O indicador específico de satisfação com a vida foi aferido nos estudos do Observatório da Sociedade Portuguesa, realizados entre outubro de 2015 e março de 2019. A análise dos seus resultados permite traçar a evolução deste indicador específico entre outubro de 2015 e março de 2019.
Em março de 2019, os participantes estão em média de acordo que estão satisfeitos com as suas vidas, que as suas vidas se aproximam dos seus ideais, que conseguiram obter o que era importante na vida, e que as suas condições de vida são excelentes.
Comparando os resultados de satisfação com a vida obtidos em março de 2019 com resultados obtidos em período homólogo (março de 2018), verificou-se um crescimento de 2.1% no valor médio de concordância com “Até agora, consegui obter aquilo que era importante na vida”, de 2.0% no valor médio de “Estou satisfeito(a) com a minha vida”, de 1.0% no valor médio de “As minhas condições de vida são excelentes”, e de 0.6% no valor médio de “Em muitos aspetos a minha vida aproxima-se dos meus ideais” e de “Se pudesse viver a minha vida de novo, não alteraria praticamente nada”. Em geral, as taxas de crescimento são idênticas às registadas entre julho de 2017 e julho de 2018, notando-se uma certa estagnação na evolução deste indicador.