“Creativity is one of the key factors that drive civilization forward.”

Beth Hennessey & Teresa Amabile

Como podem indivíduos, equipas e organizações criar grandes ideias de negócio (e.g., ideias para novos produtos ou serviços em negócios existentes ou para novos negócios)? Por outras palavras, como construir ideias que farão os seus clientes (ainda mais) felizes?

As novas ideias de negócio impulsionam o sucesso organizacional e a própria sobrevivência das empresas, especialmente nesta era marcada por constantes choques exógenos. Construir ideias para novos produtos, serviços ou negócios é, portanto, não apenas uma das atividades mais fascinantes da Gestão, mas também indispensável nestes contextos. O creative problem solving – i.e., o processo de tomada de decisão orientado para a produção de ideias inovadores e relevantes – desempenha um papel central nessa atividade.

O programa Creative Problem Solving: The Business Idea Machine (CPS) pretende desenvolver, de forma integrada, única e passo a passo, competências sólidas na utilização do creative problem solving na formulação de novos produtos, serviços ou negócios. O CPS é um programa simultaneamente rigoroso e prático.

É rigoroso (i.e., science-based) porque assenta nas teorias, modelos, frameworks e conceitos desenvolvidos pela melhor investigação científica em várias áreas, como a criatividade, a gestão, a ciência cognitiva e a neurociência (e não na internet ou em livros "populares").
É prático (i.e., action-oriented) porque oferece aos participantes a oportunidade de aplicar de imediato os conceitos lecionados, através da discussão de casos internacionais criados especificamente para o programa, e da construção (em contexto de grupo), semana após semana, de uma ideia/projeto entusiasmante para um novo produto, serviço ou negócio.

Ou seja, este programa permite compreender em profundidade o creative problem solving como uma verdadeira “máquina” geradora de ideias de negócio, transformando gradualmente novos factos emergentes (na economia e na sociedade) em ideias de elevado potencial.

O Diretor e docente do programa é um entusiasta da criação de novos projetos. Ao longo das últimas décadas, lançou dezenas de programas de formação de executivos de grande sucesso na CATÓLICA-LISBON, tendo também fundado o Mestrado em Gestão e os Executive Masters in Management da Escola. Paralelamente, tem sido incluído nos últimos anos na lista dos cientistas mais influentes do mundo e publicou recentemente, no Academy of Management Review (a mais prestigiada publicação científica mundial em Management theory), uma teoria revolucionária sobre como os executivos criam ideias de elevada qualidade em contextos de mudança sem precedentes.

Características especiais

Tendo em conta que os gestores (enquanto seres humanos) operam em condições de bounded rationality, uma das características centrais deste programa reside na sua ênfase não apenas no que deve ser feito no processo de creative problem solving, mas também em como deve ser feito – ou seja, considerando em detalhe os processos cognitivos, emocionais e motivacionais que determinam a maior ou menor qualidade dos resultados.

Por outro lado, os participantes formarão pequenos grupos que, utilizando os conceitos, perspetivas teóricas e modelos abordados nas sessões, irão desenvolver progressivamente (semana a semana, passo a passo) uma ideia para um novo produto, serviço ou negócio. No final do programa, estes grupos apresentarão formalmente os seus projetos.

Os participantes poderão provir de diversas áreas ligadas à identificação de factos relevantes, definição de problemas, geração de ideias e avaliação e seleção de soluções — como investigação e desenvolvimento, marketing, estratégia, operações ou finanças.
A participação de dois ou mais elementos da mesma organização é bem-vinda, já que a frequência conjunta do programa poderá amplificar o seu impacto na empresa.

Principais Benefícios

- Pensar a Gestão de forma criativa (criando propostas de valor únicas em vez de simplesmente imitar)

- Conhecer de modo profundo as etapas do CPS

- Compreender os mecanismos cognitivos, emocionais e motivacionais essenciais no CPS

- Saber como contribuir ativamente em projetos de criação de novos produtos/serviços ou negócios

- Saber como interagir com os seus pares de forma a superar as limitações de bounded rationality dos indivíduos e obter soluções superiores.

Estrutura do Programa

Os participantes aprenderão a criar novos produtos/serviços (em negócios existentes) ou novos negócios através de diferentes métodos: aulas intensamente interativas, discussão em sala de exercícios e casos de estudo, e preparação e apresentação de um projeto de grupo.

Os múltiplos exemplos e casos práticos incluirão sucessos e fracassos de empresas de referência como Apple, Microsoft, Google/Alphabet, Amazon, Starbucks e Tesla.

O Programa decorre em seis etapas sucessivas e interligadas (incluindo uma para cada uma das quatro CPS tasks):

keyboard_arrow_up FOUNDATIONAL CONCEPTS
  • O que há de novo nos contextos externos atuais?
  • Qual é a taxa de insucesso típica nos novos produtos/serviços ou negócios?
  • O que é a criatividade, realmente?
  • Tipos de problems
  • Tipos de problem solving
  • Creative problem solving: uma visão holística
  • O que é a bounded rationality
  • Quais são os mecanismos gerais (cognitivos, emocionais, motivacionais) da criatividade e os níveis de análise?
keyboard_arrow_up FACT FINDING TASK
  • O que é o Fact Finding?
  • O que precisamos de fazer na Fact Finding task?
  • Quais são os tipos de factos relevantes?
  • Quais são as componentes do noticing? Porque falhamos tanto no noticing?
  • Quais são os tipos de search?
  • Quais são os mecanismos específicos na Fact Finding task?
keyboard_arrow_up PROBLEM DEFINITION TASK
  • O que é o Problem Definition?
  • O que precisamos de fazer na Problem Definition task?
  • O que são os dual-process models?
  • O que são schemas?
  • Quais são os mecanismos específicos na Problem Definition task?
keyboard_arrow_up IDEA GENERATION TASK
  • O que precisamos de fazer na Idea Generation task?
  • Quais são as perspetivas tradicionais e as perspetivas recentes?
  • Quais são os mecanismos específicos na Idea Generation task?
keyboard_arrow_up IDEA EVALUATION TASK
  • O que precisamos de fazer na Idea Evaluation task?
  • Quais são os testes “Devemos fazê-lo?”
  • Quais são os testes “Podemos fazê-lo?” 
  • Quais são os mecanismos específicos na Idea Evaluation task
keyboard_arrow_up THE PITCH
• Como vender as suas novas ideias de negócio? 

Docente e Diretor do Programa:

 

Quer saber mais?

Contacte a program manager:

Patrícia Rodrigues

E-mail: prodrigues@ucp.pt
Telefone: (+351) 217 214 220

Agende uma call comigo