Press News & Events

O Homo confinatus

Sexta, Janeiro 15, 2021 - 21:32
Publicação
Jornal de Negócios

Na comunidade científica ainda há dúvidas sobre se o confinatus existiu mesmo. O registo fóssil e a imprensa da época dão suporte inequívoco, mas é difícil compreender como a especiação do sapiens criou o confinatus.

O Homo confinatus é uma espécie animal do género Homo que apareceu no final da época do Holoceno na transição para o Socioloceno.

O Homo confinatus era muito sedentário e saía apenas para fazer compras de bens essenciais à sobrevivência diária. Os espécimes viviam em núcleos familiares muito reduzidos em função do seu processo de especiação. Os que tinham família mantinham-se juntos até à morte ou até se zangarem. E os que não tinham companheiros viviam até à morte em isolamento e solidão. As oportunidades legais de formação de casais eram apenas duas, em que o isolamento total era parcialmente violado: no elevador e à porta da mercearia. Há registo de casais que se formavam de forma ilegal e mesmo em festas, também banidas.

A principal atividade do confinatus era o teletrabalho. Alguns recebiam dinheiro por essa atividade, mas outros não. O teletrabalho incluía atividades úteis e produtivas, mas também atividades inúteis e ainda a ausência de atividade ou a visualização de filmes e séries na Netflix.

Havia ainda a atividade do teledesemprego. Que consistia em estar desempregado, mas em casa e a olhar para o computador.

Esta espécie era coeva com o Homo rebelus. O rebelus era minoritário na sociedade. Mas gostava de trabalhar, viajar e conviver. Algumas das inovações desse período eram feitas por rebelus após autorização prévia dos líderes dos confinatus. Havia ainda rebelus que faziam coisas úteis mesmo sem autorização.

A principal característica do confinatus era a total ausência de objetivos na vida. A sua métrica de atuação era o número de mortos diários resultantes de uma causa de morte apenas de que eles tinham medo. A característica psicológica central do confinatus era ser motivado apenas por este objetivo diário. Os confinatus não eram todos iguais mas todos tinham o mesmo objetivo na vida.

Os confinatus denunciavam-se uns aos outros. Por exemplo quando alguma mutação genética fazia com que um tivesse um objetivo diferente, como a felicidade. Ou ainda se mostrasse interesse nalguma coisa que não fosse a sobrevivência quotidiana. A denúncia e recriminação de vizinhos era comum. Os confinatus tinham o hábito de culpar os doentes quando eles adoeciam. E gostavam de criar cinturas adicionais de isolamento aos enfermos.

As telerrelações não eram favoráveis à propagação da espécie e os confinatus tinham taxas de fertilidade muito baixas. Os especialistas dividem-se sobre a causa da extinção do confinatus. Se o saldo populacional natural negativo, se a ausência de produção suficiente, se a substituição no território pelos rebelus que se reproduziam mais ou ainda se vítimas de alguma pandemia viral. O que parece certo é que o seu modo de vida não era sustentável embora isso não fosse aparente durante o Socioloceno.

Havia duas subespécies de confinatus, a publicus e a privatus. As subespécies eram compatíveis e havia famílias com membros das suas subespécies. Os privatus eram mais numerosos, mas os publicus eram mais poderosos. Com o passar do tempo os telempregos eram passados de pais para filhos com a consequência de que as famílias mistas acabavam por ser compostas apenas por publicus. As famílias compostas exclusivamente por privatus tinham de pedir a um publicus que lhes desse algum subsídio ou teletrabalho. Os publicus faziam o melhor que podiam, mas era comum não haver dinheiro suficiente para dar aos privatus.

A extinção das duas subespécies terá sido simultânea. Os paleontólogos debatem se o último confinatus terá sido um privatus que tinha um meio de subsistência desconhecido dos publicus. Ou se terá sido um publicus que após o desaparecimento dos privatus ficou apenas com o produto do seu teletrabalho e que era insuficiente para alimentar a sua família.

Uma terceira alternativa é que os confinatus decidiram de forma abrupta e catastrófica mudar de vida e juntar-se aos rebelus. É esta espécie, mais adaptada à vida na terra onde desde há algum tempo existem germes de vários tipos, que sobrevive até aos nossos dias.

Na comunidade científica ainda há dúvidas sobre se o confinatus existiu mesmo. O registo fóssil e a imprensa da época dão suporte inequívoco, mas é difícil compreender como a especiação do sapiens criou o confinatus.

 

João Borges de Assunção, Professor Católica Lisbon School of Business & Economics​

Related Press News

03/01/2022 - 09:50
Observador
A história dos efeitos duma crise no emprego e no rendimento escreve-se olhando tanto para os empregos destruídos durante a crise como para os empregos criados durante a recuperação. Na passagem de ano comemos 12 passas e pedimos 12 desejos. Muitos...
28/12/2021 - 09:49
Jornal de Negócios
A conjuntura pandémica atual, que exibe um novo pico de infeções no final do mês de dezembro, mais as pressões inflacionistas que se sentem na Economia global são fontes importantes de preocupação e provavelmente serão tema de discussão na campanha para...