantia financeira, e investidas em projetos ligados ao clima. 

Notícias relacionadas

Abr 16 2020
Com os seminários presenciais em pausa em instituições pelo mundo fora, um grupo de investigadores que se foca na Economia Digital, incluindo Miguel Godinho de Matos e Christian Peukert da CATÓLICA-LISBON, juntou-se para organizar uma série de webinars...
Set 27 2019
A evolução constante da sociedade motiva mudanças na forma como as pessoas se relacionam com a comida. Se no passado o foco era perceber as mudanças naquilo que as pessoas comem, agora é essencial entender a maneira como as pessoas comem. A Terceira...