A Católica Lisbon School of Business & Economics promove anualmente a atribuição do “Prémio Carreira”, destinado a homenagear um dos seus Alumni que, no desenrolar da sua carreira profissional, se tenha distinguido pela sua liderança, profissionalismo, ética e criação de valor. A vencedora da XIII Edição deste Prémio é Alexandra Machado.

“Receber o Prémio Carreira, da CATÓLICA-LISBON, é uma profunda, mas maravilhosa surpresa! Há 10 anos, fiz uma mudança significativa na minha carreira, que me levou a abraçar um caminho muito diferente. Um caminho de impacto social. A Girl MOVE Academy propõe-se contribuir para que as raparigas e mulheres moçambicanas sejam agentes de desenvolvimento transformador da sociedade. Saber que este percurso é valorizado como exemplo de carreira é inspirador para o caminho que tenho pela frente, mas também para uma nova geração de líderes que o mundo precisa. O facto de ser o ecossistema da Universidade Católica a testemunhar a importância da inovação social enche-me de orgulho e de esperança para o futuro. Obrigada, Católica!”. Estas são as palavras de Alexandra Machado que agradeceu esta honrosa distinção à CATÓLICA-LISBON.

Para o júri, a decisão final está em sintonia com a missão e valores do Prémio Carreira. O júri escolheu, de forma unânime, Alexandra Machado como vencedora do Prémio Carreira da CATÓLICA-LISBON 2023, “pela solidez e diversidade da sua carreira, tendo começado na Academia, passando mais de 25 anos no mundo corporativo onde desempenhou funções de liderança a nível nacional e internacional em diversos setores. Decidiu depois abraçar o sector da inovação social com um enorme impacto em que, inclusivamente, já foi destacada e premiada a nível mundial. Considerámos que a Alexandra Machado representa, de forma inequívoca, o percurso de sucesso que a CATÓLICA-LISBON ambiciona para os seus Alumni, perfeitamente alinhada com a sua missão”, justifica o painel de jurados.

Recorde-se quem foi o júri da XIII edição do Prémio Carreira em 2023:

• Vasco de Mello (Presidente)
  • Isabel Mota
  • Margarida Couto
  • Sérgio Rebelo
  • Vítor Bento

Perfil da Alexandra Machado

Graduada na licenciatura de Gestão em 1984-1990, Alexandra começou por ser Assistente na CATÓLICA-LISBON de 1988 a 1992. Iniciou a sua carreira empresarial em 1990, no Grupo Entreposto, como Gestora de Produto, tendo depois passado sete anos na Jerónimo Martins, como Diretora Comercial. Posteriormente, esteve cerca de um ano como Diretora de Marketing e Vendas na Oniway.

De 2003 a 2012, Alexandra foi Country Manager da Nike em Portugal e Membro do Conselho de Administração da Nike Ibéria, onde se envolveu no Girl Effect Movement, da Fundação Nike. Ao longo da sua carreira, Alexandra foi uma forte defensora de que as mulheres podem e devem assumir posições de liderança como agentes de mudança da sociedade e, por isso, começou a investigar mais sobre o poder das mulheres na liderança de mudanças em países em desenvolvimento.

Após uma marcante viagem a Moçambique, a vencedora do Prémio Carreira apercebeu-se do tremendo potencial do país e do importante papel que as mulheres poderiam desempenhar se fossem libertadas do ciclo vicioso de pobreza e iliteracia. Por isso, em 2013, decidiu sair da Nike e co-lançou o seu próprio projeto como empreendedora social, em parceria com Luís Amaral – a Girl MOVE Academy.

A Girl MOVE é uma Academia de Liderança com base em Nampula, no norte de Moçambique, que cria modelos inovadores de educação que pretendem ampliar o talento; aumentar a igualdade de género e promover a transformação sustentável neste meio. Alexandra trabalha, essencialmente, na capacitação de meninas e mulheres para que estas sejam os agentes de mudança da próxima geração. Após 10 anos de dedicação a este projeto, a vencedora criou uma Academia de Liderança, que já formou mais de 300 universitárias moçambicanas como líderes de inovação e agentes de mudança para o seu país, capacitando também mais de 10 mil raparigas para reduzir a maternidade infantil e aumentar o desempenho escolar.

A sua estratégia de intervenção baseia-se na premissa chave de que o investimento na educação de raparigas e mulheres tem o efeito e impacto multiplicador no combate ao ciclo de pobreza de um país, tendo desenvolvido uma abordagem que é hoje reconhecida como case study de impacto sistémico internacional e gamechanger no ecossistema da inovação social.

Em 2018, Alexandra foi nomeada Ashoka Fellow, como reconhecimento pelo seu papel como empreendedora social e, em 2021, recebeu da UNESCO o prémio de melhor projeto mundial para a educação das Mulheres. A sua organização, de cariz não lucrativo, mas que procura a viabilidade económica do modelo, conta já com mais de 50 colaboradores dedicados a quebrar o ciclo da pobreza pela educação e liderança feminina.

A carreira de Alexandra Machado representa assim uma combinação singular de sucesso no mundo empresarial, aliada a uma carreira de empreendedora de impacto, tendo criado uma solução original e inovadora, reconhecida mundialmente, para o empoderamento e capacitação das mulheres em países em desenvolvimento.

Este é um trajeto e impacto que refletem bem os valores da CATÓLICA-LISBON e da sua comunidade de Alumni, sendo uma honra atribuir-lhe o Prémio Carreira 2023 neste ano, em que a CATÓLICA-LISBON também celebra os seus 50 anos, como escola pioneira em Portugal na licenciatura em Administração e Gestão de Empresas.

A CATÓLICA-LISBON parabeniza, de forma efusiva, a Alexandra Machado por esta honrosa e merecida distinção e orgulha-se de contribuir para o seu trajeto inovador e de impacto.

Confirme a sua presença aqui.