Rita Canas da Silva é Professora Auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portugues (Escola de Lisboa). É membro da Comissão Executiva e sócia coordenadora do departamento de Laboral da Sérvulo e Associados. Doutorada em Direito Privado pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, com tese dedicada à Suspensão do Contrato de Trabalho. Oradora convidada em conferências e seminários em Direito do Trabalho, com ampla obra publicada na sua área de especialidade. Membro fundador da APODIT – Associação Portuguesa de Direito do Trabalho e membro fundador da AJJ – Associação de Jovens Juslaboralistas. Entre 2011 e 2015, foi adjunta no Gabinete do Secretário de Estado do Emprego (Ministério da Solidariedade, do Emprego e da Segurança Social) e assessora no Gabinete do Secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro. Inscrita na Ordem dos Advogado desde 2004.