Para estadias superiores a um ano: os estudantes não pertencentes à UE necessitam de uma Autorização de Residência. Primeiro, para requererem esta autorização é necessário obter um Visto de Residente antes de entrar em Portugal (válido por um período de 4 meses). Os estudantes não europeus podem solicitar este visto numa Embaixada ou Consulado Português no seu país de origem ou no seu país de residência. Posteriormente, é automaticamente agendada uma marcação presencial na Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) para que o pedido de Autorização de Residência possa ser submetido através de um formulário assinado pelo requerente. O pedido para autorização de residência pode ser submetido em qualquer balcão da AIMA e a mesma pode demorar até 90 dias a ser emitida. A validade das Autorizações de Residência varia de acordo com a duração do programa escolhido.
Podem ser exigidos alguns ou todos os seguintes documentos:
- Visto de residência
- Duas fotografias iguais, tipo passe, a cores e fundo liso, atualizadas e com boas condições de identificação
- Passaporte válido
- Formulário da AIMA, devidamente preenchido
- Comprovativo de morada
- Comprovativo de meios de subsistência suficientes
- Registo Criminal do país da nacionalidade da pessoa que requer ou registo criminal do país onde o cidadão residia há mais de um ano, antes de residir em Portugal, devidamente autenticado
- Comprovativo de inscrição
- Comprovativo de que não existem dívidas na Universidade Católica Portuguesa
- Seguro de saúde ou comprovativo em como se encontra abrangido pelo Serviço Nacional de Saúde
Caso seja necessário algum esclarecimento de dúvidas, podes contactar a nossa equipa de Student Experience: we.are.clsbe@ucpt.pt. Trabalhamos em conjunto com uma equipa jurídica que presta todo o apoio necessário em cada etapa do processo.