Press News & Events

FLAD e Universidades renovam protocolo do programa SiPN

Segunda, Setembro 28, 2020 - 10:19
Publicação
FLAD

A FLAD e as quatro universidades parceiras assinaram esta quarta-feira a renovação do protocolo do Programa Study in Portugal Network, um programa da Fundação que promove o intercâmbio de estudantes norte-americanos nas universidades portuguesas.

A pandemia limitou os movimentos de todos entre zonas geográficas, afetando naturalmente a vinda de estudantes estrangeiros para Portugal. A FLAD, juntamente com as universidades parceiras – Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Lisboa, Universidade Católica Portuguesa e ISCTE-IUL – continuaram a trabalhar e o resultado já está à vista.

O protocolo renovado foi assinado esta quarta-feira pelo Conselho Executivo da FLAD, representando por Rita Faden, presidente, Elsa Henriques e James Kelly, administradores, e pelos reitores Universidade Nova de LisboaUniversidade de LisboaUniversidade Católica Portuguesa e pela vice-reitora do ISCTE-IUL, num evento realizado na sede da Fundação, em Lisboa.

“Temos de começar a preparar o futuro, e é por isso que estamos aqui, porque acreditamos que este protocolo é um passo importante para nos permitir crescer e ganhar escala”, explicou Rita Faden, na abertura do evento “Evoluir para Crescer”.

Elsa Henriques, administradora da FLAD, apresentou as novidades e fez um ponto de situação sobre a evolução nos cinco anos de vida do programa, notando que neste período o SiPN já trouxe para Portugal mais de mil alunos norte-americanos.

“Temos de crescer, mas só conseguimos crescer com as universidades. Lisboa nesta altura. A evolução o tempo o dirá. Há um potencial muito grande que não está explorado.” – Elsa Henriques, administradora da FLAD.

O encontro contou ainda com a presença dos diretores das faculdades e escolas parceiras do SiPN, e com representantes da Embaixada dos Estados Unidos em Lisboa, que enalteceu o papel da FLAD e do programa, manifestando o apoio da embaixada na missão do SiPN.

“Também colocamos a mesma questão, qual é a razão para mais Americanos não estarem aqui, já que este é um lugar incrível para se viver e aprender? Continuaremos a trabalhar em aumentar estes números. (…) Cada vez que aqui estamos, com este clima maravilhoso e neste belo bairro, somos recordados que Portugal ainda está na moda, e por todos os motivos.” – Kristin M. Kane, Encarregada de Negócios da Embaixada dos EUA em Portugal.

O ministro da Ciência encerrou o evento, sublinhando a importância do intercâmbio, tanto para os estudantes e docentes portugueses que escolhem fazer um período do seu percurso académico no estrangeiro, como a importância para as universidades portuguesas de receber alunos estrangeiros em Portugal.

Manuel Heitor sublinhou ainda a importância de, nesta conjuntura difícil, a FLAD renovar o seu compromisso com um programa numa área tão afetada pela pandemia.

“É sobretudo um reconhecimento, em especial numa altura destas a FLAD insistir na mobilidade entre pessoas, em particular de estudantes e investigadores. É um ato de coragem, e algo que faz cada vez mais parte da nossa posição de estar no mundo” – Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O Programa mantém as inscrições abertas para o semestre de primavera de 2021. Mais informações aqui.

 

Related Press News

03/01/2022 - 09:50
Observador
A história dos efeitos duma crise no emprego e no rendimento escreve-se olhando tanto para os empregos destruídos durante a crise como para os empregos criados durante a recuperação. Na passagem de ano comemos 12 passas e pedimos 12 desejos. Muitos...
28/12/2021 - 09:49
Jornal de Negócios
A conjuntura pandémica atual, que exibe um novo pico de infeções no final do mês de dezembro, mais as pressões inflacionistas que se sentem na Economia global são fontes importantes de preocupação e provavelmente serão tema de discussão na campanha para...