Como escolher o melhor curso para mim?

CATÓLICA-LISBON
Sexta, Julho 14, 2023 - 15:00

Chegou o momento de escolheres o teu curso. Os nervos ficam mais à flor da pele, as dúvidas começam a surgir e podes até sentir-te meio perdido no meio de tanta oferta – afinal de contas, estás a decidir o teu futuro académico e profissional. Mas nada temas: a CATÓLICA-LISBON está aqui para te ajudar em todo o processo.

Para além de termos gabinetes especializados para te ajudar durante toda esta jornada, e a tirar todas as tuas dúvidas, reunimos também algumas dicas para que possas fazer uma escolha consciente e certeira para o teu percurso académico. E queremos também que saibas que está tudo bem se em algum momento quiseres mudar de curso – o futuro está nas tuas mãos e nós estamos aqui para ajudar.

Faz-te esta pergunta: o que é que te apaixona profissionalmente?

Não penses nos outros, pensa agora só e apenas em ti: o que é que achas que te apaixona? O que é que te vês a fazer daqui a uns anos? Qual o caminho profissional de sucesso que idealizas para ti? Antes de escolher um curso, é importante saberes o que queres e para onde queres ir; quais as cadeiras que mais te cativam ou mesmo analisares as cadeiras de cada curso e pesquisares se serão ou não temas que te apaixonam.

Embora este trabalho possa parecer difícil ao início, saberás certamente qual a tua área ou vocação quando te debruçares um pouco mais sobre este tema. Faz uma lista de coisas que gostas de fazer, dos teus pontos fortes e fracos; as tuas metas e objetivos e começa a pensar de uma forma mais pragmática sobre o teu futuro. E se depois descobrires outro curso que também te apaixone, não há problema nenhum. Há sempre a hipótese de trocares de curso e pedires equivalências. Aligeira a decisão e pensa no que realmente gostas.

Pede ajuda a um profissional

É comum, durante o secundário, que os alunos façam testes psicotécnicos de forma a avaliar os seus pontos mais fortes e áreas onde são melhores. Sendo a transição para a universidade um passo tão importante, estes momentos são chave para ajudar no caminho a seguir. Estes testes têm o intuito de orientar vocacionalmente e profissionalmente os alunos, de acordo com o seu perfil. O objetivo é tentar ajudar os estudantes a encontrar possíveis carreiras académicas e profissionais!

Mas embora muitas escolas facultem este tipo de processo, não é algo obrigatório. Por isso, se nunca realizaste um destes testes, procura ajuda de um profissional. No entanto, não te esqueças que, independente do resultado, a escolha é sempre tua!

Pesquisa sobre as áreas de saída do curso que estás a pensar frequentar

Cada curso abre-te portas para um tipo de área, empresa ou funções. Por isso, quando estiveres a analisar os cursos que poderão fazer sentido para ti, não te esqueças de verificar também quais os trabalhos que realmente podes realizar através dessa graduação e quais a oferta que te proporcionam.

Olha para além do nome do curso

Não olhes apenas para o nome do curso, mas faz uma grande pesquisa também pelas suas disciplinas. Cada curso é constituído por um grande número de disciplinas e, durante o teu percurso, podes especializar-te em áreas diferentes. Deves, por isso, conhecer o plano de estudos dos vários cursos que podes ter em mente para perceberes se o mesmo corresponde às tuas expectativas.

Pesquisa também pelos cursos e pelas instituições que te possam garantir uma elevada empregabilidade e os que têm um taxa de desemprego elevada. Certamente que com toda esta informação vais decidir o melhor caminho para ti.

Networking e pesquisa

Já dissemos algumas vezes, mas nunca é demais relembrar: pesquisa, pesquisa, pesquisa. Pesquisa tanto dentro de ti pelo que mais gostas como pelas várias opções que podem cumprir com os teus requisitos. Além do mais, é muito importante começares com um trabalho de networking, conversando com professores, alunos ou gabinetes especializados das Universidades que andas à procura. Podes também falar com alunos que estejam a frequentar os cursos que estás a optar por entrar. Falar e ter testemunhos reais é fundamental e certamente deixar-te-á mais tranquilo quanto à tua escolha.

Esta é a CATÓLICA-LISBON

A CATÓLICA-LISBON tem, desde 2007, a tripla acreditação internacional (AACSB, EQUIS, AMBA), estando no grupo especial de 1% das Escolas de Negócios Mundiais que tem esta distinção. Estas acreditações, bem como a forte presença nos rankings do Financial Times, onde está no Top 25 mundial nos programas de Mestrado e na Formação Executiva, são um fator muito importante no posicionamento de destaque da escola.

A instituição aposta na internacionalização, na troca de ideias, pensamentos, boas práticas e contacto com diversas culturas. Tem um corpo docente bastante diversificado e de excelência, de forma que as melhores práticas internacionais sejam trazidas para dentro do Campus da escola, cultivando um ensino de excelência e um percurso académico personalizado e atento a cada um dos seus alunos.   

50 anos de história. Meio século de conquistas. Cinco décadas a criar conhecimento de classe mundial e a treinar os principais líderes empresariais e economistas.