Não perca a oportunidade de se voltar a encontrar com os seus antigos colegas e outros Alumni e participar dos eventos que a Escola organiza para si!

Prémio Carreira

É com enorme entusiasmo e orgulho que comunicamos à nossa comunidade de Alumni que João Pedro Oliveira e Costa, alumnus de Gestão (1982-88), é o grande vencedor da XIV Edição do Prémio Carreira 2024!

João Pedro Oliveira e Costa, o mais novo de 3 irmãos, casado e com 2 filhos, 59 anos, é Presidente Executivo (CEO) do Banco BPI e membro da Comissão Executiva do Conselho de Administração. Antes de ser nomeado CEO em novembro de 2020, João Pedro Oliveira e Costa era responsável pelas áreas de negócio de Particulares e Negócios e Membro da Comissão Executiva do BPI.

Com 30 anos de experiência no Grupo BPI, hoje Grupo CaixaBank, liderou o Private Banking e mais tarde os Centros de Investimento do banco, cargos que ocupou até 2014. Foi Administrador Não Executivo da Companhia de Seguros Allianz Portugal, e da Sociedade Gestora BPI (Suisse) até dezembro de 2020. Iniciou a sua carreira profissional no sector financeiro, na área de gestão de ativos, no grupo BCP.

Apaixonado por desporto. Praticante de diversos desportos, desde muito novo, e em alguns como federado, destaca o gosto pelo rugby, o golfe e por vários desportos náuticos.

A escolha do Júri foi unânime “O João Pedro Oliveira e Costa, pessoa tão discreta quanto dedicada às suas convicções e causas sociais, demonstrou ao longo da sua longa carreira profissional, ser um líder carismático e um nome de referência enquanto CEO de um dos maiores grupos financeiros portugueses, com excelentes resultados”.

A Cerimónia de entrega do Prémio, realiza-se no próximo dia 19 de junho, às 18h00, no Auditório Cardeal de Medeiros, na Universidade Católica Portuguesa, num evento que contará também com uma palestra do nosso Alumnus e reputado Economista, Prof. Sérgio Rebelo.

Este evento é aberto aos Alumni e a toda a comunidade Católica! Junte-se a nós neste evento de homenagem sempre tão inspirador! Confirme, por favor, a sua presença aqui (os lugares são limitados).

keyboard_arrow_up A primeira edição do Prémio Carreira teve lugar em 2006. Desde então, esta distinção foi atribuída aos seguintes alumni:
keyboard_arrow_up 2006: Isabel Jonet

(Economia, 1977-1982) pelo seu trabalho à frente do Banco Alimentar Contra a Fome.

keyboard_arrow_up 2007: Sérgio Rebelo
(Economia, 1976-1981), professor de Finanças na Kellogg School of Management nos EUA, pela sua brilhante carreira académica.
keyboard_arrow_up 2008: António Horta-Osório
(Administração e Gestão de Empresas, 1981-1987), CEO do Lloyds Bank, pela sua notável carreira internacional no setor financeiro.
keyboard_arrow_up 2009: Carlos Melo Ribeiro
(Administração e Gestão de Empresas, 1972-1977), pelo seu trabalho como Diretor Executivo da Siemens Portugal.
keyboard_arrow_up 2010: António Viana Baptista
(Economia, 1975-1980) pela sua distinta carreira internacional no setor das Telecomunicações.
keyboard_arrow_up 2011: Alexandre Relvas e Filipe de Botton
(Administração e Gestão de Empresas, 1976-1981) pelo seu trabalho como empresários e líderes na Logoplaste.
keyboard_arrow_up 2012: Miguel Villas-Boas
(Economia, 1979-1984) reconhecido internacionalmente como um líder de pensamento nas áreas de Economia e Marketing.
keyboard_arrow_up 2013: Luís Palha
(Administração e Gestão de Empresas, 1976-1981) pela sua brilhante e diversificada carreira profissional.
keyboard_arrow_up 2014: Joaquim Goes
(Administração e Gestão de Empresas, 1976-1981) pela sua brilhante e diversificada carreira profissional.
keyboard_arrow_up 2016: Luís Amaral
(Administração e Gestão de Empresas, 1979-1984), CEO e acionista maioritário da Eurocash, pelo seu notável empreendedorismo e por uma carreira profissional de grande sucesso.
keyboard_arrow_up 2017: Fátima Barros

