Identificar fontes de informação estatística existentes sobre o consumo de refeições em casa e fora de casa em Portugal e criar um repositório de acesso aberto que agregue, interprete e divulgue esta informação de forma significativa;
O projeto How We Eat What We Eat, financiado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, teve início em março de 2020 e pretende colmatar a falta de informação de qualidade sobre o consumo de refeições, tanto em Portugal como no estrangeiro, que é necessária para abordar as questões da obesidade de forma informada. O projeto conta com investigadores do Food Behaviour Lab da CATÓLICA-LISBON, bem como do ISPUP (Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto) e da FCNA (Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação) da Universidade do Porto.
A nível mundial, o excesso de peso e a obesidade cresceram de 857 milhões em 1980 para 1,9 mil milhões em 2016. Só em Portugal, mais de metade dos adultos e um terço das crianças adolescentes têm atualmente excesso de peso, tendo as mulheres, os idosos, os mais pobres e os menos educados um elevado risco de obesidade.
Para enfrentar esta epidemia global, a política de saúde pública da União Europeia está a deslocar o foco do que as pessoas comem para a forma como comem.
A conceção e implementação de políticas fortes nesta área dependem crucialmente da disponibilidade e fiabilidade da informação sobre o comportamento contextualizado do consumo alimentar. No entanto, existe uma escassez de informação precisa, abrangente, sistemática e atualizada sobre o consumo de refeições em casa e fora de casa.