Press News & Events

A economia do well-being vem aí

Friday, July 16, 2021 - 15:38
Publication
Observador

Marcas só vão sobreviver se colocarem como prioritário o bem-estar do consumidor.

De acordo com a Global Wellness Economy Monitor, integrado no bem-estar, o universo do wellness foi avaliado em 2018 num total de 4,5 triliões de dólares, um mercado em expansão que já movia mais de 5,3% da economia global. Com a pandemia estima-se que esta percentagem tenha incrementado e que esteja numa rampa de projeção positiva.

É unânime no Concelho da União Europeia que o bem-estar das pessoas e o crescimento económico são interdependentes e reforçam-se mutuamente. O mesmo Concelho desenvolveu um paper que estabelece como metas trabalhar na proteção social, na igualdade de género, na saúde e na educação e recomenda várias medidas aos Estados-membros, entre elas revisitar a prioridade de investimentos tendo em consideração a relação entre o bem-estar e o crescimento da economia.

A OCDE teve um papel predominante no desenvolvimento da noção do “bem-estar multidimensional” com mais de uma década de investigação sobre o tema. Apesar de ligarmos usualmente o bem-estar à saúde e condição física, na realidade são oito as dimensões que o compõem: bem-estar físico, ambiental, intelectual, espiritual, emocional, financeiro, social e ocupacional. Quanto maior o equilíbrio entre as várias dimensões, melhor a qualidade de vida de um indivíduo. O desenvolvimento dos negócios e das marcas vai estar cada vez mais associado e dependente da ligação a este tema premente e suas dimensões.

Mais do que nunca, o consumidor está atento a este tema. Já estava antes da pandemia, e com a mesma o bem-estar, a qualidade de vida e a felicidade própria e dos que lhe são mais queridos tornaram-se ainda mais prioritários. A preocupação com o equilíbrio profissional-familiar, com o consumo sustentável e o ambiente, o cuidado com a alimentação e exercício físico assim como a saúde mental tornaram-se temas fundamentais e de extrema relevância. Os consumidores tornaram-se mais conhecedores e mais exigentes e vão beneficiar e optar pelas marcas que os ajudem e acompanhem no seu percurso de melhoria do bem-estar e que mostrem genuína preocupação por eles e por quem mais gostam.     

Isto porque as marcas são consideradas em termos relacionais e afetivos como seres humanos. As interações mútuas entre consumidores e marcas assemelham-se a ligações interpessoais, criando relações afetivas entre ambos, dando um carácter humano às marcas e permitindo uma partilha de sentimentos mútua. As marcas são nossas companheiras, estão presentes em todos os momentos mais importantes das nossas vidas e dão-nos prazer ao usufruí-las. Fazem parte dos nossos desejos, poupamos para as ter e mostrar, com orgulho, que são parte da nossa vida. Chegamos a tatuá-las nos nossos corpos ao lado do nome dos filhos ou de mantras e algumas permitem-nos fazer parte de tribos e modos de vida em grupo só por termos a marca na nossa vida, como é o caso, entre muitas outras, da Harley-Davidson.

Por tudo isto, por esta proximidade, amizade e até dependência, empresas e marcas que não se preocupem com o bem-estar do consumidor e dos seus próprios colaboradores terão sérias dificuldades de crescimento e desenvolvimento. As marcas devem ser leais ao seu ADN e personalidade, tentando descobrir qual o seu papel não forçado nesta situação, criando o seu espaço de defesa do consumidor de forma natural e verdadeira. Existindo alternativa, os consumidores vão sempre optar pela marca ‘do Bem’ e vão ficar agradecidos às marcas que queiram melhorar a sua qualidade de vida. Atrevo-me a dizer, que marcas que não adaptem os seus planos e prioridades de imediato à preocupação do incremento e defesa do bem-estar do consumidor, falhando na resposta às suas necessidades e amizade, estarão connosco a prazo.

Maria Estarreja, Docente na CATÓLICA LISBON

Related Press News

03/01/2022 - 09:50
Observador
A história dos efeitos duma crise no emprego e no rendimento escreve-se olhando tanto para os empregos destruídos durante a crise como para os empregos criados durante a recuperação. Na passagem de ano comemos 12 passas e pedimos 12 desejos. Muitos...
28/12/2021 - 09:49
Jornal de Negócios
A conjuntura pandémica atual, que exibe um novo pico de infeções no final do mês de dezembro, mais as pressões inflacionistas que se sentem na Economia global são fontes importantes de preocupação e provavelmente serão tema de discussão na campanha para...