(Economia, 1980-1986), pela sua notável contribuição para o processo de desenvolvimento e internacionalização da CATÓLICA-LISBON e pelo seu trabalho como primeira mulher presidente de um organismo regulador e do BEREC.

keyboard_arrow_up 2023: Alexandra Machado
(Gestão 1984-1990), "pela solidez e diversidade da sua fulgurante carreira, tendo começado na Academia, passando mais de 25 anos no mundo corporativo onde desempenhou funções de destaque a nível nacional e internacional em diversos setores. Acabou por abraçar o sector social com um enorme impacto, que inclusivamente já a destacou e premiou a nível mundial. Considerámos que a Alexandra Machado representa, de forma inequívoca, o percurso de sucesso que a CATÓLICA-LISBON ambiciona para os seus Alumni, perfeitamente alinhada com a sua missão”, de acordo com o júri. 
keyboard_arrow_up Informações

A Católica Lisbon School of Business & Economics realiza anualmente a entrega do "Prémio Carreira" com o objetivo de homenagear um dos seus antigos alunos que se destacou ao longo da sua trajetória profissional, alinhando-se com os princípios transmitidos durante a sua formação acadêmica. Este reconhecimento é baseado em critérios como liderança, profissionalismo, ética e impacto social.

Esta iniciativa busca distinguir aqueles que, após uma carreira consolidada e com mais de 45 anos de idade, tenham contribuído de maneira significativa para a qualidade das operações das empresas e instituições em que atuam. Essa contribuição abrange diversos aspectos, beneficiando investidores, colaboradores, outros membros da comunidade empresarial e a sociedade em geral. Ao fazê-lo, esses homenageados também contribuem para fortalecer a reputação de excelência da Católica Lisbon School of Business & Economics.

keyboard_arrow_up Proponentes

Os candidatos à atribuição do Prémio Carreira CATÓLICA-LISBON serão propostos pelos Alumni da Católica Lisbon School of Business & Economics.

keyboard_arrow_up Condições de Eligibilidade

São elegíveis para receber o Prémio Carreira CATÓLICA-LISBON os Alumni da Católica Lisbon School of Business & Economics que tenham concluído uma Licenciatura, Mestrado, Mestrado Executivo (com grau) ou MBA CATÓLICA-LISBON.

Não são eligíveis os colaboradores da Escola nem anteriores vencedores do Prémio Carreira.

keyboard_arrow_up Processo de Nomeação

A nomeação de um Alumnus à atribuição do Prémio Carreira será formalizada através do preenchimento de um formulário disponível no site da CATÓLICA-LISBON.

O formulário estará acessível online durante a fase de nomeações.

keyboard_arrow_up Júri do Prémio

O Júri é seleccionado anualmente e é composto por um painel de personalidades independentes de reconhecida competência e idoneidade, com experiência relevante no mundo empresarial, na Academia e/ou na economia nacional ou internacional.

Para 2023, o Júri foi constituído por:

- Vasco de Mello (Presidente)

- Isabel Mota

- Margarida Couto

- Vítor Bento

- Sérgio Rebelo

Ao júri compete analisar a short-list das 5 candidaturas com maior número de  nomeações e decidir a atribuição do Prémio.

Não haverá classificações dos restantes nomeados.

keyboard_arrow_up Critérios de apreciação

O Júri decidirá a atribuição do Prémio após análise das candidaturas com base nos respetivos “Curriculae” e reconhecidos méritos estabelecendo, discricionariamente, critérios de ponderação internos que tenham em conta fatores como: liderança, profissionalismo, ética e impacto social.

keyboard_arrow_up Datas

Período de nomeações: até 30 de abril de 2024

Decisão do júri: até 20 de maio de 2024

Cerimónia de Entrega do Prémio: 19 de junho de 2024

keyboard_arrow_up Comunicação

Anualmente, a abertura do período de nomeações ao Prémio Carreira será divulgada nos diversos canais de comunicação utilizados pela CATÓLICA-LISBON.

keyboard_arrow_up Regulamento

Regresso às Aulas – Reencontros de Classes

 

O Regresso às Aulas é uma iniciativa que celebra o 1º e depois cada 5º aniversário da graduação da classe. Permite que os alumni da CATÓLICA-LISBON revivam boas memórias e proporciona a cada antigo aluno a oportunidade de voltar à experiência de estar sentado numa sala de aula, ao lado dos colegas do seu ano.

International Club Meeting