Hoje, 1 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Música, uma data que comemora o poder da música enquanto linguagem universal, capaz de unir culturas e as mentes inspiradoras da CATÓLICA-LISBON. Para assinalar esta ocasião, os membros que compõem a CATÓLICA-LISBON Big Band, a primeira banda musical da CATÓLICA-LISBON, reuniram-se no refeitório da escola para uma breve atuação para demonstrar à comunidade académica que a música, a educação e os negócios podem coexistir harmoniosamente.

Liderada pelo maestro Eduardo Lála, a banda é formada exclusivamente por membros da comunidade académica, desde alunos nacionais e internacionais de licenciaturas e mestrados, até aos próprios docentes, e todos partilham o palco e o amor pela música. Juntos, exploram um repertório diversificado, interpretando temas icónicos de artistas como Ben E. King, Bill Withers, John Lennon, Amy Winehouse, The Beatles, Coldplay ou Alicia Keys.

Criada há três anos, a banda tem afirmado a sua notoriedade e a presença em eventos significativos da universidade, como a Festa de Natal de 2022 e 2023 da Reitoria da Universidade Católica Portuguesa e a Cerimónia de Graduação dos alunos, em 2023, atesta-o.

A CATÓLICA-LISBON Big Band está à procura de novos talentos

Gostas de música e sabes tocar um instrumento ou cantar? A CATÓLICA-LISBON Big Band está à procura de novos talentos! Os ensaios ocorrem todas as terças-feiras, em horário pós-laboral, no estúdio Namouche, em Sete Rios, a apenas 10 minutos a pé da CATÓLICA-LISBON. Sob a direção de Eduardo Lála, maestro, diretor artístico, músico, professor e produtor, a banda ensaia canções de vários estilos musicais.

A banda disponibiliza instrumentos como guitarras acústicas e elétricas, piano, bateria, instrumentos de sopro e cordas para os ensaios e atuações, mas recomenda-se que os alunos tragam os seus próprios instrumentos sempre que possível.

“What’s in it for me?”: os benefícios de pertencer à CATÓLICA-LISBON Big Band

A música tem comprovados benefícios na redução do stress e da ansiedade, podendo até prevenir estados de depressão. Quando praticada em grupo, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento social, promovendo o sentimento de pertença e a identidade de grupo, uma vez que não possui barreiras linguísticas.

Além de ter benefícios a nível da saúde mental e bem-estar, integrar a CATÓLICA-LISBON Big Band contribui para o desenvolvimento de várias soft skills, fundamentais tanto na vida académica, como na profissional. Ao fazer parte da banda, poderás melhorar a gestão de tempo, a capacidade de ouvir e colaborar com os colegas, desenvolver capacidades de liderança e aumentar o teu sentido de responsabilidade.

Se tens interesse, basta preencheres este formulário de inscrição!