Passar para o conteúdo principal

Macroeconomia e Políticas Económicas

O grupo de Macroeconomia e Políticas Económicas é um dos mais antigos na CATÓLICA-LISBON. Este grupo foca os seus esforços de investigação nas políticas económicas e macroeconomia há mais de três décadas. 

Os membros deste grupo de investigação têm trabalhos publicados em revistas científicas de topo como a American Economic Review, o Journal of Monetary Economics, o Journal of Economic Theory ou o Economic Journal. São autores de artigos significativos e originais em publicações influentes. Os membros do grupo também são ativos na comunidade científica através de revisões e trabalho editorial para publicações como Cahiers d’Économie Politique, Economic Bulletin, Cuadernos de Economía - Spanish Journal of Economics and Finance, e o Portuguese Economic Journal.

Um compromisso com a sociedade e a comunidade científica 

O grupo apresentou o seu trabalho científico em mais de duas centenas de conferências nos últimos sete anos, desde a ASSET à European Economic Association ou a Econometric Society. Na CATÓLICA-LISBON, os investigadores do grupo de Macroeconomia também têm organizado as suas conferências económicas significativas, incluindo o Theories and Methods in Macroeconomics - T2M, em 2017, o ADEMU Workshop - Rethinking Fiscal Policy, também em 2017, Financial and Real Interdependencies: volatility and inequalities and economic policies, em 2015, e a 14.ª conferência da Association for Public Economic Theory, em 2013.

Este grupo de investigadores também está intimamente ligado à sociedade portuguesa, participando e aconselhando em estudos do Católica Lisbon Forecasting Lab/NECEP, cujas análises e previsões económicas são acompanhadas internacionalmente, e do Observatório das Parcerias Público-Privadas, também nesta Universidade. Estes investigadores são ainda consultados como peritos pelo Fundo Monetário Internacional e outras organizações, assim como pela imprensa. 

Os investigadores também fazem parte de autoridades internacionais de financiamento ao nível mais elevado de poder de decisão. Isabel Horta Correia é membro da European Economic Association e pertence ao seu conselho, além de, com Pedro Teles, ser membro do Center for Economic and Policy Research. Leonor Modesto é investigadora do Institute of Labour Economics (IZA). Vários membros do grupo participaram em painéis avaliadores do European Research Council, da US National Science Foundation ou da agência francesa para avaliação de investigação e ensino superior, assim como para a A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. 

Principais áreas de investigação

O grupo de Macroeconomia e Políticas Económicas no CUBE cobre muitos dos temas diferentes desta área, começando pelas flutuações endógenas. Recentemente, trabalhos nesta área incluem os efeitos de diferentes distorções de mercado no determinismo. Os efeitos destabilizantes das normas sociais e das regras de política fiscal também são tema de estudo para estes investigadores. 

Em segundo lugar, os investigadores olham para optimal taxationcomo podem os impostos ser calculados de forma eficiente e com a distribuição ideal. Em terceiro lugar, vários membros do grupo já trabalharam o tema das dívidas soberanas, e o papel que as expectativas têm em crises deste tipo de dívida. A área de política monetária e fiscal também recebe muita atenção: no CUBE já se estudou a interação entre as duas políticas a longo prazo, entre outras abordagens. 

Membros da equipa

Projetos

Título: Endogenous cycles
Investigador Principal (PI): Leonor Modesto
Financiamento: Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)

Título: A Dynamic Economic and Monetary Union
Investigador Principal (PI): Pedro Teles
Financiamento: H2020 Project - European Union

ALTA DIGITAL