In a context of great turbulence, one of the biggest challenges companies face is people management. Only organizations that succeed in aligning human resources policies with business strategy will thrive, developing a value proposition that enables them to attract talent, unlock employee potential, ensure effective leadership, align teams with business objectives, create people-centered cultures, and maintain high levels of quality of life at work. With this, organizations can aspire to build an outstanding workforce prepared for the ongoing challenges they will face.
The Strategic Human Resources Management Program (PGERH) was specifically designed to prepare senior HR managers for these challenges. The Program features an outstanding faculty and provides a broad, current, and comprehensive view of people management in organizations, with a focus on the business context.
Estrutura do Programa
Identificar oportunidades e ameaças cruciais para o sucesso da empresa.
Interpretação da estratégia de negócio para o futuro e transformação das mesmas em capabilities challenges.
Estratégias para recrutar, reter, motivar e, desenvolver.
Rituais de gestão para garantir uma abordagem sistemática do desenvolvimento de pessoas.
Estratégias de gestão de RH para garantir uma alta produtividade e performance.
DOCENTE > Ricardo Fortes Costa
A relevância da função RH e seus modelos organizativos.
Modelos de planeamento e tomada de decisão.
People Value.
Indicadores de gestão aplicados à função RH.
Criação de dashboards de Capital Humano.
DOCENTE > Carla Caracol
• Gestão de carreiras e desenvolvimento pessoal e organizacional – o emergir de um novo mindset.
• Modelos e sistemas de gestão de carreiras.
• Estrutura de carreira e arquitetura de funções.
• Caminhos de carreira.
• O papel dos RH e liderança na gestão e desenvolvimento de carreiras.
• A mudança de paradigma ao nível da compensação e benefícios.
• Princípios de compensação – conceitos, elementos e propósito.
• Princípios de grading, dimensionamento de funções e benchmark.
• Tendências, regulamentação e desafios da compensação.
• A sua relevância no processo de desenvolvimento dos colaboradores.
DOCENTE > Sofia Bento
• A cascata de objetivos e o alinhamento transversal e vertical.
• A componente objetivos na gestão do desempenho – compromisso.
• A comunicação e clarificação de expetativas – alinhamento, envolvimento e motivação.
• Os objetivos nas dimensões qualidade, eficácia e eficiência.
• Metodologia de definição de objetivos.
• Tipologia de indicadores de desempenho –realização, resultados e impacto.
• Acompanhamento, monitorização e avaliação.
DOCENTE > Catarina Camilo
• Diagnosticar necessidades de formação
e de desenvolvimento à luz da estratégia organizacional.
• Do desenvolvimento técnico ao desenvolvimento interpessoal e de liderança – a base dos diferentes tipos de desenvolvimento.
• Mudanças recentes nos suportes tecnológicos e na individualização do desenvolvimento das pessoas e das equipas.
• Promover o desenvolvimento com base em experiências profissionais e colaborativas.
• O coaching profissional como processo de desenvolvimento.
• Quando recorrer ao coaching de indivíduos, de grupos e de equipas.
DOCENTE > Teresa Oliveira