Press News & Events

2021: construir o futuro do trabalho

Sexta, Fevereiro 5, 2021 - 15:50
Publicação
Observador

Empresas, sistema educativo e Governo devem empreender um esforço conjunto para capacitar os trabalhadores para um contexto cada vez mais digital, apostando na sua qualificação e requalificação.

Nos primeiros dias do ano, os portugueses elegeram “saudade” como a palavra de 2020. A escolha deste vocábulo traduz bem a nostalgia que resulta do distanciamento que tivemos de adotar nas várias esferas da nossa vida para travar a Covid-19. Num misto de presencial e digital, moldámo-nos a novas formas de viver as relações e os afetos, de usufruir da cultura e do lazer e, claro, de trabalhar.

Esta pandemia está a provocar a maior transformação no mundo do trabalho a que assistimos desde a Segunda Guerra Mundial. Acelerou os processos de inovação e transformação digital e acentuou a Revolução das Competências, que já observávamos há vários anos, desencadeando uma profunda redefinição das necessidades de talento de muitos setores de atividade e um ritmo elevado de evolução nas competências mais procuradas.

Segundo o estudo do ManpowerGroup, “What Workers Want: O Futuro dos Trabalhadores, pelos Trabalhadores”, em 2020, aumentou a procura de talento nas áreas de tecnologia e transformação digital, e-commerce, logística e, naturalmente, na saúde. Por oposição, áreas como vendas e marketing ou a hotelaria e turismo e lazer, fortemente impactadas pelos efeitos da pandemia, viram-se na necessidade de reduzir o emprego.

Esta disrupção agravou o desencontro entre o talento existente e as necessidades das empresas e aumentou as desigualdades na força de trabalho: quem possui as competências mais procuradas fica, naturalmente, numa posição privilegiada em termos de segurança no emprego, negociação salarial, conciliação familiar e adoção de modelos de trabalho híbridos.

A formação surge, por isso, como um ativo fundamental na gestão deste contexto, sendo crucial para ultrapassar o desencontro de competências e para gerar novas oportunidades para os profissionais impactados pelo desemprego. Empresas, sistema educativo e Governo devem empreender um esforço conjunto para capacitar os trabalhadores para um contexto cada vez mais digital, apostando na sua qualificação e requalificação. Também aos trabalhadores cabe um papel ativo na implementação de uma cultura de learnability, através da procura constante do conhecimento e formação que lhes permitam assegurar uma maior empregabilidade ao longo da sua carreira.

A crise da Covid-19, trouxe-nos também um maior reconhecimento dos trabalhadores essenciais – alguns deles com funções anteriormente subvalorizadas e que emergiram como os heróis desta crise sanitária ao manterem-se firmes ao serviço de hospitais, supermercados, fábricas ou centros logísticos. Assistiremos no futuro a uma tradução deste reconhecimento nas condições de trabalho e de retribuição destas funções?

Com o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, que deverá permitir repor alguma “normalidade”, este é o momento de traçar o futuro do trabalho. Não há dúvida que a pandemia mudou a nossa visão sobre a forma como trabalhamos. Aprendemos que o teletrabalho é exequível e produtivo, oferecendo uma flexibilidade que os trabalhadores já não querem perder. Esta crise representa, por isso, uma oportunidade para as empresas redefinirem as suas estratégias de talento e construírem, de raiz, um modelo mais equilibrado e focado no propósito, que responda às suas necessidades e à ambição dos colaboradores de melhor conciliar vida familiar e laboral.

Na minha lista de palavras de 2020, escolho resiliência e superação. Já para 2021, aposto por (re)construção, com a oportunidade de começar a desenhar um futuro do trabalho mais flexível, híbrido, seguro e inclusivo.


Pedro Amorim, Docente da CATÓLICA-LISBON. 

Related Press News

03/01/2022 - 09:50
Observador
A história dos efeitos duma crise no emprego e no rendimento escreve-se olhando tanto para os empregos destruídos durante a crise como para os empregos criados durante a recuperação. Na passagem de ano comemos 12 passas e pedimos 12 desejos. Muitos...
28/12/2021 - 09:49
Jornal de Negócios
A conjuntura pandémica atual, que exibe um novo pico de infeções no final do mês de dezembro, mais as pressões inflacionistas que se sentem na Economia global são fontes importantes de preocupação e provavelmente serão tema de discussão na campanha para...