O terceiro episódio do videocast Negócios com Impacto, uma parceria entre a CATÓLICA-LISBON e a Rádio Renascença, dá-nos a conhecer a Vartheo pela voz de Eugeniu Litvinenco, administrador e um dos fundadores da startup portuguesa, que utiliza modelos de inteligência artificial (IA) para transformar a forma como se realizam estudos de mercado. Em entrevista, revela como uma ideia nascida entre colegas de mestrado evoluiu para uma empresa inovadora com impacto real no tecido empresarial português.
A Vartheo nasceu de forma quase orgânica, a partir de experiências exploratórias entre colegas de mestrado em Business Analytics na CATÓLICA-LISBON. Motivados pela curiosidade e interesse em testar modelos de inteligência artificial, começaram por desenvolver exercícios práticos, que acabariam por dar origem à ideia base do projeto.
O momento de viragem surgiu durante os debates das últimas eleições legislativas, quando perceberam que os discursos políticos podiam ser testados em personas virtuais. “Apercebemo-nos que este tipo de discurso podia ser muito facilmente testado na nossa plataforma e perceber qual é a parte que impacta mais, em que sentido impacta, o que é que é retido”.
Rapidamente, o conceito passou da vertente experimental para o universo empresarial, com uma proposta de valor clara: ajudar empresas a testar campanhas publicitárias, produtos e estratégias de comunicação junto de populações digitais através personas criadas com base em dados reais, fornecidos com consentimento e em conformidade com o RGPD. “As pessoas que replicamos sabem que estão a ser replicadas. E são recompensadas. Não replicamos informação sensível. Interessa-nos perceber preferências, a forma como a pessoa pensa, como toma decisões”, explica.
Ao longo do processo, o apoio da CATÓLICA-LISBON revelou-se fundamental. Eugeniu Litvinenco destaca o apoio do professor Pierre Jean, Diretor Executivo do CLEC (Centro de Empreendedorismo da CATÓLICA-LISBON), que assumiu o papel de mentor, facilitando contactos e partilhando conhecimento e experiência; da professora Maria Estarreja, que integra atualmente o advisory board da Vartheo, assim como o professor Nicolau Bertin, que apoia a componente técnica do projeto. A nível ético, o professor João César das Neves, que continua a guiar nas decisões estratégicas.
Hoje, a Vartheo conta com sete colaboradores. Os fundadores são alumni da CATÓLICA-LISBON, com formações em Business Analytics e Marketing. Apesar da juventude do projeto, o crescimento é sólido. Com cinco clientes ativos, a empresa prepara-se para uma ronda de investimento e já recebeu apoio computacional da Microsoft, essencial na fase inicial. “Estamos a trabalhar para aumentar o revenue, a tração no mercado e a nossa estabilidade financeira”, afirma Eugeniu.
Sobre o impacto da Vartheo, não hesita: “Fazemos aquilo que nunca foi feito. Estendemos a pessoa do real para o virtual. Este mecanismo que estamos a desenvolver potencialmente terá um impacto muito superior àquilo que vemos hoje”. E mesmo perante os receios que a IA pode despertar, mantém a confiança na tecnologia. “As fábricas também eram assustadoras no início e acabaram por ser a solução”.
Um episódio para ouvir e ver no Spotify e YouTube da CATÓLICA-LISBON.