Press News & Events

O que significa um novo confinamento para os negócios que ainda não estão no digital?

Sexta, Fevereiro 19, 2021 - 15:26
Publicação
Observador

Muitos negócios começaram a sentir as dificuldades desde março de 2020. Se já nesses tempos era gritante a necessidade de transição digital, o novo confinamento vem transformá-la numa inevitabilidade.

Terminado o confinamento, os negócios voltaram a uma normalidade parcial, insatisfatória para muitos. Passaram-se meses. Regressamos ao mesmo. Mas o que significa um novo confinamento para os negócios que ainda não estão no digital? Para muitos, pode significar um fim. Setores como a hotelaria e a restauração revelam quebras acentuadas. Os dados da AHRESP (de Setembro de 2020) revelam que quase 40% dos restaurantes e 16% do alojamento em Portugal estão em risco de falência. Apesar da esperança na vacinação, a incerteza em relação ao fim da pandemia não deixa espaço para a espera de braços cruzados. Este novo confinamento traduz-se numa clara inevitabilidade de aposta no digital, alternativa a fins assumidos.

Se ainda não está convencido com a aposta no digital por pensar que Portugal está atrasado a este nível, atente nestes dados: segundo um estudo do Banco Europeu de Investimento (2020), Portugal está em terceiro lugar no grupo dos países fortes no Índice de Digitalização, logo depois da Eslovénia e da Suécia.  O estudo concluiu ainda que as taxas de adoção digital em Portugal estão acima da média da União Europeia para quase todos os setores (excetuando o da produção) e para os serviços e infraestruturas. Portugal nunca esteve tão lançado no digital.

Mas o que abarca a aposta de um negócio no digital? Infelizmente, a presença no digital parece não bastar por si só. A pandemia fez nascer uma realidade de transformação digital acelerada, na qual a competitividade cresce a cada segundo. Não é suficiente que um restaurante divulgue as suas ementas online ou que um hotel mantenha atualizado o seu website. Estes tempos não exigem apenas uma presença no digital, mas uma presença de qualidade, capaz de acompanhar a constante evolução e competitividade. Para isto, é urgente apostar em formação. É urgente dotar as empresas e os seus colaboradores de competências digitais que possam dar resposta a estes desafios atuais e futuros.

Na verdade, uma das principais missões é precisamente a de aumentar a literacia digital em Portugal, através da formação. Acreditamos que esta área é agora mais importante do que nunca, pelo que devemos continuar a desenvolver novas oportunidades de formação que julguemos úteis. Termino com um apelo a todos: vivemos tempos que precisam de relações humanas, de empatia, de entreajuda. É essencial que tentemos todos, mesmo como cidadãos, ajudar os pequenos negócios a sobreviverem.

Marco Gouveia, Docente na Formação de Executivos da Católica Lisbon School of Business & Economics

Related Press News

03/01/2022 - 09:50
Observador
A história dos efeitos duma crise no emprego e no rendimento escreve-se olhando tanto para os empregos destruídos durante a crise como para os empregos criados durante a recuperação. Na passagem de ano comemos 12 passas e pedimos 12 desejos. Muitos...
28/12/2021 - 09:49
Jornal de Negócios
A conjuntura pandémica atual, que exibe um novo pico de infeções no final do mês de dezembro, mais as pressões inflacionistas que se sentem na Economia global são fontes importantes de preocupação e provavelmente serão tema de discussão na campanha para...