Press News & Events

CATÓLICA LISBON faz a ponte entre os alunos e as incubadoras através do Forward!

Quarta, Fevereiro 17, 2021 - 13:08
Publicação
Executive Digest

A CATÓLICA LISBON detém várias iniciativas relacionadas com a temática do  empreendedorismo: cadeiras de licenciatura e mestrado, o PAEGI, um programa executivo, uma parceria com a Startup Lisboa e com o BET (Bringing Entrepreneurs Together), entre outras. Contudo, ao longo dos anos temos vindo a constatar a dificuldade dos nossos alunos em integrar programas de aceleração, como a Demium, a Fábrica de Startups, a Startup Lisboa ou a Techstars. Perante este obstáculo, criámos o Forward, que pretende ser a ponte entre os alunos e as incubadoras.

Todos os anos, temos dezenas de alunos interessados em criar os seus negócios. Nesta fase inicial o entusiasmo é grande, mas o conhecimento do mundo empresarial ainda está por descobrir, algo que é adquirido com a ajuda do business model canvas, com as primeiras entrevistas e contatos com potencias clientes. Para os mais perseverantes, o caminho a seguir, óbvio e seguro, é a candidatura aos programas de aceleração. No entanto, estes empreendedores ainda têm pouco know-how e habilidades pessoais, rede de apoio e experiência na gestão de uma empresa, para serem selecionados neste processo competitivo.

É com esta realidade, que o CTIE da CATÓLICA LISBON decidiu criar o Forward (https://forward-startup.com), um programa de pré-aceleração que preenche o “vale da morte” entre a universidade e as incubadoras, permitindo assim uma transição suave entre as diferentes etapas do processo de go to market. A característica mais importante, e diferenciadora, deste programa é que os participantes podem testar as suas ideias de negócio e ganhar experiência sem ter ainda uma empresa. Se as incubadoras apoiam novos negócios, este programa de pré-aceleração apoia os empreendedores sendo o seu papel de suporte no desenvolvimento inicial da ideia de negócio. Assim, o programa Forward pretende realizar testes de mercado sólidos aos produtos ou serviços, antes de progredirem para o seu desenvolvimento, beneficiar da ajuda de mentores experientes para validarem as ideias de negócio e criar um Minimum Viable Product (MVP).

Desta forma, no fim do programa os empreendedores terão informação suficiente para decidir qual é o caminho mais adequado a seguir: ou encerram o processo, dado a ideia não ter mercado ou não poder ser desenvolvida, ou estendem o período de testes para modificar o produto ou serviço, devido aos resultados das entrevistas e testes (chamado “pivot”), ou candidatam-se a um programa de aceleração para iniciar diretamente o negócio.

Acreditamos que o programa Forward irá estimular ainda mais a cultura empreendedora nos alunos e tornar-se-á num espaço de colaboração privilegiado entre alunos, docentes, empresários e o ecossistema do empreendedorismo com a participação do BET, Mangoup e a Startup Lisboa.

Céline Abecassis-Moedas – Founder e Diretora Académica do CTIE

Pierre Gein – Diretor Executivo do CTIE

CATÓLICA LISBON – Center for Technological Innovation and Entrepreneurship (CTIE)

 

 

 

Related Press News

03/01/2022 - 09:50
Observador
A história dos efeitos duma crise no emprego e no rendimento escreve-se olhando tanto para os empregos destruídos durante a crise como para os empregos criados durante a recuperação. Na passagem de ano comemos 12 passas e pedimos 12 desejos. Muitos...
28/12/2021 - 09:49
Jornal de Negócios
A conjuntura pandémica atual, que exibe um novo pico de infeções no final do mês de dezembro, mais as pressões inflacionistas que se sentem na Economia global são fontes importantes de preocupação e provavelmente serão tema de discussão na campanha para...