Num contexto em que o preço da energia continua a ser uma preocupação para milhares de famílias, uma startup portuguesa tem vindo a provar que é possível simplificar a vida dos consumidores e reduzir significativamente a fatura da eletricidade. Chama-se Manie, nasceu em 2024 pelas mãos de quatro jovens empreendedores (dois deles antigos alunos da CATÓLICA-LISBON) e já permitiu poupar mais de 12 milhões de euros aos portugueses.
A startup esteve em destaque no mais recente episódio do videocast Negócios com Impacto, uma parceria com a Rádio Renascença, e contou como convidado André Pedro, cofundador e CEO da Manie. Ao longo do episódio, o antigo aluno da CATÓLICA-LISBON partilhou a visão de um negócio inovador, com impacto direto na carteira dos consumidores e potencial para transformar o mercado da energia.
A Manie nasceu da ambição de simplificar a relação dos consumidores com o setor energético. O serviço compara diariamente os tarifários disponíveis no mercado e assegura a mudança de contrato para a melhor opção, sem burocracia para o cliente. A proposta de valor da startup é clara: poupar energia e dinheiro de forma imediata e sustentável. Na primeira mudança, um cliente pode reduzir a sua fatura em até 40%. Ao longo de um ano, a poupança média pode atingir 50%.
O serviço da Manie destina-se a clientes particulares, mas também a empresas com maiores consumos energéticos. Para responder a diferentes perfis, a plataforma oferece duas modalidades. A versão gratuita, pensada para famílias e pequenos consumidores, permite rever contratos de três em três meses e dá acesso a todas as ofertas digitais disponíveis no mercado. Já a versão paga, recomendada para agregados com faturas mais elevadas ou para pequenas empresas, assegura a revisão diária dos contratos e inclui todo o processo de adesão, mesmo quando as comercializadoras exigem contacto telefónico ou presencial.
Segundo André Pedro, o processo é “completamente digital” e demora apenas dois minutos a concluir. Através de uma procuração digital, a Manie representa os clientes junto das comercializadoras, garantindo que beneficiam sempre das tarifas mais vantajosas.
“É 100% fiável: conseguimos garantir poupança por quilowatt-hora. Já gerimos cerca de 15 mil contratos e realizámos mais de 40 mil trocas de tarifário”, destacou o cofundador.
A empresa conta atualmente com 19 colaboradores e já reviu mais de 300 mil faturas, o que lhe permitiu crescer de forma rápida, sobretudo através do passa a palavra entre clientes satisfeitos. “Acreditamos que é a forma mais sólida de construir uma marca forte”, acrescentou André Pedro.
Com presença consolidada em Portugal, a Manie prepara agora o seu primeiro passo além-fronteiras. O objetivo é expandir para Espanha até ao final de 2025, aproveitando a semelhança regulatória do mercado ibérico da energia.
O futuro, garante André Pedro, passa por transformar a empresa numa referência no setor:
“A nossa perspetiva é ir mais a fundo no mercado da energia, ajudando os clientes numa transição energética e, no futuro, permitindo que quem produza energia possa vendê-la diretamente a outros consumidores. Ao mesmo tempo, queremos apoiar as
comercializadoras a oferecer preços mais acessíveis. No fundo, queremos ser o centro do mercado da energia e estamos a construir um novo mercado da energia”. O 11.º episódio do videocast Negócios com Impacto já está disponível no Spotify e no canal de YouTube da CATÓLICA-LISBON.