Para estadias superiores a um ano: os estudantes não pertencentes à UE necessitam de uma Autorização de Residência. Primeiro, para requererem esta autorização é necessário obter um Visto de Residente antes de entrar em Portugal (válido por um período de 4 meses). Os estudantes não europeus podem solicitar este visto numa Embaixada ou Consulado Português no seu país de origem ou no seu país de residência. Posteriormente, é automaticamente agendada uma marcação presencial na Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) para que o pedido de Autorização de Residência possa ser submetido através de um formulário assinado pelo requerente. O pedido para autorização de residência pode ser submetido em qualquer balcão da AIMA e a mesma pode demorar até 90 dias a ser emitida. A validade das Autorizações de Residência varia de acordo com a duração do programa escolhido.

 

Podem ser exigidos alguns ou todos os seguintes documentos:

  • Visto de residência
  • Duas fotografias iguais, tipo passe, a cores e fundo liso, atualizadas e com boas condições de identificação
  • Passaporte válido
  • Formulário da AIMA, devidamente preenchido
  • Comprovativo de morada
  • Comprovativo de meios de subsistência suficientes
  • Registo Criminal do país da nacionalidade da pessoa que requer ou registo criminal do país onde o cidadão residia há mais de um ano, antes de residir em Portugal, devidamente autenticado
  • Comprovativo de inscrição
  • Comprovativo de que não existem dívidas na Universidade Católica Portuguesa
  • Seguro de saúde ou comprovativo em como se encontra abrangido pelo Serviço Nacional de Saúde

 

Caso seja necessário algum esclarecimento de dúvidas, podes contactar a nossa equipa de Student Experience: we.are.clsbe@ucpt.pt. Trabalhamos em conjunto com uma equipa jurídica que presta todo o apoio necessário em cada etapa do processo.

Abrir uma conta bancária pode parecer intimidante, mas é perfeitamente possível e beneficia o dia-a-dia dos nossos alunos.

A CATÓLICA-LISBON estabeleceu uma parceria com a Caixa Geral de Depósitos, responsável pela emissão dos cartões de estudante da Universidade Católica Portuguesa. Numa agência do banco, é possível abrir uma conta bancária sem custos. Para o efeito, deverão ser levados os seguintes documentos:

  1. Cartão de Cidadão ou Passaporte válido;
  2. Número de Identificação Fiscal (NIF) - Ver informação sobre o NIF
  3. Contrato de arrendamento ou declaração bancária (este documento também pode ser emitido pelo International Office,servindo como comprovativo de morada).

 

Depois de admitidos, os estudantes receberão o nosso Guia do Estudante com informações mais detalhadas sobre como proceder passo a passo.

Caso decidas abrir uma conta bancária em Portugal, um dos requisitos necessários é um Número Fiscal Português (NIF) emitido pela Autoridade Tributária e Aduaneira (Finanças).


Deverão ser apresentados os seguintes documentos:
1. Cartão de Cidadão/Passaporte;
2. Documento comprovativo de morada.

Não são cobrados quaisquer custos pela emissão deste documento.

Importante: Recomenda-se que os estudantes façam marcação com antecedência caso precisem de ir a uma Repartição das Finanças para obter o NIF. Embora seja possível ser atendido sem marcação, se chegarem antes das 11:30h não é possível garantir o atendimento.

Em alternativa, o processo pode ser concluído online. Importa ainda destacar que todos os estudantes oriundos de países fora da União Europeia necessitam de um Representante Fiscal em Portugal, quer solicitem o NIF presencialmente ou online.

Se, em algum momento durante o processo, for necessário um Representante Fiscal em Portugal, por favor contacta we.are.clsbe@ucp.pt

 

Portugal tem um sistema de saúde público, gerido pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A maioria dos serviços médicos essenciais é gratuita, ao passo que os serviços ou tratamentos não essenciais podem exigir algum pagamento. Lisboa tem muitos hospitais e centros de saúde, pelo que há muitas opções de escolha, quer em termos de estabelecimentos públicos, quer de instituições privadas. 

Pode consultar alguns deles aqui:

 

Caso seja necessário algum esclarecimento adicional, por favor contacta a nossa equipa: we.are.clsbe@ucp.pt

Gerir uma complexa carga horária pode tornar-se muito exigente e gerar elevados níveis de ansiedade e stress. Aprender a relaxar e a gerir o stress é tão importante como o tempo que os passarão a estudar e a trabalhar.

O nosso Gabinete de Responsabilidade Social, em parceria com a Faculdade de Medicina e a Faculdade de Ciências Humanas, tem trabalhado para promover a saúde mental e o bem-estar da nossa comunidade académica através do Aconselhamento em Saúde Mental. Como tal, a nossa Escola oferece a possibilidade de todos os alunos usufruírem deste serviço, uma vez que todo o apoio é prestado em português ou inglês.

Para mais informações e detalhes sobre como marcar uma consulta: we.are.clsbe@ucp.pt

 

Em Lisboa, os estudantes devem ser titulares de um cartão para poderem utilizar os transportes públicos. A melhor opção é adquirir e carregar o cartão mensal "Navegante Metropolitano/Municipal", que dá acesso a todos os operadores de transportes da área metropolitana de Lisboa. Este é o método mais acessível para viajar na cidade.

É possível pedir o cartão em qualquer estação de metro e comboio. São necessários os seguintes documentos:

  1. Formulário - pedido pessoalmente em qualquer estação de metro, comboio ou aqui. Deverá depois ser entregue, devidamente preenchido, na estação onde o passe será feito.
  2. Documento de identificação;
  3. Fotografia;
  4. Contactos (morada, email, telefone);
  5. Comprovativo de matrícula - apenas se solicitar o Navegante sub23;
  6. Número de contribuinte (NIF) - apenas se solicitar o Navegante sub23.


