Passar para o conteúdo principal

Responsible Business: Próxima Fonte de Vantagem Competitiva

Contactos

Formação de Executivos - Programas de Inscrição Aberta

Andreia Hidalgo

E-mail: andreia.hidalgo@ucp.pt

Tel: (+351) 214 269 846

 

 

Mais informações

1ª edição: iniciou a 29 de maio de 2019
Calendário: download aqui

2ª edição: início a 19 de fevereiro de 2020
Calendário: download aqui

Horário: 4ª e 5ª feiras, das 14h30 às 18h30

Duração do programa: 30 horas

candidaturas a decorrer

Apresentação

"Either we have a sustainable and responsible business or we will not have a business at all"​

Há um reconhecimento generalizado de que ser um “Responsible Business” se transformou numa Macro Tendência imparável, existindo ainda uma aceitação global da importância de que as empresas incorporem cada vez mais aspreocupações sociais e ambientais na definição das suas estratégias de negócio.


“Responsible Business” vai muito para além do Ambiente, sendo um tema que cobre desde Ética a Comunidades Locais, desde a forma como se tratam os Empregados até à Diversidade, das discriminações por género e raça até à forma como os Fornecedores tratam os seus próprios empregados, da interacção com Media, até à forma como se tratam os Clientes.


A gestão correcta e equilibrada de todos estes “stakeholders” constituirá a próxima fonte de vantagem competitiva para as empresas e o “business case for action” é cada vez mais evidente. Este programa irá assim dotar os participantes de ferramentas que lhes permitirão definir as melhores estratégias para responder a estes desafios.

 

Principais Benefícios

  • Incrementar a consciência desta Macro Tendência;
  • Preparar os participantes para os debates internos nas suas organizações sobre qual a melhor estratégia a seguir para responder a estes desafios;
  • Conhecer os processos que podem conduzir à definição dessas estratégias.

 

Metodologia

  • Todos os tópicos serão ilustrados com casos reais de êxitos (e inêxitos…) de empresas como Unilever, Walmart, Nestlé, Coca Cola, Apple, Ford, Lego;
  • Serão ainda projetados e debatidos vídeos sobre os principais protagonistas do desenvolvimento de estratégias de “Responsible Business”;
  • Haverá um “Simulation Game” (que envolve discussão em classe e preparação anterior): “Strategic Corporate Social Responsibility”. A simulação utiliza métricas quantitativas e qualitativas para desenvolver e avaliar uma gestão socialmente responsável, onde se aprecia o impacto das decisões na performance da empresa através de um “Business Plan” a 5 anos.

Participação CEO's

  • Três CEOs de empresas relevantes em Portugal partilharão com os participantes a sua experiência e os desafios estratégicos que esta nova tendência traz.

Apoio:

A Fundação Calouste Gulbenkian apoia este programa através da atribuição de 5 bolsas equivalentes ao montante total das propinas deste curso. Este projeto tem como objetivo promover as competências verdes de profissionais com elevado potencial de transformação nas suas organizações, sendo especificamente dirigido a colaboradores de PMEs, microempresas, startups e empresas sociais portuguesas. Para se candidatar, deverá ser submetido um documento que explique, num máximo de 500 palavras, de que forma os conhecimentos adquiridos neste curso poderão impactar na transformação da sua organização, nomeadamente em acelerar a transição para padrões de produção e/ou consumo mais sustentáveis, ou na inclusão de praticas de gestão mais responsável do ponto de vista social ou ambiental. Contacte-nos para mais informações.

 

 

ALTA DIGITAL