A 1ª Licenciatura Executiva em Gestão Comercial e de Retalho da CATÓLICA-LISBON, uma parceria estratégica com o Grupo Jerónimo Martins acaba de ser nomeada finalista mundial na categoria “Melhor Parceria Escola de Negócios 2025” dos AMBA & BGA Excellence Awards 2025 da Association of MBAs (AMBA) & Business Graduates Association (BGA).

Esta categoria tem como objetivo reconhecer e premiar as instituições que partilham da paixão da AMBA & BGA pela construção de parcerias estratégias e que adotaram uma abordagem proativa e inovadora para a colaboração estratégica. Esta parceria entre a CATÓLICA-LISBON e a Jerónimo Martins é uma mudança de paradigma na educação superior, com a primeira Licenciatura Executiva em Portugal, esta vocacionada para profissionais na área de Gestão Comercial e de Retalho. Este programa inovador, direcionado para profissionais e lecionado online, abre um novo mercado na formação de executivos. Combina a experiência prática da Jerónimo Martins no setor com a excelência académica da CATÓLICA-LISBON, proporcionando uma educação flexível, relevante e de alta qualidade. Esta parceria visa capacitar indivíduos que não tiveram oportunidade de obter um grau académico antes de entrarem no mercado de trabalho, dotando-os de competências e conhecimentos avançados, promovendo a inovação e aumentando a competitividade do setor, enquanto fortalece o papel das instituições como líderes na educação e na indústria, moldando o futuro do retalho.

A Licenciatura Executiva foi desenvolvida no modelo de ensino online com aulas maioritariamente síncronas e recebeu a acreditação pela A3ES em 2022. Foi lançada em setembro de 2023 com uma turma de 37 colaboradores do Pingo Doce e do Recheio, duas companhias do Grupo Jerónimo Martins, e gerou um enorme entusiasmo entre os alunos. O Grupo Jerónimo Martins financia em 80% o valor das propinas dos seus colaboradores que frequentam esta licenciatura, um investimento importante na qualificação do seu capital humano.

A 2ª edição da Licenciatura Executiva em Gestão Comercial e de Retalho, aberta ao público em geral, já começou e conta com 24 alunos. A licenciatura dirige-se primordialmente a candidatos com experiência profissional, estando orientada para permitir conciliar a vida profissional com os estudos universitários.

De acordo com Filipe Santos, Diretor da CATÓLICA-LISBON, “este é um projeto pioneiro em Portugal que junta uma Escola de Negócios líder a nível mundial com uma empresa de retalho líder mundial como a Jerónimo Martins com o objetivo de reforçar o capital humano e dar oportunidade aos profissionais de alcançarem uma formação superior de elevada qualidade sem interromperem a sua carreira. Após um desenvolvimento cuidado de curriculum e conteúdos ao longo de dois anos, incluindo contributos de peritos da Jerónimo Martins, e o lançamento da turma piloto em setembro de 2023 com enorme sucesso, a licenciatura está agora aberta à sociedade civil.  Encorajamos os profissionais a candidatarem-se e as empresas a participarem, potenciando os seus colaboradores e permitindo o desenvolvimento das suas carreiras”.

Uma década depois da CATÓLICA-LISBON ter sido pioneira em Portugal com o modelo dos Mestrados Executivos, lança agora uma nova área de formação em Portugal com a primeira Licenciatura Executiva, focada na área da Gestão Comercial e de Retalho e ministrada através de aulas online com uma forte componente síncrona, permitindo que profissionais de qualquer ponto do país ou do mundo possam alcançar uma formação superior.

Foram selecionados apenas 6 finalistas a nível mundial para este prémio e o vencedor da categoria “Melhor Parceria Escola de Negócios 2025” dos AMBA & BGA Excellence Awards 2025 é anunciado em janeiro próximo.

Os AMBA & BGA Excellence Awards são prémios de excelência concedidos pela Association of MBAs (AMBA) e Business Graduates Association (BGA), duas organizações globais dedicadas ao desenvolvimento e reconhecimento de programas de MBA e escolas de negócios.