João Castanheira
Alumnus de Gestão e Administração de Empresas
Iniciei a minha carreira profissional em Setembro de 1999 na empresa Unilever, primeiramente como management trainee, e depois trabalhei na unidade de Home and Personal Care, com passagens pelos departamentos de Marketing; Trade Marketing; Category Management e Vendas. Nessa minha primeira experiência profissional tive a oportunidade de trabalhar numa equipa incrível a desenvolver diariamente as grandes marcas de produtos de grande consumo desta empresa como Skip e Dove, entre outras e em estreita colaboração com os principais retalhistas a operar em Portugal (Jerónimo Martins; SONAE; Auchan; Lidl entre outros). Ao todo foram mais de 5 anos onde tive a oportunidade de fazer grandes amizades na Unilever além de poder colocar em prática e refinar todos os conhecimentos/instrumentos de gestão que aprendi na Católica-Lisbon SBE.
O que o levou a seguir um caminho diferente
No ano em que saí da Unilever em 2005, foi precisamente nesse mesmo ano em que o meu avô faleceu. Imediatamente eu falei com a minha família para saber se estariam interessados em converter a nossa casa de férias numa Escola de Surf. Nesse preciso momento, não houve abertura para iniciar o projeto do Surfcastle porque a minha família tinha outros planos para essa casa, mas já nessa altura de uma forma inconsciente, eu já estava a plantar uma semente para o meu futuro profissional. De seguida, estando livre e sem trabalho optei por realizar um ano sabático a viajar e a surfar pelo mundo. Esta experiência foi sem dúvida muito marcante na minha vida porque estava livre para fazer aquilo que eu mais gostava de fazer na vida (andar nas ondas a surfar). No final deste período sabático, que durou cerca de um ano, recebi uma chamada telefónica de um dos meus tios a perguntar se ainda estava interessado em converter a nossa casa de férias numa escola de surf. Naturalmente, fiquei extremamente contente e de imediato resolvi falar com o meu querido amigo Pedro Pulido Valente, também conhecido como “Ginjas”, para abraçar o projeto do Surfcastle. A nossa parceria neste negócio foi muito bem-sucedida, e durou mais de 15 anos. Começámos a trabalhar no projeto do Surfcastle no final de 2006, eu como gestor do negócio e o Pedro trabalhando como diretor técnico da Escola de surf. Cada um de nós tinha as responsabilidades muito bem definidas e sempre cumprimos com brio e integridade as nossas funções no Surfcastle. A nossa parceria só terminou no final de 2022 quando o Pedro resolveu abraçar outros projetos. O segredo do nosso sucesso deve-se ao facto de nós termos sabido sempre manter a nossa amizade apesar de sermos sócios num negócio. Ainda hoje somos muito amigos, graças a Deus! Olhando para trás no tempo, em 2006 quando arrancámos com o projeto do Surfcastle, os meus amigos e a minha família sempre me apoiaram, mas eu acho que nessa altura eles não acreditavam que íamos conseguir desenvolver tão bem a marca do Surfcastle.
O seu “Lado C” Hoje
Atualmente, continuo a ser o responsável máximo da empresa Surfcastle. Trata-se de uma pousada de surf + escola de surf na praia do Baleal (localizado no concelho de Peniche, distrito de Leiria). A minha função é gerir o negócio “top to bottom”, onde a minha principal responsabilidade é ser o anfitrião do Surfcastle. Ou seja, a minha tarefa principal é fazer com que os nossos clientes se sintam bem, como se estivessem na sua própria casa. De resto a minha função é ser o CEO desta pequena empresa e como tal, sou responsável pelo marketing, vendas, finanças, e acima de tudo tenho de saber gerir muito bem e potencializar ao máximo os recursos humanos do Surfcastle (todos os funcionários do Surfcastle e os professores de Surf). A minha experiência na Católica-Lisbon SBE foi crucial para o meu sucesso profissional. Foi na Universidade que aprendi a desenvolver as técnicas e instrumentos de gestão de empresas. Além disso a Católica-Lisbon SBE dá bastante enfase aos ensinamentos de boas práticas de ética empresarial, que é muito importante na área dos serviços mais concretamente no ramo da hotelaria onde o Surfcastle está inserido.
Posso dizer-vos que me sinto muito realizado profissionalmente, afinal de contas tenho a oportunidade de gerir a minha própria empresa e foi exatamente com esse objetivo que estudei durante 6 anos na Católica-Lisbon SBE. Além disso, trabalho com a área do Surf que é a minha maior paixão nesta vida, e tenho o privilégio de viver mesmo junto à praia aqui em Peniche. Poder fazer surf praticamente todos os dias é uma verdadeira bênção nos dias de hoje! Mas acima de tudo, através do Surfcastle eu consigo transformar diariamente a vida das pessoas que nos visitam… ensinar um desporto novo aos nossos clientes e mostrar-lhes a cultura do Surf Português, é realmente uma recompensa inacreditável. É algo de intangível dificilmente explicável por palavras, mas trata-se de uma realização profissional muito profunda.
Reflexão Final
Ao longo destes anos, toda a formação na CATÓLICA--LISBON foi uma das bases fundamentais para criar e gerir o Surfcastle. As principais metodologias e valores desenvolvidos na Universidade como a ambição, disciplina, dedicação, resiliência, capacidade de adaptação, trabalho em equipa e liderança foram essenciais na minha transição de carreira e continuam a sê-lo no dia a dia. Acima de tudo a valorização das pessoas e o cultivo diário das relações humanas (clientes; fornecedores e colegas) é um fator critico de sucesso neste sector da hospitalidade / ensino do Surf.