Estreia hoje, 2 de abril, o primeiro episódio da 2ª temporada do videocast “Negócios com Impacto”, uma parceria entre a CATÓLICA-LISBON e a Rádio Renascença.
No episódio inaugural, Filipe Santos, Dean da CATÓLICA-LISBON, enfatiza o papel da escola na formação dos líderes do futuro.
“Atrair o talento certo, como os nossos alunos da CATÓLICA-LISBON, é o primeiro passo para formar jovens com vontade e com ideias para construir uma empresa. Mas, é também essencial manter o 'bichinho' do empreendedorismo vivo na formação”, começa por explicar Filipe Santos.
Em novembro de 2024, a Universidade Católica Portuguesa foi distinguida pela Startup Portugal como a universidade mais empreendedora em Portugal, um feito que “é ótimo, tendo em conta o facto de termos apenas um terço da dimensão das universidades do Porto e de Lisboa”, refere. “Temos várias disciplinas de empreendedorismo ao longo do currículo, tanto de licenciatura como de mestrado, que trabalham projetos concretos com um conjunto de ferramentas e os alunos têm de as aplicar na prática. Ao fazê-lo, começam a nascer ideias”.
Os projetos mais promissores são depois acelerados no CATÓLICA-LISBON Entrepreneurship Center (CLEC), através do programa de aceleração Forward!, que já vai na sua quarta edição. Este programa permite que os empreendedores da CATÓLICA-LISBON se integrem no dinâmico ecossistema de empreendedorismo e inovação de Lisboa e Portugal.
“Temos hoje um dos mais dinâmicos ecossistemas de inovação e empreendedorismo na Europa, tanto comercial e tecnológico como social, e estamos a atrair talento de fora. As nossas universidades estão a produzir bons empreendedores e temos de continuar a alimentar esta dinâmica, da qual todos beneficiamos”, destacou o Dean da CATÓLICA-LISBON.
Filipe Santos sublinhou ainda a importância da internacionalização do ensino, justificando que esta diversidade enriquece a experiência académica e cria um ambiente global dentro da instituição.
“Quando uma empresa, uma universidade ou uma escola se abrem ao exterior e se desafiam a servir o mercado internacional, o grau de exigência é maior, o potencial do mercado é maior. Portanto, o facto de a escola se ter internacionalizado e ter hoje 50% de professores internacionais e 50% de alunos internacionais conferiu-lhe um grau de qualidade, de exigência e de inovação que não poderia ter se se focasse só no mercado nacional”, justifica.
Além dos temas ligados à educação e ao empreendedorismo, Filipe Santos abordou ainda questões da atualidade económica e política, nomeadamente as dificuldades nos processos de imigração, vistos e residência para estudantes internacionais, os impactos da crise política portuguesa e as consequências das políticas da nova administração de Donald Trump no mercado português. Foram também analisadas as implicações económicas das atuais guerras em diferentes regiões do mundo, destacando a necessidade de uma economia resiliente e adaptável num contexto global incerto.
O primeiro episódio do videocast “Negócios com Impacto” estreia hoje e traz uma conversa essencial para todos os que querem compreender o impacto do conhecimento académico no mundo dos negócios e da economia.
Para ouvir e ver no Spotify e no YouTube da CATÓLICA-LISBON.