Depois de 35 anos a gerir empresas em vários países, Nuno Moreira da Cruz, licenciado em Direito na Universidade Católica Portuguesa, regressa a Portugal para priorizar a família e dar seguimento ao que realmente o faria sentir realizado, partilhar conhecimento com os alunos da CATÓLICA-LISBON.

Nuno Moreira da Cruz, Diretor Executivo do Center for Responsible Business & Leadership, está hoje em destaque no PODCAST “Negócios com Impacto” da Renascença em parceria com a CATÓLICA-LISBON.

Numa conversa informal que começa pelo seu percurso profissional e pessoal, Nuno Moreira da Cruz admite que estratégia sempre foi a sua vida. “Quando chegamos a um determinado momento na vida, é importante termos algum tipo de visão daquilo que ainda podemos fazer” e, é por querer deixar um legado para o futuro que viu a conexão crucial entre a estratégia empresarial e a sustentabilidade.

E é esta conexão que vai ao encontro da essência do Center for Responsible Business & Leadership da CATÓLICA-LISBON: criar negócios responsáveis por líderes responsáveis. Ao acreditar firmemente na ideia de que a sustentabilidade não é apenas uma questão ambiental, mas essencial para a sobrevivência das empresas, Nuno Moreira da Cruz reforça que no CRBL valorizam um mundo sustentável com o claim Planet, People, Profit, “portanto, eu senti que aí tinha muito que fazer, porque juntava a minha experiência corporativa à minha experiência académica destes novos desafios da sustentabilidade”, afirma Nuno Moreira da Cruz.

As empresas deparam-se com uma conjuntura que as obriga a mudar “a ritmos diferentes, em indústrias diferentes, em geografias diferentes”. Nuno Moreira da Cruz explica que desde a criação do CRBL em 2019 que o mundo estratégico empresarial está diferente. O Center for Responsible Business & Leadership foi criado com o objetivo de materializar a visão do Dean Filipe Santos de criar uma instituição que promovesse mudanças significativas, mas para isso era necessário estabelecer unidades especificas para implementar essas iniciativas. Nasceu então o centro, cuja missão é, como diz Nuno Moreira da Cruz: “contribuir para uma sociedade onde só existam negócios responsáveis geridos por líderes responsáveis”.

Complementado por quatro áreas de intervenção: Business Case for Action; ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável); Propósito das Empresas e Liderança Responsável, no CRBL Nuno Moreira da Cruz mostra clareza na sua posição “eu não acredito em estratégias de sustentabilidade. Sustentabilidade é a estratégia”.

Defende a sustentabilidade do ponto de vista holístico através de 3 dimensões: económica, social e ambiental. “Não vale a pena andar a plantar árvores e mandar os empregados para a praia apanhar plástico, se ao mesmo tempo paga diferente a homens e mulheres, não faz sentido nenhum, as coisas têm de ser completamente holísticas e articuladas.” afirma.

O Center for Responsible Business & Leadership da CATÓLICA-LISBON conta com um núcleo de 5 pessoas e 12 em FTE’s. Este ano os principais planos são realizar um novo estudo sobre propósito, continuar o desenvolvimento do observatório dos ODS, iniciar um estudo sobre contabilidade de impacto e preparar uma nota de investigação sobre liderança responsável.

Os principais projetos deste ano são o lançamento do terceiro relatório dos ODS, que terá uma dimensão maior devido ao conhecimento acumulado, o projeto de contabilidade de impacto, focado em medir como as externalidades são refletidas nas contas e, o já anunciado projeto de lançamento do valor económico do pacto de água, que foi lançado no passado dia 19 de junho numa conferência na Fundação Calouste Gulbenkian.

O percurso de quem passa pela CRBL nunca é verdadeiramente fechado. Nuno Moreira da Cruz é muito procurado por diversos alumni que o contactam como fonte de orientação, especialmente quando confrontados com desafios de sustentabilidade nas suas atuais responsabilidades profissionais.

Nuno Moreira da Cruz para além de Executive Diretor no Center for Responsible Business & Leadership da CATÓLICA-LISBON, leciona atualmente Business e Business Ethics nos cursos de MBA, Mestrados e Licenciaturas e é também Fundador e CEO da NMC e Chairman da CADIn.

Oiça a entrevista de Nuno Moreira da Cruz aqui