
A equipa composta por alunos do Master in Finance da Católica Lisbon School of Business & Economics foi a vencedora do concurso nacional CFA Institute Research Challenge 2021, que decorreu no passado dia 25 de fevereiro, entre várias escolas em Portugal – FEP, ISEG, Nova SBE, ISCTE –, qualificando-se como a única equipa portuguesa a representar Portugal na semifinal europeia do concurso, que terá lugar nos dias 13 e 14 de abril.
A equipa da CATÓLICA-LISBON, constituída pelos alunos Christian Gahrens, Yann Lelong, Bernardo Garcês, Bernhard Schmits e Giovanni Verde, analisou e avaliou financeiramente a SONAE, bem como os riscos de investimento da multinacional e os critérios ESG (Environmental, Social and Governance), sob a orientação do Professor José Tudela Martins, ganhando experiência no mundo real à medida que assumiam o papel de analistas de investigação. Cada aluno foi avaliado pelas suas competências analíticas, de avaliação, de elaboração de relatórios e de apresentação de trabalhos.
Os alunos da CATÓLICA-LISBON irão competir com equipas de Chipre, Croácia, Eslovénia, Espanha, Grécia, Israel, Istambul, Itália e Sérvia na semifinal sub-regional europeia. O vencedor será qualificado para a final europeia, culminando na final global, que terá lugar nos dias 20 e 22 de abril, respetivamente.
O CFA Institute Research Challenge é um concurso global que se realiza todos os anos, promovido pelo Chartered Financial Analysts Institute, que oferece aos estudantes universitários de finanças orientação prática, formação intensiva em análise financeira e a possibilidade de contactarem com os melhores profissionais do sector. Este ano o concurso realizou-se online devido à pandemia de Covid-19.