Mais informações nos seguintes links:

 

Poder viver e estudar num novo país também oferece a possibilidade de estudar uma nova língua! Assim, na nossa escola, os alunos encontram a oportunidade de aprender português.

Este curso destina-se a principiantes em português como língua estrangeira e tem como objectivo preparar os participantes para o primeiro contacto com a língua e para as situações de comunicação diárias com que se irão deparar durante a sua estadia no país. O curso é oferecido todos os semestres, a partir do início de Setembro e de Fevereiro. As orientações e os preços são enviados por e-mail a todos os estudantes internacionais. 

  • Curso rápido: total de 18 horas (1,5 pontos de crédito ECTS)
  • Curso extensivo: total de 54 horas (4,5 pontos de crédito ECTS)



 

Perguntas frequentes

Lê as nossas respostas às perguntas mais frequentes sobre algumas possibilidades durante a tua estadia

keyboard_arrow_up Perguntas frequentes - durante a estadia
keyboard_arrow_up 1. Quais são os meus direitos?

Viver com a família
O inquilino tem o direito de viver com a sua família (aqueles que vivem no mesmo agregado familiar e/ou são cônjuges ou parentes em linha recta ou até ao 3.º grau de parentesco). Um inquilino pode também receber três hóspedes.

Pequenas deteriorações
Por razões de conforto e comodidade, o inquilino pode fazer pequenas deteriorações no imóvel, como buracos para pendurar quadros, cabos de televisão ou prateleiras.

Reparações urgentes no imóvel
Se o proprietário não proceder a reparações de caráter urgente, o inquilino pode tomar a iniciativa e ter direito ao reembolso das despesas (valor descontado no valor da renda mediante apresentação de comprovativo).

Rescisão do contrato
O inquilino pode rescindir o contrato antes do seu termo, mas sempre respeitando o prazo legal de antecedência indicado no contacto.

keyboard_arrow_up 2 .Quais são as minhas responsabilidades?

Pagamento da renda
Todos os meses, o inquilino é obrigado a pagar atempadamente a renda contratada, que pode ser atualizada anualmente.

Pagar as despesas de funcionamento (se não estiverem incluídas no valor da renda estabelecido com o senhorio)
As faturas relativas à utilização de água da rede pública, electricidade ou gás são, por norma, da responsabilidade do inquilino.

Conservação do imóvel
O arrendatário deve conservar o imóvel sem nunca o danificar. Se causar danos (ou os seus familiares ou visitantes), terá de os pagar. O inquilino também não deve efectuar obras que alterem as características do imóvel. Para alterar a estrutura interna ou externa do imóvel, é necessária a autorização por escrito do senhorio.

Informar o senhorio
O inquilino tem de dar a conhecer ao proprietário dos defeitos verificáveis na habitação (como problemas de canalização, vidros partidos, problemas elétricos, etc.).

Utilizar efetivamente o imóvel
O arrendatário deve utilizar o imóvel arrendado, não o deixando sem utilização por mais de um ano, salvo em casos de doença comprovada, força maior, cumprimento de deveres militares ou compromissos profissionais do arrendatário, do seu cônjuge ou companheiro.

Utilização do imóvel para o fim a que se destina
O imóvel deve ser utilizado de acordo com o seu objetivo (residencial ou não residencial). O arrendatário não pode, por exemplo, alugar um escritório para nele habitar.

Autorizar a inspeção
Se o senhorio pedir para verificar o imóvel arrendado, o inquilino deve permitir a inspeção pelo senhorio ou por uma pessoa por ele autorizada, desde que o dia e a hora sejam previamente marcados.

Boa vizinhança
Nas relações de vizinhança com outros proprietários ou inquilinos de prédios vizinhos ou do mesmo prédio, o inquilino deve cumprir as regras do condomínio e respeitar a lei do ruído. Não são permitidos ruídos altos após as 22 horas. 

Devolver o imóvel tal como o encontrou
No final do contrato, o inquilino tem de devolver o imóvel nas mesmas condições em que iniciou o contrato (incluindo pequenas deteriorações).

keyboard_arrow_up 3. Onde posso solicitar um comprovativo de morada para entregar à Agência para a Integração Migrações e Asilo (AIMA)??

Podes apresentar uma cópia do seu contrato de arrendamento ou da fatura das despesas correntes (água, electricidade, gás), se estiverem registadas em seu nome. Pode também solicitar uma declaração de morada à Junta de Freguesia, que deve ser assinada por três testemunhas registadas na freguesia, atestando a tua residência.

keyboard_arrow_up 4. Se necessitar de apoio formal relativamente ao contrato do meu alojamento, onde me posso dirigir?

O Centro Nacional de Apoio ao Imigrante (CNAI), em Lisboa, presta aconselhamento e apoio gratuito a todos os cidadãos estrangeiros residentes em Portugal, através do seu Gabinete de Apoio à Habitação. Veja os detalhes abaixo:

CNAI Lisboa
Rua Álvaro Coutinho, 14
1150 - 025 Lisboa
Tel: (+351) 21 810 61 91 (chamadas de telemóvel e do estrangeiro)
E-mail: informacoes@cnai.acidi.gov.pt

Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira das 8:00 às 17:00
Nota: Devido ao elevado número de utilizadores do Centro, poderá haver um limite de senhas para determinados serviços.

Transportes:
Metro: Linha Verde - estações "Anjos" ou "Intendente
Autocarros Carris: 12, 30, 60, 708