Susana Costa e Silva é professora associada (com agregação em Marketing) na Universidade Católica Portuguesa, Católica Porto Business School (CPBS), onde também é investigadora no Centro de Estudos em Gestão e Economia. Susana é ainda Coordenadora do Case Pool no Programa Learn & Share da Católica International Business Platform.

Além disso, Susana é professora visitante na University of Saint Joseph em Macau, China.

Obteve o seu doutoramento em Marketing na University College Dublin, na Irlanda.Os seus interesses de investigação incluem marketing internacional, processo de internacionalização, alianças internacionais e joint ventures internacionais (IJVs). Adicionalmente, investiga marketing e transformação digital, inteligência artificial aplicada ao marketing, comportamento do consumidor na era digital, e retalho omnicanal.

Os seus contributos científicos mais significativos foram publicados em revistas como International Business Review, International Marketing Review, Thunderbird International Business Review, European Journal of International Management, Journal of Business Research e Psychology & Marketing, entre outras.

Susana representa Portugal na European Marketing Academy (segundo mandato) e anteriormente serviu como membro do board e representante nacional na European International Business Academy (também por dois mandatos).

Tem presentemente mais de 85 artigos indexados peer-reviewd, 11 livros, 17 capítulos de livros, 7 working papers, 18 estudos de caso e 117 comunicações em conferências. Susana supervisionou cerca de 150 teses em Portugal e no estrangeiro. Atualmente, é membro do conselho editorial de duas revistas indexadas.

Quanto ao impacto social, escreveu cento e cinquenta e três artigos de opinião, tendo presenças na TV e rádio.

Susana tem ampla experiência de ensino em várias universidades na China, Brasil e Índia. Desde 2007, é diretora dos programas de Mestrado em Marketing e em Gestão na CPBS. Antes de ingressar no mundo académico, Susana colaborou com a Jerónimo Martins, SGPS e AICEP.

Adicionalmente, trabalha como consultora de marketing internacional e estudos de mercado, tendo participado em mais de vinte projetos de consultoria.