Press News & Events

Precisamos de mais empreendedoras! Céline Abecassis Moedas

Terça, Novembro 10, 2020 - 14:13
Publicação
ECO

Por que o empreendedorismo continua a ser visto como uma atividade predominantemente masculina? Como podemos mudar este padrão e ajudar a criar mais empreendedoras?

A importância do empreendedorismo feminino para o desenvolvimento económico é um mito desfeito. Numerosos estudos demonstram a influência positiva das mulheres empreendedoras no crescimento e desenvolvimento económico de muitos países. No entanto, por que o empreendedorismo continua a ser visto como uma atividade predominantemente masculina? Como podemos mudar este padrão e ajudar a criar mais empreendedoras?

Os estudos confirmam que os homens, com o mesmo nível de formação e experiência, têm mais confiança nos seus recursos para criar um negócio do que as mulheres (66% contra menos de 50%). Na Cátolica-Lisbon, nos alunos de Mestrado com a mesma preparação, só 69% das mulheres se sentem prontas a tornar-se empreendedoras em comparação com 82% dos homens.

Depois de ultrapassar a barreira da confiança, surge a dificuldade de arranjar financiamento. Embora um estudo da BCG revele que as empresas dirigidas por mulheres são mais seguras para os investidores e geram mais lucro (0,73 milhões em vez de 0,66 milhões), as startups fundadas por mulheres recebem menos investimento (0,93 milhões em vez de 2,12 milhões). Esta é uma tendência que tem vindo a ser melhorada, mas que exige ainda muito trabalho e atenção.

O ecossistema empreendedor não é uma exceção: embora existam mulheres nas startups, em Portugal e no estrangeiro, ainda são poucas e as suas histórias pouco divulgadas. O nosso parceiro da Startup Lisboa que é uma referência para o empreendedorismo ao nível nacional tem apenas 20% das suas startups cofundadas por mulheres, segundo dados de 2018.

Há ainda alguns setores onde as empresas são pouco lideradas por mulheres. Por exemplo, na indústria de alta tecnologia e TI, apenas 13% de startups são criadas e/ou lideradas por mulheres. É neste sentido que os PWIT Awards e o programa de mentoria têm um papel essencial para desenvolver uma comunidade de tecnologia mais diversificada e inclusiva.

Para estas razões, o Catolica-Lisbon CTIE criou, em 2019, o Women Entrepreneurship Award, para dizer às jovens mulheres que têm um papel essencial na nossa sociedade e que há espaço para empreenderem no futuro! É isso que nos falta: é importante darmos a conhecer quem são estas mulheres que empreendem e quais são a suas histórias. São estas mulheres que vão dar às gerações futuras o exemplo que elas precisam para se inspirar e avançar com os seus projetos!

Céline Abecassis-Moedas, Directora da Formação de Executivos d CATÓLICA-LISBON

Related Press News

03/01/2022 - 09:50
Observador
A história dos efeitos duma crise no emprego e no rendimento escreve-se olhando tanto para os empregos destruídos durante a crise como para os empregos criados durante a recuperação. Na passagem de ano comemos 12 passas e pedimos 12 desejos. Muitos...
28/12/2021 - 09:49
Jornal de Negócios
A conjuntura pandémica atual, que exibe um novo pico de infeções no final do mês de dezembro, mais as pressões inflacionistas que se sentem na Economia global são fontes importantes de preocupação e provavelmente serão tema de discussão na campanha para...