CATÓLICA-LISBON palco do IMPACT FRONTIERS: Social Innovation and Business Strategies

CATÓLICA-LISBON
Terça, Julho 9, 2024 - 14:30

O CATÓLICA-LISBON Yunus Social Innovation Center (YSIC) organizou, no passado dia 5 de julho, um evento marcante que discutiu a área da inovação social e estratégias de negócios intitulado IMPACT FRONTIERS: Social Innovation and Business Strategies.

Dedicado à promoção do empreendedorismo social e com o objetivo de capacitar indivíduos e organizações para criar impacto social positivo, o CATÓLICA-LISBON Yunus Social Innovation Center facilita o acesso a pesquisadores e especialistas e promove a integração de conhecimento académico com práticas de inovação social.

Criado há quase 2 anos, uma parceria da Fundação Santander Portugal, da Galp e da CATÓLICA-LISBON, este evento teve também como objetivo fazer um balanço da atividade do YSIC e partilhar projetos futuros.

Filipe Santos, Dean da CATÓLICA-LISBON abriu o IMPACT FRONTIERS: Social Innovation and Business Strategies, lançando questões à audiência: “como é que a inovação social se cruza com estratégias sociais? e, sobre a situação no mundo em que nos encontramos, quem é que tem responsabilidade e capacidade de agir e qual é a abordagem que podemos seguir?”

Sendo que atualmente a evolução tecnológica está visível a todos, a grande dúvida é, se “nunca tivemos uma sociedade em que o conhecimento está tão partilhado, distribuído e acessível, o que está a falhar?”.

Pragmatismo, foi a palavra do dia, como a abordagem prática para resolver problemas afirma Filipe Santos, “não é pensar e refletir, não é retrair-me e assustar-me, é perante as situações, conseguir enfrentá-las, abordá-las da forma mais acionável, clara, direta, possível. E de certa forma, o pragmatismo acredita que o mundo está em mudança” e é esse o foco da YSIC, sempre de olhos postos no futuro.

Frederico Fezas Vital, Executive Director at YSIC, relembrou a evolução da Yunus Social Innovation Center com base na máxima “N'allez pas trop vite”, afirmando que é com calma que se percorre um caminho com mais precisão e excelência. Frederico Fezas Vital apresentou também os três pilares estratégicos que sustentam o YSIC: capacitar os empreendedores sociais; possibilitar e acelerar a inovação social corporativa e catalisar mudanças sistémicas.

Numa overview dos últimos 20 meses, Frederico Fezas Vital apresentou um total de 781 estudantes que passaram pela Yunus Social Innovation Center em experiências de aprendizagens, 3 Studies Cases e 20 atividades de ligação com comunidades e empresas (Engagement Activities). O diretor executivo da YSIC revelou ainda a abertura para as inscrições do Mestrado Executivo – Gestão de Impacto e Sustentabilidade, lecionado por Filipe Santos, para “colocar o tema da sustentabilidade no centro estratégico das decisões empresariais”.

João Cotter Salvado do Comité Científico @ YSIC e Professor de Empreendedorismo foi moderador da mesa-redonda juntamente com, David Berners, Global Director – strategy & investor relations at yunus social business; Mariana Brilhante – co-founder at D&I Journey e Gustavo Barreto – chief comercial officier at AGEAS que, providenciaram um momento de valiosos insights sobre como as empresas podem integrar práticas de inovação social nas suas estratégias de negócios.

O momento da mesa-redonda ficou completo com os também valiosos inputs de Filipa Lancastre, membro do Comité Científico, bem como de Carlos Azevedo, Marta Coutinho e Inês Lagoutte da Research Team, que compartilharam as suas análises sobre modelos de negócios para a inovação social, enriquecendo ainda mais o debate ao abordar os produtos e projetos de produção de conhecimento que o Centro tem produzido.

Os “Next Steps” da Inovação Social na Europa ficaram ao cargo de Filipe Almeida, Presidente Estrutura de Missão Portugal Inovação Social 2030.

Filipe Almeida fez questão de destacar a trajetória do Portugal Inovação Social, abordando o passado, o presente e o futuro, iniciando com um tributo a Filipe Santos, Dean da CATÓLICA-LISBON e ex-Presidente do Portugal Inovação Social, descrito como parte fundamental de “uma combinação astral, positiva, de vontades e de pessoas visionárias”.

Filipe Almeida destacou aquando da apresentação quatro prioridades estratégicas para o futuro do Portugal Inovação Social: Simplificação; Avaliação de Impacto; Políticas Públicas, destacando a importância de alinhar o programa com as políticas públicas para melhorar os resultados; e a Internacionalização, ressaltando a necessidade de conexão com o ecossistema europeu e internacional.

O momento terminou com um cocktail para convívio e criação de sinergias.