Passar para o conteúdo principal

Estudo da Sociedade Portuguesa (julho 2016)

Estudo da Sociedade Portuguesa - Euro 2016 e patriotismo, otimismo, felicidade e satisfação com a vida (julho 2016)

O Observatório da Sociedade Portuguesa (OSP) da CATÓLICA-LISBON realizou um estudo de modo a caracterizar os níveis de felicidade e satisfação com a vida das pessoas que pertencem à Sociedade Portuguesa, após a vitória de Portugal no Campeonato Europeu de Futebol (Euro 2016). Neste estudo, ao qual responderam 857 participantes, e cujos dados foram recolhidos até uma semana após vitória da equipa Portuguesa no campeonato Europeu de Futebol (Euro 2016), aferiu-se indicadores gerais de felicidade e satisfação com a vida nos membros da Sociedade Portuguesa.  Este estudo aferiu também a importância da vitória da seleção nacional de futebol no Euro 2016 e aspetos gerais de patriotismo, otimismo e felicidade relacionados com essa vitória.

Tal como verificado no primeiro trimestre de 2016 e no último trimestre de 2015, em geral, os participantes referem sentir-se felizes (71%) e estarem satisfeitos com a vida em geral (69%).

No que concerne o interesse por futebol, 49% dos participantes referem que se interessam bastante por futebol (49%), porém, o grupo masculino revela interessar-se mais por futebol que o grupo feminino (61% interessam-se bastante no grupo masculino vs. 43% no grupo feminino).

Relativamente ao campeonato europeu de futebol (Euro 2016), 71% dos participantes assistiram sempre ou quase sempre aos jogos da seleção nacional de futebol no Euro 2016 e 76% dos participantes indicam que a vitória de Portugal no Euro 2016 foi importante ou muito importante para eles.

No seguimento da vitória de Portugal no Euro 2016, os participantes revelaram um nível elevado de patriotismo relativo a esta vitória, dado que 84% dos participantes concordam que sentem orgulho em ser Portugueses e 80% dos participantes concordam que sentem que o seu país é importante para eles.

A nível de otimismo relacionado com a vitória de Portugal no Euro 2016, 62% dos participantes concordam que se sentem confiantes que conseguem atingir os seus objetivos e 55% dos participantes concordam que ficam mais otimistas com o futuro.

Por fim, quanto à felicidade relacionada com a vitória de Portugal no Euro 2016, 52% dos participantes concordam que com a vitória de Portugal no Euro 2016 têm uma atitude mais positiva face à vida e 63% dos participantes concordam que a vitória de Portugal no Euro 2016 faz com que se sintam mais felizes.

Os resultados do estudo podem ser consultados em detalhe em baixo:

Relatório Agregado Felicidade, Satisfação com a Vida: Evolução Outubro 2015-Julho 2016 Caracterização da Amostra

 

 

 

Indicadores Gerais: Felicidade e Satisfação com a Vida Campeonato Europeu de Futebol- Euro 2016  

 

 

 

 

ALTA DIGITAL