Press News & Events

Prémio Portugal Digital Awards: Os Melhores Projetos de Transformação Digital em Portugal

Sexta, Outubro 4, 2019 - 14:59
Publicação
Jornal de Negócios

As candidaturas à 4.ª edição dos Portugal Digital Awards encerram já no dia 5 de outubro.

Os Portugal Digital Awards distinguem os líderes empresariais e os melhores projetos e transformação digital e são uma iniciativa do Jornal de Negócios e IDC, em parceria com a Axians. Tem como principal objetivo reconhecer as organizações e os líderes empresariais que têm a visão e o arrojo para elevar as suas empresas ao nível mais sofisticado, capacitando-os para a transformação digital dos seus negócios.

A transformação digital é uma realidade incontornável dos dias de hoje, seja para empresas, administração pública, ou para toda a sociedade, é um fenómeno de transformação externo a que as organizações se devem adaptar e para o qual podem contribuir.

A transformação digital dos negócios implica a utilização de tecnologias da denominada terceira plataforma, como a Cloud, a Internet das Coisas e o Big Data, entre outras. Estas permitem criar valor e vantagens competitivas para enfrentar um mundo global e em constante aceleração.

Céline Abecassis-Moedas, um dos novos membros do júri.
João Dias, AICEP, Axians Best Digital Leader

Em 2018 estima-se que cerca de 20% do valor criado na economia já é diretamente suportado pelo digital. As previsões da IDC apontam para que, em 2021, pelo menos 30% da economia nacional já esteja digitalizada, impulsionada pelas novas ofertas digitais, pela digitalização das operações e das cadeias de valor, assim como pela integração entre os canais físicos e digitais.

As candidaturas estão abertas até 5 de Outubro de 2019 (próximo sábado) e, segundo Gabriel Coimbra, country manager da IDC Portugal, estão a ser recebidas "estamos a receber candidaturas de todos os setores da economia".

As principais mudanças do prémio passam pelo "processo de avaliação que passou a incluir pitch por parte da parte das melhores candidaturas", afirma Gabriel Coimbra. Além disso, o júri é "mais alargado e conta três mulheres que trazem, por um lado, com a Celine Abecassis-Moedas e a Patrícia Teixeira a representarem duas das melhores escolas de gestão de Portugal, uma visão académica, mas muito prática e orientada ao mercado empresarial, ao nível da gestão. E por outro, com a Patrícia Candeias, uma visão de inovação".
 

Júri mais feminino

Este ano dos 15 membros do júri três são mulheres. Céline Abecassis Moedas, que é diretora da Formação de Executivos, fundadora e Diretora Académica do Center for Technological Innovation & Entrepreneurship e Professora Associada nas áreas de Estratégia e Inovação na Católica-Lisbon. Patrícia Candeias é atualmente a Diretora para a inovação do Museu das Comunicações, com um percurso profissional de mais de 20 anos, dedicou os últimos 15 à Altice onde desempenhou funções em diferentes áreas, e Patrícia Lopes, associate dean da Porto Business School e professora auxiliar do Grupo de Contabilidade e Gestão da Faculdade de Economia do Porto.

Os restantes membros são:

André Veríssimo - diretor do Jornal de Negócios; Bernardo Rodo - presidente do IAB; Bruno Horta Soares - presidente da ISACA Lisbon Chapter e docente no Programa Digital Transformation da Católica Business School; Fernando Bação - professor Associado e Subdiretor da NOVA IMS; Gabriel Coimbra - country manager da IDC Portugal; João Dias - administrador do AICEP; José Tribolet - professor catedrático do Instituto Superior Técnico e presidente da Comissão Executiva do INESC; Miguel Fontes - Pedro Afonso, administrador da Axians; Rogério Carapuça - presidente do APDC; Vergílio Rocha - assessor do Conselho de Administração Executivo da EDP.

Por sua vez o Comité especial do júri é formado por: Francisco Barbeira - administrador executivo do BPI; Pedro Afonso - CEO da Vinci Energies Portugal; Rogério Campos Henriques - vice-presidente da Comissão Executiva da Fidelidade.

As categorias 

Além das oito categorias, que fazem um best of da transformação digital, o júri também atribui um Prémio Carreira.

  • Best Digital Strategic Tools: Melhoria do processo de decisão;
  • Best Digital Product & Customer Experience: Inovação e criação de novos produtos/serviços e/ou melhoria da experiência do cliente;
  • Best Digital Workplace: Melhoria da produtividade e efetividade dos colaboradores;
  • Best Digital Operational Process: Melhoria e otimização de processos de negócio da organização;
  • Best Digital Platform: Criação de plataformas digitais para desenvolvimento de parcerias.
  • Best Digital Transformation Idea: a melhor ideia de transformação digital.
  • Best Digital Transformation Project: o projeto de Transformação Digital com maior impacto.
  • Best Digital Leader: a personalidade que mais se distinguiu na transformação digital no território nacional e que é selecionado pelo júri.


Como concorrer

Para apresentar a candidatura até 5 de Outubro, mais informações em http://www.portugaldigitalawards.pt

Related Press News

03/01/2022 - 09:50
Observador
A história dos efeitos duma crise no emprego e no rendimento escreve-se olhando tanto para os empregos destruídos durante a crise como para os empregos criados durante a recuperação. Na passagem de ano comemos 12 passas e pedimos 12 desejos. Muitos...
28/12/2021 - 09:49
Jornal de Negócios
A conjuntura pandémica atual, que exibe um novo pico de infeções no final do mês de dezembro, mais as pressões inflacionistas que se sentem na Economia global são fontes importantes de preocupação e provavelmente serão tema de discussão na campanha para...