Passar para o conteúdo principal

Estratégia, Empreendedorismo e Inovação

Um dos grupos de investigação mais dinâmicos e produtivos da CATÓLICA-LISBON, o grupo de Estratégia, Empreendedorismo e Inovação foca-se em temas como a relação entre a estratégia e a criação de valor, o impacto do empreendedorismo, tanto em empresas como no ambiente social, ou as relações que se constroem entre instituições, estratégia e empreendedorismo. 

Desde 2013, investigadores neste grupo foram autores de mais de 50 artigos científicos em revistas científicas internacionais, incluindo em publicações de topo como o Academy of Management Journal, a Organization Science ou a Management Science. O seu trabalho já foi premiado e reconhecido por organizações como a Academy of Management. 

Estes investigadores também participam na comunidade académica desempenhando funções editoriais em revistas científicas como o Journal of Management Studies, o Journal of Business Venturing e o Strategic Management Journal. Ilídio Barreto é membro do Conselho de Revisão Editorial do Academy of Management Journal.

Os membros deste grupo também estão associados a vários dos Centros da CATÓLICA-LISBON, o Smart City Innovation Lab, ou SCIL, onde uma equipa investiga como a tecnologia e a transformação digital podem contribuir para o bem-estar em zonas urbanas, ou o Center for Technological Innovation & Entrepreneurship, que financia investigação e é também parte ativa do ecossistema de empreendedorismo. Patient Innovation é outro exemplo de uma plataforma significativa que recebeu prémios internacionais, que foi começada por um investigador associado a esta área. 

Principais áreas de investigação

Uma linha importante de investigação neste grupo lida com a relação entre estratégia e criação de valor em ambientes que se estão a tornar mais prevalentes nas economias atuais. Nesta área, analisam-se questões como a razão e a forma como certas empresas se adaptam a ambientes em mudança enquanto outras falham. Alguns membros do grupo focam-se nas ligações entre instituições, estratégia e empreendedorismo. Por exemplo, como é que as leis e regulação afetam o comportamento e os resultados das empresas? 

O grupo também analisa as formas como o empreendedorismo e a inovação afetam e influenciam a criação de valor no setor privado. Como é que as empresas gerem ambientes dinâmicos através da inovação? Como se descobrem novas oportunidades de negócio nestes fundos em mudança? 

Outra questão fundamental a que estes investigadores tentam responder é sobre a forma como o empreendedorismo e a inovação podem ser fontes de valor social. Como é que as organizações e indivíduos podem fazer avançar mudanças sociais positivas através de ideias inovadoras? Como é que as empresas podem cumprir objetivos sociais nem arriscar a sustentabilidade financeira? 

Membros da equipa

Projetos

Título: Development of a "Smart City Aggregator". A system that connects the use of electric vehicle batteries and intelligent equipment with intelligent counters 
Investigador Principal (PI): René Bohnsack
Financiamento: Adene - Agência para a Energia (FAI)

Título: Integrated Smart GRID Cross-Functional Solutions for Optimized Synergetic Energy Distribution, Utilization Storage Technologies”  
Investigador Principal (PI): René Bohnsack
Financiamento: H2020 Project - European Union 

Título: Centro para a Inovação Tecnológica e Empreendedorismo
Investigador Principal (PI): Céline Abecassis-Moedas
Financiamento: Privado

Título: A Collective Research Impact Framework and multi-variate models to foster the true engagement of actors and stakeholders in Health Research and Innovation (MULTI-ACT) 
Investigador Principal (PI): Tommaso Ramus
Financiamento: H2020 Project - European Union

ALTA DIGITAL