CATÓLICA-LISBON reforça aposta na investigação e no ensino no empreendedorismo com um novo centro de empreendedorismo

CUBE

O Centro de Empreendedorismo da CATOLICA-LISBON (CLEC) é o novo centro de conhecimento da CATOLICA-LISBON, que tendo como foco da sua ação a promoção do empreendedorismo visa reforçar a investigação e o ensino, de modo a capacitar os estudantes ao mesmo tempo que pretende estabelecer a CATOLICA-LISBON como um ator central no ecossistema empresarial.

O CLEC está a desenvolver o trabalho fundamental iniciado pelo Centro de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (CTIE) entre 2018 e 2023. O CLEC passa agora a ser a principal plataforma de apoio e promoção da agenda de empreendedorismo da Escola”, afirma Pierre Gein, diretor-executivo do CLEC.

De acordo com João Cotter Salvado, diretor académico do CLEC, “este Centro está estruturado em torno de três pilares fundamentais ligados ao empreendedorismo: (1) Promover a excelência da investigação, (2) Capacitar os estudantes e (3) Ligar a Escola ao Ecossistema. É em torno destes pilares que estão estruturadas as macro-atividades a desenvolver”.

O pilar “Promover a excelência da investigação” está centrado em procurar elevar a qualidade e o impacto da investigação, na promoção de estudos interdisciplinares, na construção de redes de investigação internacionais, na partilha ativa de conhecimento com a sociedade e na facilitação de eventos académicos alinhados com os padrões da CATÓLICA-LISBON. Sob este pilar, estão previstas atividades que passam, nomeadamente, por incentivar as colaborações no domínio da investigação; fomentar colaborações interdisciplinares no seio da CATÓLICA-LISBON, com a Universidade Católica Portuguesa, bem como com parceiros externos e, num sentido mais amplo, com o Ecossistema. Para além disso, visa incentivar projetos de investigação que combinem o empreendedorismo com outras áreas do conhecimento e alinhem interesses com terceiros (por exemplo, através de financiamento ou fornecimento de dados) e o trabalho em rede com outros centros de investigação em empreendedorismo, bem como, entre outros, desenvolver relações significativas com outros centros de empreendedorismo e instituições de investigação em todo o mundo.

No âmbito do pilar “Capacitação dos estudantes”, o CLEC tem como objetivo principal dotar os alunos com os conhecimentos, as competências e a mentalidade necessários para serem bem-sucedidos em empreendimentos empresariais. “Através de experiências práticas de aprendizagem, programas de orientação e exposição a projetos reais, os alunos são preparados para se tornarem melhores futuros empresários, inovadores e líderes empresariais. Neste âmbito, está previsto, por exemplo, um programa de pré-aceleração- “Forward!” -, que, através de uma série de sessões, permitirá aos alunos candidatarem-se a um programa de aceleração e continuar a sua viagem para construir algo suficientemente impressionante para angariar dinheiro numa escala maior”, destaca João Cotter Salvado.

Finalmente, em linha com o terceiro pilar “Ligar a Escola ao Ecossistema”, o CLEC visa ainda posicionar a CATÓLICA-LISBON como uma figura central e influente no panorama empresarial, identificando e aproveitando oportunidades de colaboração e, por conseguinte, aumentando a visibilidade da Escola e o seu contributo para o empreendedorismo.