Os Nossos Projetos

O PITCH!© está a apoiar educadores e facilitadores de modelos empresariais de negócio para proporcionar experiências de modelação empresarial envolventes e centradas no aluno, oferecendo uma abordagem híbrida e de aprendizagem experimental à educação e formação de modelos empresariaisde negócio.

Moderada e orientada por um mentor bot que desafia os alunos a conceberem modelos de negócio viáveis e escaláveis centrados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2030, o PITCH!© é um jogo de cartas sério online-offline que potencia conteúdos baseados na investigação sobre a conceção de modelos de negócio sustentáveis e padrões de modelos de negócio.

Joga o nosso Jogo de Modelo de Negócio de Aprendizagem Híbrida

Através do jogo e de uma abordagem de aprendizagem colaborativa, o PITCH!© está a alargar as práticas tradicionais de aprendizagem com a introdução de aprendizagem através da internet, de uma forma que melhora o apoio, o envolvimento e os resultados dos alunos.

Podes encomendar os teus cartões de jogo hoje ou descarregá-los, imprimi-los e recortá-los tu mesmo!

O DTx Digital Transformation CoLab visa abordar os novos paradigmas em produtos, serviços e interface homem-máquina e as consequentes mudanças na indústria e na sociedade. Os projetos do DTx abordam a digitalização na conceção de produtos, desenvolvimento de sistemas e soluções de fabrico.

O DTx CoLab é uma organização sem fins lucrativos com 18 entidades participantes, incluindo três universidades e 13 empresas. O BMDL contribuirá principalmente com conhecimentos sobre modelos de negócio aplicados aos potenciais projetos.

Saber Mais

O projeto DIANA utiliza sensores 3D de proteção da privacidade para apoiar as pessoas com deficiência na sua vida diária e durante as idas às casas de banho. Ao combinar sensores com algoritmos de aprendizagem de máquinas, certas atividades tais como lavar as mãos ou sentar-se são automaticamente detetadas e os dados gerados ajudam o pessoal de enfermagem.

O papel do BMDL é criar uma massa crítica de investigação, desenvolvimento e inovação a nível europeu em tecnologias e serviços para envelhecer bem e ajudar a criar as condições de mercado para a exploração industrial de produtos para um envelhecimento saudável.
 

Saber Mais

O inteGRIDy (Integrated Smart GRID Cross-Functional Solutions for Optimized Synergetic Energy Distribution, Utilization Storage Technologies) visa integrar tecnologias, soluções e mecanismos de ponta numa plataforma escalável e multifuncional que liga redes de energia com diversos stakeholders, facilitando o funcionamento otimizado e dinâmico da rede de distribuição, promovendo a estabilidade e coordenação dos recursos energéticos distribuídos e permitindo esquemas de armazenamento colaborativo dentro de uma quota crescente de energias renováveis.

O inteGRIDy enfrenta o desafio de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, bem como a necessidade de sinergia para acelerar o processo de desenvolvimento e, assim, a introdução no mercado de novos serviços digitais na indústria energética.

O consórcio, do qual o Smart City Innovation Lab faz parte, é composto por 30 parceiros. O SCIL é responsável pela inovação do modelo de negócio e torna possível o desenvolvimento de modelos de negócio para soluções de redes inteligentes demonstrados por 8 sítios-piloto em 10 países.

Saber Mais

O projeto me² desenvolveu um novo mercado para atores urbanos no qual uma comunidade local de utilizadores de veículos elétricos e proprietários locais de contadores inteligentes foram reunidos através de uma comunidade local urbana online. A combinação destas tecnologias numa comunidade permitiu integrar a mobilidade com a eletricidade, equilibrar a rede, reduzir os custos de eletricidade e permitir um sentimento de pertença local. O me2 permitiu a gestão do lado da procura urbana, ou seja, visou modificar a procura de eletricidade por parte dos consumidores, tal como a utilização de menos eletricidade durante as horas de ponta numa comunidade urbana. O projeto foi validado e otimizado em dois projetos-piloto em comunidades urbanas de Amesterdão e Lisboa.

O me2 foi criado devido ao elevado consumo de eletricidade produzida a partir de fontes não renováveis, à insuficiente capacidade da rede e à elevada procura de eletricidade nas horas de ponta.

O projeto terminou em maio de 2018 e o Smart City Innovation Lab contribuiu para o desenvolvimento do modelo empresarial, para a interação entre a estratégia de política e o comportamento dos consumidores nos domínios da mobilidade e da energia.

O ergoscan analisa posturas diretamente no local de trabalho, dá feedback e orienta um comportamento sentado saudável através da combinação de sensores e análise de dados. Para melhorar o comportamento sentado dos trabalhadores, o conceito inclui uma análise de postura de cinco dias no local de trabalho, um relatório de postura individual e coaching online para criar e aplicar os conhecimentos adquiridos.

Este conceito inovador, que vai desde a análise a exercícios feitos à medida e dicas para corrigir posturas pouco saudáveis, pretende assegurar uma mudança duradoura no comportamento.

O ergoscan foi desenvolvido pela empresa alemã Fitbase, porque 80% dos trabalhadores alemães sofrem de dores nas costas, geralmente causadas por posturas unilaterais. O Smart City Innovation Lab testou a tecnologia durante vários meses para fornecer feedback.