Agrada-lhe a ideia de entrar numa loja, escolher os seus produtos e levá-los sem passar pela caixa? Este projeto vai fazer com que essa seja a sua experiência quotidiana.

O consórcio PT Smart Retail, no qual a CATÓLICA-LISBON participa com uma equipa de investigação liderada pelos Professores Maria Estarreja e Filipe Santos, foi aprovado pela Comissão de Coordenação das Agendas (PRR).

Maria Estarreja conheceu a co-fundadora da empresa Sensei, Joana Rafael há alguns anos convidando-a a partilhar as suas ideias inovadoras nos programas executivos da CATÓLICA-LISBON. Como ambas trabalhavam na área do retalho, Joana na indústria e Maria atualmente na academia depois de mais de duas décadas na indústria, ficou claro que unir esses dois mundos poderia alavancar os seus objetivos de trazer inovação para o setor do retalho.

Maria Estarreja trouxe para as suas aulas o estudo de caso das soluções inovadoras criadas pela Sensei, mostrando os retail labs aos alunos e promovendo várias conversas com Joana Rafael sobre o seu trabalho e visão para o setor. Por outro lado, Joana Rafael viu também uma mais-valia na parceria com a Unidade de Investigação Empresarial e Económica da CATÓLICA-LISBON (CUBE) através da transferência de conhecimento da academia para a indústria, em particular com o Centro para o Bem-Estar do Consumidor e Inovação no Retalho (CORE) no qual Maria Estarreja é diretora executiva.

Uma vez  que a  Sensei começou a escrever um novo projeto e a desenhar o consórcio para o PT Smart Retail, o CORE foi a escolha imediata como parceira para realizar atividades de investigação.

“Foi uma honra termos sido convidados para integrar um consórcio com instituições tão relevantes para a nossa sociedade. Isto também se deve ao fator de destaque da investigação que é desenvolvida pela CATÓLICA LISBON  e do centro CORE, que estava completamente alinhado com o que a Sensei procurava, um parceiro capaz de desenvolver investigação e inovação no sector do retalho."

– Maria Estarreja

O Consórcio reúne 16 Empresas e 6 Entidades Não Empresariais do Sistema Científico e Tecnológico, tendo como objetivo criar valor para os operadores dos futuro formatos de retalho, baseados em soluções digitais que capitalizam a informação recolhida na loja por tecnologia de visão computacional, inteligência artificial e fusão de sensores. Desta forma, o consórcio reúne entidades nas várias fases da cadeia de valor do setor do retalho, incluindo fornecedores de tecnologia e componentes tecnológicos, parceiros industriais, parceiros de I&D, operadores do retalho e destinatários tecnológicos, tomando a iniciativa de desenvolver um novo ecossistema holístico de empresas autónomas e soluções inteligentes de venda e interação com o consumidor final, passíveis de serem replicadas em diferentes contextos físicos de retalho, permitindo aos consumidores uma experiência integrada e acesso a uma economia cada vez mais digital.

No âmbito do consórcio, a equipa de investigação do CORE apoiará a investigação em análise de dados e sistemas de informação, desenvolvendo artigos científicos, estudos de caso e promovendo eventos de divulgação que possam impactar os stakeholders e apoiar uma tomada de decisão mais eficiente e a aquisição de novos insights pelos utilizadores.

Artigo escrito por Daniela Guerra, Comunicadora de Ciência no CUBE