“Creativity is one of the key factors that drive civilization forward.”

Beth Hennessey & Teresa Amabile

Como podem indivíduos, equipas e organizações criar grandes ideias de negócio – ou seja, ideias para novos produtos, serviços ou empresas?

As ideias de negócio impulsionam o sucesso organizacional e o progresso da sociedade, especialmente nesta era marcada por choques exógenos. Gerar ideias para novos produtos, serviços ou negócios é, provavelmente, uma das atividades mais fascinantes da Gestão. Neste processo, o creative problem solving – ou resolução criativa de problemas – desempenha um papel central. Trata-se de um processo de tomada de decisão orientado para gerar ideias novas e úteis.

O programa Creative Problem Solving: The Business Idea Machine (CPS) pretende desenvolver, de forma integrada, única e passo a passo, competências sólidas na utilização da resolução criativa de problemas para a formulação de novos produtos, serviços ou negócios. O CPS é um programa simultaneamente rigoroso e prático.

É rigoroso (baseado na ciência) porque assenta nas mais recentes teorias, modelos, frameworks e conceitos desenvolvidos pela melhor investigação científica em várias áreas, como a criatividade, a gestão, a ciência cognitiva e a neurociência.
É prático (orientado para a ação) porque se foca nas questões concretas com que os gestores se deparam ao desenvolver ideias de negócio relevantes. Os participantes têm oportunidade de aplicar de imediato os conceitos aprendidos através da discussão de casos internacionais de elevado perfil, criados especificamente para o programa, e da construção, semana após semana, de uma ideia/projeto entusiasmante para um novo produto, serviço ou negócio em contexto de grupo.

Ou seja, este programa permite compreender em profundidade a resolução criativa de problemas como uma verdadeira “máquina” geradora de ideias de negócio, transformando gradualmente novos factos emergentes em oportunidades de elevado potencial.

O Diretor e docente do programa é um entusiasta da criação de novos projetos. Ao longo das últimas décadas, lançou dezenas de programas de formação de executivos de grande sucesso na CATÓLICA-LISBON, tendo fundado o Mestrado em Gestão e os Executive Masters in Management da Escola. Em 2023, foi incluído na lista dos cientistas mais influentes do mundo e publicou recentemente uma teoria revolucionária sobre como os executivos geram ideias de elevada qualidade em contextos de disrupção, na Academy of Management Review, a mais prestigiada publicação científica mundial na área da teoria da gestão.

Características especiais

Tendo em conta que os gestores operam em condições de bounded rationality, uma das características centrais deste programa reside na sua ênfase não apenas no que deve ser feito no processo de resolução criativa de problemas, mas também em como deve ser feito – ou seja, considerando com detalhe os processos cognitivos, emocionais e comportamentais cruciais que determinam a maior ou menor qualidade dos resultados.

Os participantes formarão pequenos grupos que, utilizando os conceitos, perspetivas teóricas e modelos abordados nas sessões, irão desenvolver progressivamente (semana a semana, passo a passo) uma ideia para um novo produto, serviço ou negócio. No final do programa, estes grupos apresentarão formalmente o seu projeto.

Os participantes poderão provir de diversas áreas ligadas à identificação de factos relevantes, definição de problemas, geração de ideias e avaliação e seleção de soluções — como investigação e desenvolvimento, marketing, estratégia, operações ou finanças.
A participação de dois ou mais elementos da mesma organização é bem-vinda, já que a frequência conjunta do programa poderá amplificar o seu impacto na empresa.

Principais Benefícios

- Adquirir uma nova forma de pensar a gestão (ou seja, criar propostas únicas em vez de apenas replicar o que já existe no mercado)

- Obter uma compreensão aprofundada das tarefas específicas necessárias para se destacar na criação de novos produtos/serviços ou novos negócios

- Compreender em detalhe os processos cognitivos e emocionais que determinam comportamentos ótimos versus subótimos na resolução criativa de problemas

- Praticar, num ambiente estruturado e colaborativo, o desenvolvimento de um novo produto/serviço ou negócio, compreendendo as suas especificidades e desafios

- Estar preparado para liderar ou contribuir ativamente em projetos que visem a criação de ideias de elevado potencial para novos produtos/serviços ou negócios.

Estrutura do Programa

Os participantes aprenderão a criar novos produtos/serviços ou novos negócios através de diferentes métodos: aulas altamente interativas, discussão em sala de exercícios e casos de estudo, bem como a preparação e apresentação de um projeto em grupo.

Os múltiplos exemplos e casos práticos incluirão sucessos e fracassos de empresas de referência como Apple, Microsoft, Google/Alphabet, Amazon, Starbucks e Tesla.

keyboard_arrow_up TAREFA 1 – RECOLHA DE INFORMAÇÃO (FACT FINDING)
  • O que precisamos de fazer na tarefa de Recolha de Informação?
  • O que são eventos macro e eventos micro?
  • Quais são os componentes do ato de notar (noticing)?
  • Quais são os tipos de pesquisa?
  • Quais são os mecanismos específicos na Recolha de Informação?
keyboard_arrow_up TAREFA 2 – DEFINIÇÃO DO PROBLEMA (PROBLEM DEFINITION)
  • O que precisamos de fazer na tarefa de Definição do Problema?
  • O que são os modelos de processamento dual (dual-process models)?
  • O que são esquemas (schemas)?
  • Quais são os mecanismos específicos na Definição do Problema?
keyboard_arrow_up TAREFA 3 – GERAÇÃO DE IDEIAS (IDEA GENERATION)
  • O que precisamos de fazer na tarefa de Geração de Ideias?
  • O que são pesquisa local e pesquisa distante?
  • O que são insight e incubação?
  • Quais são os mecanismos específicos na Geração de Ideias?
keyboard_arrow_up TAREFA 4 – AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DE IDEIAS (IDEA EVALUATION & SELECTION)
  • O que precisamos de fazer na tarefa de Avaliação e Seleção de Ideias?
  • Quais são os testes “Devemos fazê-lo?”
  • Quais são os testes “Conseguimos fazê-lo?” 
  • Quais são os mecanismos específicos na Avaliação e Seleção de Ideias? 
keyboard_arrow_up THE PITCH – A APRESENTAÇÃO DA IDEIA
• Como vender as suas novas ideias de negócio? 

Docente e Diretor do Programa:

 

Quer saber mais?

Contacte a program manager:

Patrícia Rodrigues

E-mail: prodrigues@ucp.pt
Telefone: (+351) 217 214 220

Agende uma call comigo