Realizações, visões e estratégias para o futuro: o que podemos esperar da nova Direção da CATÓLICA-LISBON para o triénio 2024-2027?

Para Filipe Santos, Dean da CATÓLICA-LISBON desde fevereiro de 2019 e agora reconduzido para um novo mandato, podemos esperar foco no “desenvolvimento e consolidação das inovações lançadas no mandato anterior”, como o Centre for Sustainable Finance e a Family Business Platform, projetos de ligação à sociedade lançados recentemente. Para este novo triénio, podemos ainda esperar o acolhimento “dos primeiros alunos no nosso programa de doutoramento, para além de consolidar a CATÓLICA-LISBON como líder indiscutível nas áreas de sustentabilidade e impacto.”

Durante o seu primeiro mandato, Filipe Santos alcançou, sem dúvida, marcos importantes que ajudaram a consolidar a liderança da CATÓLICA-LISBON nestas áreas da sustentabilidade e do impacto.

Entre as suas principais conquistas, o Dean destacou a subida de 10 posições em 4 anos no Ranking do Financial Times, alcançando assim a prestigiada 22ª posição; o desenvolvimento de uma equipa interna de inovação pedagógica; o lançamento de um modelo pioneiro na Europa de licenciatura executiva, o desenvolvimento do primeiro mestrado executivo na área da sustentabilidade em Portugal e a aposta no desenvolvimento de centros de excelência e projetos que mereceram a atribuição de prémios mundiais, como o Center for Responsible Business and Leadership,, o Católica Lisbon Entrepreneurship Center e o Yunus Social Innovation Center, que têm desenvolvido projetos de mentoria, formando gerações capazes de inovar para o bem comum.

Além da recondução de Filipe Santos como Dean, foram também empossados os membros do Conselho de Direção da CATÓLICA-LISBON para este triénio: Guilherme Almeida e Brito, Dean for Academic Affairs; Miguel Godinho de Matos, Dean for Faculty; Rita Coelho do Vale, Dean for Undergraduate Programs, Kyryl Lakishyk, Dean for Master Programs e Nuno Moreira da Cruz, Dean for Executive Education, que sucede a Céline Abecassis-Moedas.

Para Nuno Moreira da Cruz, a sua missão é a de continuar o excelente trabalho da sua antecessora. Um dos seus propósitos é reforçar a oferta empresarial da escola, alinhando-a com as necessidades do mercado e mantendo a experiência do cliente como prioridade. “Levarei comigo o lema do Centro [Center for Responsible Business & Leadership]: «Contribuir para uma sociedade onde só existam negócios responsáveis, geridos por líderes responsáveis». A formação dos executivos, nacionais e internacionais, cada vez mais o exige e nele focaremos a nossa atuação. Este propósito faz parte do ADN da Universidade Católica Portuguesa e tem de continuar a ser um elemento diferenciador na hora de preparar executivos”, revelou Nuno Moreira da Cruz, que acrescentou ainda que esta transição será marcada pela continuidade.

“A Educação Executiva é o futuro da educação! O número de estudantes regulares está a diminuir enquanto o número de profissionais com mais de 50 anos que precisam atualizar ou requalificar está a crescer. A próxima fase das universidades será abraçar esta mudança e, idealmente, fazer com que múltiplas gerações estudem e trabalhem juntas. Imaginem como as universidades poderiam e serão incríveis com estudantes de múltiplas gerações! Este é o nível máximo de Aprendizagem ao Longo da Vida! Fiquem atentos, pois a Católica é hoje a primeira universidade no mundo com um programa em Liderança da Longevidade!”. Foi assim que Céline Abecassis-Moedas se despediu com emoção do cargo de Diretora da Formação de Executivos da CATÓLICA-LISBON, onde deixou um legado de inovação, internacionalização e forte aposta na aprendizagem ao longo da vida. Durante o seu mandato, renovou a oferta com 10 a 20% de novos programas anuais, cobrindo áreas como blockchain, agronegócio, IA e longevidade, fortaleceu a presença internacional com parcerias como a Kellogg School of Management e expandiu a atuação da nossa business school no mundo lusófono.

Elevar ainda mais o padrão de excelência da instituição, guiados pela aposta contínua na sustentabilidade, internacionalização e impacto social é a missão deste novo Dean’s Office, que se encontra entusiasmado para este triénio.

Para Filipe Santos, o entusiamo resume-se “às pessoas extraordinárias que são a fundação da Escola e desta comunidade, com quem é um prazer trabalhar no dia a dia a construir o futuro”. Futuro este que passará também pela construção de um importante investimento na sede da UCP em Lisboa – o Campus Veritati.

A CATÓLICA-LISBON propõem-se, assim, a trilhar um caminho de sucesso, preparando líderes atuais e futuros para enfrentar os desafios globais com responsabilidade e inovação.