“Creativity is one of the key factors that drive civilization forward.”
Beth Hennessey & Teresa Amabile
Como podem indivíduos, equipas e organizações criar grandes ideias de negócio (e.g., ideias para novos produtos ou serviços em negócios existentes ou para novos negócios)? Por outras palavras, como construir ideias que farão os seus clientes (ainda mais) felizes?
As novas ideias de negócio impulsionam o sucesso organizacional e a própria sobrevivência das empresas, especialmente nesta era marcada por constantes choques exógenos. Construir ideias para novos produtos, serviços ou negócios é, portanto, não apenas uma das atividades mais fascinantes da Gestão, mas também indispensável nestes contextos. O creative problem solving – i.e., o processo de tomada de decisão orientado para a produção de ideias inovadores e relevantes – desempenha um papel central nessa atividade.
O programa Creative Problem Solving: The Business Idea Machine (CPS) pretende desenvolver, de forma integrada, única e passo a passo, competências sólidas na utilização do creative problem solving na formulação de novos produtos, serviços ou negócios. O CPS é um programa simultaneamente rigoroso e prático.
É rigoroso (i.e., science-based) porque assenta nas teorias, modelos, frameworks e conceitos desenvolvidos pela melhor investigação científica em várias áreas, como a criatividade, a gestão, a ciência cognitiva e a neurociência (e não na internet ou em livros "populares").
É prático (i.e., action-oriented) porque oferece aos participantes a oportunidade de aplicar de imediato os conceitos lecionados, através da discussão de casos internacionais criados especificamente para o programa, e da construção (em contexto de grupo), semana após semana, de uma ideia/projeto entusiasmante para um novo produto, serviço ou negócio.
Ou seja, este programa permite compreender em profundidade o creative problem solving como uma verdadeira “máquina” geradora de ideias de negócio, transformando gradualmente novos factos emergentes (na economia e na sociedade) em ideias de elevado potencial.
O Diretor e docente do programa é um entusiasta da criação de novos projetos. Ao longo das últimas décadas, lançou dezenas de programas de formação de executivos de grande sucesso na CATÓLICA-LISBON, tendo também fundado o Mestrado em Gestão e os Executive Masters in Management da Escola. Paralelamente, tem sido incluído nos últimos anos na lista dos cientistas mais influentes do mundo e publicou recentemente, no Academy of Management Review (a mais prestigiada publicação científica mundial em Management theory), uma teoria revolucionária sobre como os executivos criam ideias de elevada qualidade em contextos de mudança sem precedentes.
Características especiais
Tendo em conta que os gestores (enquanto seres humanos) operam em condições de bounded rationality, uma das características centrais deste programa reside na sua ênfase não apenas no que deve ser feito no processo de creative problem solving, mas também em como deve ser feito – ou seja, considerando em detalhe os processos cognitivos, emocionais e motivacionais que determinam a maior ou menor qualidade dos resultados.
Por outro lado, os participantes formarão pequenos grupos que, utilizando os conceitos, perspetivas teóricas e modelos abordados nas sessões, irão desenvolver progressivamente (semana a semana, passo a passo) uma ideia para um novo produto, serviço ou negócio. No final do programa, estes grupos apresentarão formalmente os seus projetos.