“Bem-vindos a Lisboa. Estou muito feliz por vos ter aqui”. Foi com estas palavras que o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Carlos Moedas, recebeu, no dia 28 de agosto, mais de 500 novos estudantes de mestrado da CATÓLICA-LISBON, na Praça do Município.
Ao longo do dia, os estudantes, provenientes de 46 nacionalidades, participaram no peddy paper “Navigator Challenge”, uma atividade de integração e acolhimento inserida na welcome week. O percurso levou-os a conhecer alguns dos locais mais emblemáticos da cidade, como a Praça dos Restauradores, a Praça do Comércio, a Praça do Rossio e a Rua Augusta, enfrentando desafios criativos e quizzes sobre a história de Lisboa. A atividade culminou na Praça do Município, onde foram recebidos pelo Presidente da CML.
No seu discurso de boas-vindas, Carlos Moedas destacou valores como abertura, diversidade, respeito mútuo e democracia, pilares fundamentais tanto na experiência académica, como na vida em comunidade. Lembrou o papel histórico de Lisboa como cidade de encontro entre culturas e religiões, afirmando que a capital portuguesa “é, desde sempre, um espaço de abertura, onde todos têm lugar”. Incentivou os novos estudantes a refletirem esse mesmo espírito na CATÓLICA-LISBON, criando um ambiente em que cada um possa expressar-se livremente, sempre com respeito pelos outros.
O Presidente da CML sublinhou ainda a importância de combater a polarização e promover a tolerância: “A democracia não é o direito a ser igual, mas o direito igual a ser diferente”. Para ele, receber 700 jovens de tantas nacionalidades é reforçar “a própria genética desta cidade, criada na base da diversidade e da tolerância entre quem é diferente. A diferença é uma das grandes forças de Lisboa”.
Carlos Moedas concluiu com uma nota de otimismo sobre o impacto que estes jovens terão no futuro: “A expectativa é vê-los criar e transformar o mundo para melhor, especialmente na área da gestão e dos negócios. Recentemente, encontrei um antigo aluno da CATÓLICA-LISBON, um belga que criou uma empresa de produção de cogumelos a partir da borra de café – um exemplo brilhante de economia circular. Casos como este mostram que a escola, através da diversidade de ideias e da interdisciplinaridade, inspira os seus alunos a sonhar mais alto e diferente. É esse papel transformador que faz da CATÓLICA-LISBON uma das melhores escolas da Europa, um verdadeiro espaço de abertura, diálogo e inovação”.
A mensagem de abertura e diversidade de Carlos Moedas reflete-se nas escolhas dos estudantes que chegam todos os anos à CATÓLICA-LISBON. Entre os 774 novos alunos de mestrado, vindos de 46 nacionalidades, muitos partilham a mesma motivação: viver a experiência de estudar numa cidade vibrante e numa escola de negócios reconhecida internacionalmente pela sua excelência académica.
Thibault, estudante francês de 22 anos do MSc International Management com especialização em Marketing Estratégico, que realiza um duplo grau com a Universidade Bocconi, em Itália, explica a sua escolha: “Escolhi a CATÓLICA-LISBON, em primeiro lugar, pela cidade e também pela reputação académica da escola. Quis ter a oportunidade de estudar em duas instituições de prestígio na Europa, o que achei enriquecedor. Lisboa é
fantástica e a CATÓLICA-LISBON desafia-nos verdadeiramente; é um ‘win-win’: viver numa cidade incrível e estudar numa escola exigente e de excelência”.
Sophia, de 22 anos, natural da Tunísia e também estudante do MSc Management com especialização em Marketing Estratégico, destaca a atratividade da cidade e da multiculturalidade da escola: “Escolhi Lisboa porque ouvi dizer que é um país incrível, com bom clima e pessoas acolhedoras. Queria explorar a cidade, as praias e até aprender a surfar. Quanto à CATÓLICA-LISBON, decidi candidatar-me porque é uma das melhores escolas europeias, com reconhecimento internacional. O que mais me entusiasma é conhecer pessoas de todo o mundo e aproveitar a diversidade, a qualidade da aprendizagem e o networking que a escola oferece”.