Press News & Events

Universidade Católica é a “primeira escola portuguesa” a passar diplomas com blockchain

Sexta, Março 19, 2021 - 11:11
Publicação
Jornal Económico

A Católica será mesmo a primeira instituição de ensino a nível nacional a usar blockchain para a emissão deste tipo de documento.

A partir de 2021, a Católica Lisbon School of Business & Economics começa entregar os seus diplomas de formação executiva com a emissão de certificados digitais em blockchain.

Esta novidade tem como base a tecnologia Smart Certificate criada pela start-up belga CVTrust (os planos desta empresa começam nos 575 euros/ano) e garante a «integridade» dos diplomas, ao «assegurar que os mesmos não são modificados por terceiros».

O facto de estes diplomas estarem protegidos por blockchain, faz com que «qualquer alteração, como actualizações, revogações, expiração ou extensão do período de validade» sejam «instantaneamente visíveis nos certificados», explica Filipe Santos, director da CATÓLICA-LISBON.

Para este responsável, a tecnologia dos certificados digitais vai ainda permitir que não haja «fraudes» nos currículos dos alunos da CATÓLICA-LISBON (não será possível “piratear” um diploma) e, em paralelo, «facilitar o processo de recrutamento», uma vez que as empresas poderão «facilmente garantir a veracidade dos diplomas».

A Católica Lisbon School of Business & Economics será mesmo a primeira instituição de ensino a nível nacional a usar blockchain para a emissão deste tipo de documento académico.

Related Press News

03/01/2022 - 09:50
Observador
A história dos efeitos duma crise no emprego e no rendimento escreve-se olhando tanto para os empregos destruídos durante a crise como para os empregos criados durante a recuperação. Na passagem de ano comemos 12 passas e pedimos 12 desejos. Muitos...
28/12/2021 - 09:49
Jornal de Negócios
A conjuntura pandémica atual, que exibe um novo pico de infeções no final do mês de dezembro, mais as pressões inflacionistas que se sentem na Economia global são fontes importantes de preocupação e provavelmente serão tema de discussão na campanha para...