No episódio mais recente do podcast "Negócios com Impacto", uma parceria entre a CATÓLICA-LISBON e a Rádio Renascença, ficamos a conhecer Bernardo Seixas, fundador da Granter AI, uma empresa inovadora que visa democratizar o acesso a fundos europeus através de inteligência artificial. Formado na CATÓLICA-LISBON, Bernardo é um jovem empreendedor de 27 anos que, desde pequeno, sonhava em ter a própria empresa. Esse desejo precoce transformou-se numa realidade com a criação da Granter AI em 2023.

Formada em Espanha, mas com ADN genuinamente português, a Granter AI nasceu numa incubadora em Lisboa e tem como missão democratizar o acesso aos fundos europeus, um desafio que Bernardo assumiu com paixão e determinação. Atualmente, a empresa conta com 720 empresas registadas na plataforma, das quais mais de 100 já adquiriram o serviço pago. Com uma equipa de sete pessoas, a Granter AI pretende levantar uma ronda de investimento de 1.5 milhões de euros para expandir internacionalmente.

Quando questionado sobre o que é a Granter AI, Bernardo explicou que a empresa surgiu para resolver a dificuldade que as pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam ao tentar aceder a fundos europeus. "Criámos uma plataforma digital, com recurso a inteligência artificial, que consegue fazer a ligação entre as empresas e os fundos a que se deviam candidatar", diz Bernardo. A plataforma não só identifica oportunidades de financiamento, mas também gera um rascunho da candidatura, agilizando um processo tradicionalmente burocrático e moroso. A inteligência artificial utilizada pela Granter AI resume informações das empresas e dos documentos de financiamento, ligando pontos-chave e indicando a elegibilidade para os fundos.

Sobre o custo dos serviços, Bernardo explica que a Granter AI cobra uma taxa simbólica na submissão da candidatura, complementada por uma percentagem do incentivo obtido após aprovação. Este modelo de negócio baseia-se no sucesso das candidaturas, tornando os serviços mais acessíveis comparados aos consultores tradicionais.

Apesar das vantagens da inteligência artificial, Bernardo reconhece a desconfiança inicial do mercado, especialmente entre as PMEs tradicionais. No entanto, acredita que à medida que mais candidaturas forem aprovadas, a confiança na Granter AI crescerá. "A rapidez e o valor dos nossos serviços têm sido argumentos fortes", observa Bernardo, acrescentando que o tempo médio para elaborar uma candidatura é de cerca de cinco dias.

Refletindo sobre o seu percurso na Católica Lisbon School of Business and Economics, Bernardo admite que não foi um aluno brilhante, mas valoriza as relações humanas e a credibilidade que a instituição lhe proporcionou. "A Católica teve, definitivamente, um impacto na minha carreira profissional", reconhece, destacando as amizades e oportunidades profissionais que surgiram a partir dessa experiência.

A Granter AI está apenas no início da sua jornada, mas com a liderança visionária de Bernardo Seixas, a empresa promete revolucionar o acesso aos fundos europeus, ajudando empresas inovadoras a crescerem e contribuírem para o desenvolvimento económico de Portugal e além.

Ouvir aqui