Sustentabilidade é a Estratégia: O Novo Imperativo dos Negócios Responsáveis

"Either we have a sustainable and responsible business or we will not have a business at all."​

Há um reconhecimento generalizado de que ser um “Responsible Business” se transformou numa macrotendência imparável, existindo ainda uma aceitação global da importância de que as empresas incorporem cada vez mais aspreocupações sociais e ambientais na definição das suas estratégias de negócio.

Se é certo que sem sustentabilidade económica dificilmente haverá sustentabilidade social e ambiental, é também cada vez mais certo que sem preocupações sociais e ambientais por parte das empresas, dificilmente poderão preservar a sua sustentabilidade económica. Não existem estratégias de sustentabilidade. Sustentabilidade é A estratégia.

“Responsible Business” vai muito para além do Ambiente, sendo um tema que cobre desde Ética a Comunidades Locais, desde a forma como se tratam os Empregados até à Diversidade, das discriminações por género e raça até à forma como os Fornecedores tratam os seus próprios empregados, da interação com Media, até à forma como se tratam os Clientes.

A gestão correta e equilibrada de todos estes “stakeholders” constituirá a próxima fonte de vantagem competitiva para as empresas e o “business case for action” é cada vez mais evidente. Este programa irá assim dotar os participantes de ferramentas que lhes permitirão definir as melhores estratégias para responder a estes desafios.

Principais Benefícios:

Entender que o "business case" é inegavel e não há já outra forma de estar no mercado para as empresas que almejam o sucesso.

Entender o desafio da Sustentabilidade como algo holistico que afeta todas as dimensões da empresa: estratégia, marketing, operações e Recursos Humanos.

Conhecer os processos que podem conduzir à definição dessas estratégias.

​Testemunhos:

Estrutura do Programa

Descubra os módulos de aprendizagem e liberte todo o seu potencial.

keyboard_arrow_up I. Os fundamentos de uma Estratégia Sustentável (11h)
1) Porquê a Sustentabilidade como Estratégia num mundo em mudança?  
2) A Estratégia: Fundamentos da vantagem competitiva sustentável
3) A Sustentabilidade como negócio: argumentos para os negócios de futuro
4) Como definir uma estratégia alinhada com os stakeholders? Do Purpose à liderança de mercado
5) O reporte de sustentabilidade e a diligência devida: estratégia ou compliance?
keyboard_arrow_up II. Sustentabilidade na prática: um plano de implementação para o meu negócio (13h)
1) Estratégia sustentável: passo a passo - sessão de trabalho prático I & II
2) A Dupla Materialidade: como implementar?
3) Ambiente: na prática
4) Social: na prática
5) Business Case: na prática
6) Comunicação em sustentabilidade
keyboard_arrow_up III. Acelerar a sustentabilidade no meu negócio (8h)
1) A criação de uma cultura sustentável: da Liderança ao status quo
2) Como "vender" a sustentabilidade internamente
3) Ferramentas tecnológicas que me ajudem a acelerar a sustentabilidade
4) Finanças sustentáveis
5) Cálculo da pegada carbónica  e plano de transição ambiental
keyboard_arrow_up IV. Seminário de partilha (6h)
1) A importância da Liderança Responsável num mundo fraturado
2) A Governance como pilar de um negócio Sustentável 
3) A Tecnologia e Sustentabilidade: muito mais do que um mundo de Inteligencia Artificial
keyboard_arrow_up Encerramento (2.5h)
Future trends and sustainability 

Diretor do Programa

Quer saber mais?

Contacte a program manager: