Conceição Lucas
Conceição Lucas é uma experiente banqueira de investimentos e gestora financeira em múltiplas partes do mundo. Atualmente é Presidente do Conselho de Administração do Banco Atlântico Europa (Lisboa, Portugal), com foco em return & purpose, e é Administradora Não-Executiva da EDP Renováveis. Anteriormente, desempenhou funções nas comissões executivas do segmento corporate e banca de investimentos no Banco Millennium BCP em Portugal, e foi membro não-executivo da comissão de bancos filiados do Millennium BCP em África e na Suíça, em conjunto com o desempenho de funções consultivas de supervisão na Polónia e de direção em Macau.
Conceição Lucas presta aconselhamento às entidades financeiras sobre como desempenhar um papel na provisão de valor nas áreas de Ambiente, Social e Governance (ESG na sigla inglesa), em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. É antiga aluna da CATÓLICA-LISBON, onde concluiu uma licenciatura em Gestão, tem um mestrado em Operations Research pela London School of Economics, e uma pós-graduação em Economia pelo College of Europe (Bruges, Bélgica).
Nuno Vaz Neto
Licenciado em Gestão, com vários programas executivos (CATÓLICA-LISBON, Insead, AESE, Singularity University, Porto Business School) e formação digital (Wharton Online, DartmouthX, Darden School of Business), Nuno Vaz Neto tem mais de 20 anos de experiência na áreas de Marketing, Vendas e Operações de Clientes. Iniciou a sua carreira como Private Account Manager na banca e ingressou na Gás de Portugal nas funções de marketing para o mercado de gás natural. Depois, abraçou um projecto comercial de transformação e venda na Lisboagás, onde passou 4 anos, antes de coordenar projectos tanto na área das energias renováveis (microgeração / produção descentralizada de energia) como no atendimento ao cliente após desagregação em Portugal, gerindo contact centers e lojas.
Após 6 anos à frente da equipa que criou e lançou a operação comercial e de venda da Galp no mercado liberalizado de electricidade e gás, tendo alcançado a segunda posição em quota de mercado, e tendo tido o privilégio de coordenar uma equipa transversal que lançou as bases para a mudança cultural na Galp (com um novo conjunto de valores, atitudes e comportamentos de referência) assumiu a área de Lealdade. Antes de se tornar responsável pelo Desenvolvimento de Negócios e Inteligência de Mercado, ao mesmo tempo como Head of Loyalty & Customer Centricity, concebendo e implementando programas transformacionais no âmbito dos postos de gasolina, com responsabilidades nos mercados português e espanhol. Agora, à frente de Omnichannel, está focado na otimização da oferta integrada de serviços e produtos, adaptando-se a novos padrões de consumo em economia aberta, digital e partilhada, rumo ao crescimento de market share e um negócio sustentável.
O Nuno caracteriza-se por uma enorme energia, método e pragmatismo, é um mentor apaixonado por jovens em início de carreira, com forte sentido de propósito como membro de equipa, construindo relações sólidas com parceiros estratégicos e construindo consensos nos múltiplos níveis organizacionais. Sempre com um forte foco nos resultados e no crescimento do desempenho das suas equipas, o seu lema pessoal é “O que não estás a mudar, estás a escolher”.
André Albuquerque
André Albuquerque foi Head of Product na Uniplaces, uma startup tecnológica que veio revolucionar globalmente as residências de estudantes. Como Head of Product, André Albuquerque foi responsável por delinear a estratégia e o percurso de todos os produtos da empresa, tendo alcançado mais de um milhão de usuários mensais, além de gerir uma equipa multidisciplinar de gestores de produto e co-liderar as equipas de engenharia, design e dados.
Antes de liderar a equipa de gestão de produto, André esteve envolvido na construção dos produtos para consumo, dados e produtos móveis, liderou a equipa de expansão, foi responsável por descobrir e desenvolver novas estratégias de aquisição de usuários, linhas de produtos e fluxos de receita e liderou as equipas de marketing de performance, marca e comunicação. Antes de ingressar na Uniplaces, André Albuquerque ocupou vários cargos na Google, tanto na sede europeia em Dublin, quanto na sede global em Mountain View, na Califórnia. Atualmente, André Albuquerque está a formar uma startup tecnológica sediada em Lisboa, além de assessorar startups, equipas de produto jovens e gestores de produto de alto potencial.
Frederico Fezas Vital
Formado em Direito pela Universidade Católica, também estudou Gestão de Marketing no ISG, Gestão de Projetos e Liderança no INSEAD, IESE e Heriot Watt e Liderança Positiva na UN University, na Costa Rica. Em 2011 frequentou o primeiro ISEP (Programa Internacional de Empreendedorismo Social) em Portugal, um programa promovido pelo IES-SBS (Social Business School), desenvolvido pelo INSEAD. Desde então, foi Líder, Formador e Mentor em mais de 25 Bootcamps de Empreendedorismo Social com o IES-SBS. Em 2017 frequentou o primeiro programa EVPA (European Venture Philanthropy Association) para o “Scaling Impact for Social Investors”, promovido pela Católica Lisbon School of Business & Economics.
Depois de trabalhar como advogado durante 3 anos, lançou e geriu um Departamento de Private Banking no BCP (1998 a 2002). Em 2002 iniciou uma série de projetos e startups, em diversos setores (2002-2007). Em 2007, começou na busca de um maior propósito para a sua vida, fundou a Terra dos Sonhos, uma ONG dedicada a trabalhar com a saúde emocional de crianças com doenças crónicas em risco de vida, crianças em risco e idosos. Em 2009 recebeu o Prémio Cidadania do Rádio Clube Português. Em 2011, o seu projeto foi reconhecido como um Projeto de Empreendedorismo Social de Alto Potencial pelo Mapa de Inovação Social e Empreendedorismo, desenvolvido pelo IES-SBS e pelo IPAV. Em 2016, começou a trabalhar com a Ashoka Portugal, como responsável pelos Programas de Educação e, em 2017, como Diretor de Competências do Changemaker para Portugal. Na Ashoka, lançou as Escolas Changemaker em Portugal, bem como o MOU para prototipagem do primeiro Ecossistema de Aprendizagem da Changemaker no mundo, juntamente com a OCDE e os Líderes de Mudanças Globais, com o apoio e a facilitação do Governo Português. Desde novembro de 2017, é CEO da Junior Achievement Portugal, a maior organização do mundo em Educação em Empreendedorismo, com impacto global em mais de 10 milhões de estudantes em 120 países. Tem também uma participação numa empresa de consultoria e formação que trabalha com a Social Innovation e Social Impact, através da qual ele continua a aumentar o impacto de pessoas e organizações. Desde janeiro de 2018, é também Assistente na CATÓLICA-LISBON em “Building Impact ventures” para Mestrados apoiados pela Cátedra em Empreendedorismo Social e o primeiro Social Entrepreneur in Residence na CATÓLICA-LISBON. Desde 2011, é mentor, formador e líder de bootcamps em empreendedorismo social, trabalhando com IES e INSEAD numa metodologia desenvolvida especificamente para iniciar projetos sociais. Atualmente dirige bootcamps e seminários de empreendedorismo social, juntamente com o Prof. Filipe Santos, no INSEAD para estudantes de Executive Masters, no campus de Fontainebleau (Paris, França).
Silvia Taveira de Almeida
A Sílvia é licenciada em Economia pela Católica Lisbon School of Business and Economics e MBA pela Kellogg School of Management. Tem mais de 20 anos de experiência profissional a nível internacional, nomeadamente no sector financeiro. Trabalhou em cinco países diferentes, em reconhecidos grupos multinacionais como UBS, Tractebel e General Electric; e em grupos nacionais como EDP e Millennium BCP.
Tem uma experiência transversal do setor financeiro, nomeadamente na gestão de instituições financeiras, desenvolvimento de negócio, fusões e aquisições, project finance e asset management. Enquanto representante da UBS Global Asset Management em Portugal, apoiou os grandes investidores institucionais portugueses a implementar as melhores estratégias de alocação dos seus ativos financeiros. Está agora disponível para colocar a sua extensa rede de conhecimentos do setor financeiro internacional à disposição dos objetivos da BAUC e das suas participadas.
Está ligada ao empreendedorismo desde 2011, como advisor e como empresária. É atualmente acionista, administradora e CEO da Business Angels Universidade Católica, SA. Foi Presidente da Associação BVS (Bolsa de Valores Sociais) entre 2014 e 2015.
É associada da APBA (Associação Portuguesa de Business Angels) e membro do Instituto Português de Corporate Governance (IPCG).
Pedro Cerdeira
Licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, com dois programas executivos da Universidade Católica Portuguesa, Programa Avançado de Gestão para Executivos e Programa Avançado de Empreendedorismo e Gestão da Inovação.
Mais de 25 anos de experiência em diversas posições internacionais seniores no mercado de Tecnologias de Informação Enterprise, nas áreas de desenvolvimento de negócio, gestão de vendas e gestão de alianças e parcerias, em empresas como Oracle, Brocade, EMC2, Compaq/HP, Alcatel e Accenture.
Participante activo no ecossistema empreendedor, como business angel, mentor (TechStars, StartupLisboa, BGI, Demium), Expert Evaluatorda União Europeia, Advisor do Denmark Innovation Fund e Membro do board da APBA - Associação Portuguesa de Business Angels.
Fundador e managing director da Businessplug.com, apoiando o sucesso de startups, investidores e empresas, a escalar e a desenvolver negócio internacional.
Business Angels Universidade Católica, AS
- O que é a BAUC?
- Como e quando nasceu?
- Para que serve? Quais os seus objetivos?
- Como se estrutura o seu trabalho?
- Quem pode beneficiar dela e como?
- Por quem é dirigida?
- Que valor acrescenta relativamente a outras Business Angels?
- O que a diferencia?
- Já existem projetos que possam ser revelados?
Uma visão de “Smart Money” – Mentoria para além do investimento
Para um empreendedor, BAUC apresenta grandes vantagens competitivas face às suas congéneres. Além da proximidade ao ecossistema da Universidade, que facilita todo o processo de contacto, como também o acesso a uma pool de mentores de elevado nível que vão apoiar os novos negócios a vários níveis.
A mentoria dos novos negócios será prestada não só pelas pessoas incluídas nos Corpos Sociais da BAUC, mas também pelo universo de pessoas associadas à Universidade Católica Portuguesa e parcerias internacionais, destacando-se os professores que garantem um conhecimento teórico e técnico de excelência, bem como os acionistas que garantem uma experiência prática no desenvolvimento de projetos e negócios de âmbito nacional e internacional.
Estes mentores garantem uma elevada diversidade de competências e áreas de especialização, podendo prestar um apoio com impactos reais por sector de atividade, por fase de crescimento, por dimensão de negócio e mercado geográfico.
Por último, para apoio no desenvolvimento destes projetos, a EV irá recorrer às parcerias e networking já existentes atualmente no ecossistema da Universidade Católica Portuguesa, bem como a parcerias a estabelecer com outras entidades, nacionais e internacionais, que reforcem a capacidade de oferta de serviços próprios aos negócios em criação.
Sucesso na candidatura à Linha de Financiamento a Entidades Veículo de Business Angels, do IFD (Instituição Financeira para o Desenvolvimento, AS)
A BAUC concorreu com sucesso à segunda fase do concurso à linha de financiamento acima mencionada, promovida pelo IFD em 2017, cujo resultado foi publicado no segundo trimestre de 2018.
Projetos em curso
A BAUC está atualmente a analisar os projetos que virão a constituir os seus primeiros investimentos.
O empreendedorismo na Universidade Católica
É de realçar que existe já na UCP, e em particular na CATÓLICA-LISBON, um conjunto de iniciativas neste âmbito que levaram à criação de vários projetos de sucesso, seja no âmbito de alunos de licenciaturas e mestrados (eg. Uniplaces, Surfstoke, OLX) ou formação avançada. Por exemplo no âmbito do Programa Avançado em Empreendedorismo e Gestão da Inovação (PAEGI) foram criadas várias empresas (e.g. AnubisNetworks, WyGroup, etc).
Também ao nível da investigação têm surgido projetos empreendedores relevantes. Porventura o projeto mais relevante é o Patient Innovation, que emergiu de um projeto de investigação sobre o papel dos pacientes como inovadores, tendo evoluído até ser já considerado “Non-Profit Health Startup of the Year 2016”.
E outras escolas e institutos da Universidade Católica têm igualmente um historial que serve de importante base para o projeto. O BioSpin, na Escola Superior de Biotecnologia conta já com uma incubadora de empresas que fomenta projetos empresariais desde 1994.
Existe ainda o MARE Startup – um consórcio lançado em 2015, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Universidade Católica Portuguesa, o Fórum Oceano e a Sociedade de Avaliação Estratégica e Risco e cujo objetivo passa pela promoção do empreendedorismo e inovação empresarial no mar, de forma a contribuir para o estímulo da economia do mar.
O objetivo prioritário da BAUC é o incentivo à criação de projetos, com investimento nas fases de pre-seed, seed e early stage.
A BAUC tem a vocação de investimento em startups que tenham origem na Universidade Católica, dando por isso prioridade aos negócios criados por alunos atuais, antigos alunos e membros do corpo docente.
Mas esta orientação não é exclusiva. A BAUC pode também investir em startups originadas por outro tipo de iniciativas, desde que sejam coerentes com a sua política de investimento.
Em termos sectoriais, dada a ligação privilegiada à Universidade Católica, será dado maior enfoque às suas áreas de especialização, nomeadamente: Ciências da Vida (MedTech), Fintech, Educação, Sustentabilidade, Turismo, Lifestyle e Mar.
Accionistas
Os acionistas da BAUC são empresários ligadas à própria Universidade – antigos alunos e docentes. Hoje são já 25.
A sociedade tem a ambição de crescer, no curto prazo, para responder à multiplicidade de oportunidades de investimento que se lhe apresentam.
A Universidade Católica está presente na sociedade através da Associação dos Antigos Alunos da CATÓLICA-LISBON.
Os corpos sociais da sociedade:
Conselho de Administração
Sílvia Taveira de Almeida Emídio Pinheiro José Carlos Tudela Martins Paulo Vila Luz
Presidente da Mesa da Assembleia Geral
Alexandre Relvas
A Universidade Católica Portuguesa (UCP) promoveu, em 2017, uma Entidade Veículo para o investimento em projetos de empreendedorismo qualificado e criativo que venham a surgir no universo de pessoas ligadas à UCP e em particular à Católica Lisbon School of Business and Economics (CATÓLICA-LISBON), seja nas Licenciaturas, Mestrados, MBA ou Formação de Executivos – a Business Angels Universidade Católica, SA (BAUC).
Esta sociedade pretende potenciar e dinamizar ainda mais o atual ecossistema de empreendedorismo da Universidade Católica, que já inclui várias iniciativas relevantes desenvolvidas nos últimos anos, pelas diversas Faculdades, nomeadamente na fase de incentivo e apoio no lançamento de projetos inovadores de elevado potencial por parte de estudantes, não só numa perspetiva nacional, mas principalmente com uma perspetiva internacional.
A BAUC contribui para a criação de condições para dinamização projetos de empreendedorismo, nomeadamente no que respeita a:
financiamento para o teste de ideias e modelos de negócio, nas fases prévias à criação de novas empresas; promoção da colaboração eficaz entre áreas de competência complementares - como a ciência, a tecnologia e a gestão – oferecendo mecanismos eficazes de fomento de equipas multidisciplinares que possam tornar-se equipas de fundadores de sucesso.