Prestes a completar 15 anos de existência, o BET – Bring Entrepreneurs Together mantém o seu compromisso firme em fomentar, promover e dinamizar o empreendedorismo na comunidade de alunos da CATÓLICA-LISBON. Este ano são muitos os projetos em pipeline. Contudo, o foco já se encontra direcionado para 2025 para mais uma edição do BET24, o evento mais emblemático organizado por este clube de empreendedorismo.

Rita Dargent Braz de Oliveira, de 19 anos, descobriu o BET logo após ingressar no curso de Gestão e Administração de Empresas na CATÓLICA-LISBON. Aqui, rapidamente encontrou o espaço que procurava para partilhar ideias, inspirar-se, ser inspirada e, claro, para empreender. "Após dois meses de reuniões, percebi que o desafio seria exigente, mas o entusiasmo e a motivação que este projeto me proporciona compensam amplamente as dificuldades", conta Rita Braz de Oliveira, atual presidente do BET.

Impulsionada por essa motivação e entusiasmo, Rita Braz de Oliveira, juntamente com a equipa do BET, tem em curso um plano de atividades dinâmico, intenso e inovador.  "Estamos a finalizar o projeto Technovation Girls com o BNP Paribas, a planear um hackathon, a desenvolver uma startup em equipa e a participar em diversos eventos de empreendedorismo, como o “SIM Circuit” da Startup Portugal", revela. Além disso, atividades de team building e a expansão da rede de contactos e de parcerias estão também entre as prioridades.

Em preparação está também mais uma edição do BET24, um dos ex libris do clube, o qual terá lugar em 2025. “O BET24 começou por ser um evento de 24 horas dedicado ao empreendedorismo. Quando o clube foi criado, há cerca de 15 anos, pouco se falava ainda em empreendedorismo em Portugal, por isso, quase que podemos dizer que este evento era então uma espécie de ‘Web Summit’ no nosso país”, declara a presidente do BET.

Segundo Rita Braz de Oliveira, “a nova edição do BET24 será ainda mais impactante”. Uma das novidades do BET24 prende-se, desde logo, com o formato que está a ser reestruturado. “Pela primeira vez, teremos dois eventos num só: um concurso de ideias de startups para jovens empreendedores e uma conferência aberta ao público com palestras, bancas de startups e inúmeras oportunidades de networking. Queremos que este seja um evento ainda mais dinâmico, inspirador e que reflita o espírito empreendedor da nossa geração”, avança.

O programa do BET24 incluirá ainda workshops com mentores, pitches, palestras com líderes empresariais, entre outros formatos, mas também contará com novas e reforçadas parcerias e colaborações com organizações e empresas do ecossistema empresarial e empreendedor, de modo a potenciar o alcance e a capacidade de influência do evento. “Queremos oferecer uma experiência única que inspire e capacite os participantes a seguirem os seus sonhos empreendedores”, frisa.

Para Rita Braz de Oliveira “o empreendedorismo em Portugal está a passar por uma evolução dinâmica, com um ecossistema cada vez mais favorável e oportunidades emergentes em diversos setores”. Mas destaca, particularmente, o papel dos jovens no ecossistema nacional, ao reconhecer-lhes “uma crescente vontade de iniciar os seus próprios negócios e influenciar o futuro económico do país”. São estes jovens que «ao terem menos receio de arriscar e com ideias disruptivas, contribuem não apenas com novas abordagens ao mercado, mas também promovem uma cultura de inovação e resiliência, essenciais para o crescimento sustentável de Portugal».

A presidente do BET enaltece também a CATÓLICA-LISBON que, no seu entender, “desempenha um papel fundamental para o sucesso do clube e dos futuros profissionais e empreendedores do país ao proporcionar e facilitar contactos com alumni e empresas”.