A Universidade Católica Portuguesa foi reconhecida, pelo 4.º ano consecutivo, como a melhor universidade portuguesa pela Times Higher Education, no THE World University Rankings 2023.
Na mais recente edição do conhecido ranking anual, divulgado esta quarta-feira, a UCP mantém a posição de liderança nacional, entre 14 instituições de ensino superior portuguesas, situando-se a nível mundial no primeiro quartil do ranking (posição 351-400).
O ranking revela uma subida significativa da UCP, em comparação com a edição anterior, em duas das cinco dimensões avaliadas: Ensino e Investigação.
Segundo a Reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil, “o reconhecimento deste prestigiado ranking internacional revela, acima de tudo, a consistência e relevância do trabalho produzido pela comunidade académica da UCP, que tem ao longo dos anos vindo a reforçar a especialização da sua investigação, um dos indicadores mais importantes deste ranking.”
O THE World University Rankings avalia as instituições que concorreram com base em 13 indicadores, repartidos por eixos que vão desde a qualidade do ensino à reputação da investigação, passando pelas citações em revistas especializadas e a internacionalização.
Na dimensão das Citações, a Universidade Católica Portuguesa é avaliada com distinção, classificando-se na 47.ª posição a nível mundial. Um indicador que procura analisar a qualidade da investigação produzida pelas universidades.
Para este resultado tem contribuído o trabalho dos investigadores da UCP, reconhecido internacionalmente através de vários rankings, de que é exemplo o “World’s Top 2% Scientists 2021”, elaborado pela Universidade de Stanford (EUA), que coloca oito cientistas da UCP no Top mundial de investigadores mais citados em 2020 e 2021.
O Times Higher Education World University Rankings 2023 inclui 1.799 instituições de ensino superior a nível mundial, tais como a Harvard University, a Oxford University e a Imperial College London.
É um dos mais importantes e consultados rankings generalistas utilizados para a classificação das universidades.