EDP e CATÓLICA-LISBON lançam programa de Automação de Negócio

Wednesday, March 31, 2021 - 20:44

A EDP em conjunto com a Católica Lisbon School of Business and Economics, concebeu o programa “Business Automation for the Future of Work” com o objectivo de enquadrar a discussão do futuro do trabalho no momento atual, através de uma tecnologia relacionada com inteligência e automatização de processos.

Este programa, destina-se a líderes e gestores das empresas, preocupados com o futuro do trabalho e o papel da automação nas suas organizações. O programa, que terá a duração de 25 horas, está agendado para os dias 17, 18, 24 e 25 de junho e 1 e 2 de julho e procura dar a informação necessária para que um gestor possa iniciar um processo de teste e implementação de Robotic Process Automation (RPA) na realidade da sua empresa, proporcionando elementos para a análise de soluções e tomada de decisão.

O Programa foi estruturado de modo a proporcionar os conhecimentos necessários para um gestor poder atuar de forma sólida no processo de discussão da aplicabilidade de RPA à sua organização, fazer o respectivo business case,  definir a governance adequada e saber quais os passos principais de uma implementação.

A EDP assumiu um papel de liderança no uso desta tecnologia e tem vindo a implementar diversas soluções de inteligência de processos em algumas áreas de negócio, tanto de RPA como Process Mining. A automação do negócio na EDP está a realizar-se em diferentes tipologias de processos que se relacionam com operações do ciclo comercial, atividades relacionadas com a gestão de ativos e redes, geração de energia ou mesmo para funções corporativas

De acordo com o Prof. João Ribeiro da Costa, Head of Digital Transformation na CATÓLICA-LISBON e um dos diretores do programa, “A discussão do futuro do trabalho tem estado na ribalta, em larga medida associada a previsões catastrofistas de desemprego massificado, provocado pela chegada dos “robots” e da Inteligência Artificial. Constata-se que estas análises não tocam nos pontos essenciais nem identificam pontos de acção que possam ajudar os dirigentes das organizações a olhar para o tema de forma construtiva. Este programa pretende clarificar algumas medidas relacionadas com a Automação do Negócio”.

No dia 7 de abril realiza-se o webinar de lançamento do programa - “Business Automation for the Future of Work: casos de sucesso em Portugal” -  promovido pela Catolica Lisbon School of Business and Economics. Moderado pelos coordenadores do programa, João Ribeiro da Costa e Ricardo Henriques, o webinar conta com a participação de Emídia Martins da Solvay e José Vera da José de Mello Saúde.

As inscrições para o programa podem ser feitas aqui.

Related News

Dec 10 2021
Professor Ilídio Barreto, from Católica Lisbon, was included in the World’s Top Scientists list compiled by Stanford University and published by Elsevier. The list refers to all main knowledge domains (from Physics to Neurology). Scientists are...