Press News & Events

O deficit de liderança e a crise atual

Saturday, April 17, 2021 - 14:24
Publication
Observador

Em muitas organizações, as chefias ainda atuam com base na autoridade formal e centram-se na gestão dos processos, quando o sucesso depende cada vez mais de equipas comprometidas e autorresponsáveis.

A linguagem da economia e da gestão tomaram conta do espaço público e invadiram a vida privada.  Acordamos com as previsões do Governo para a evolução da economia e adormecemos com a sua revisão pelos organismos europeus. Dezenas de indicadores percentuais mantêm-nos a par da evolução de projetos e objetivos cujo verdadeiro significado muitas vezes nos escapa.

Num certo sentido, compreende-se que assim seja. A economia é um pilar essencial da sociedade e determina as várias dimensões do nosso bem-estar individual. Uma gestão eficaz é a única forma de assegurar que as decisões são criadoras de valor. E, como se sabe, o que não pode ser medido não pode ser gerido. Por outro lado, numa sociedade complexa e em rápida mudança prevalece o imediatismo. Há pouca disponibilidade para se ir além das aparências e pensar a longo prazo.

Mas esta linguagem dominante é também uma cortina de fumo que tende a ocultar o essencial: a visão do futuro que se pretende construir, as grandes opções estratégicas em causa, a mobilização das vontades e o sistema de valores que apoia as tomadas de decisão. Têm faltado os atores capazes de protagonizar este papel. É aqui que radicam muitos problemas de fundo que estamos a enfrentar: um acentuado deficit de liderança.

O problema tem-se agravado e manifesta-se a vários níveis. O impulso dos “pais fundadores” para criar uma Europa pacífica, próspera, e solidária tem vindo a perder energia e estamos cada vez mais longe de construir um eleitorado europeu. Os desentendimentos quanto às políticas comuns de defesa e de emigração, a falta de solidariedade no investimento e na distribuição da riqueza e, recentemente, as atribulações no planeamento e na logística da distribuição das vacinas, são prova de que faltam lideranças com projetos claros, agregadores e mobilizadores. Continuam a prevalecer os interesses dos eleitorados nacionais, enquanto a crise engrossa os extremismos nacionalistas.

O deficit de liderança também afeta as políticas internas. Os exemplos mais recentes entre nós foram a apresentação da Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030 e do Plano de Recuperação e Resiliência aberto para discussão pública. Duas oportunidades para se debater uma visão de longo prazo para o país, as grandes opções para solucionar problemas estruturais de longa data e lançar as bases de um desenvolvimento sustentável. A discussão passou quase despercebida, o assunto foi morrendo e acabou por ser eclipsado pela polémica sobre a gestão dos fundos da “bazuca europeia”… Faltou, uma vez mais, a liderança desta ocasião única para construir uma proposta que modelasse o futuro e conquistasse a confiança dos cidadãos.

A nível empresarial, o deficit de liderança é também uma realidade. Em muitas organizações, as chefias ainda atuam com base na autoridade formal e centram-se na gestão dos processos e das rotinas, quando o sucesso depende cada vez mais de equipas comprometidas e autorresponsáveis, capazes de responder aos desafios da mudança com soluções rápidas e criativas.

O principal obstáculo à solução do deficit de liderança é o determinismo hegeliano de que os líderes são um produto do “processo histórico” e surgem independentemente de qualquer ação intencional. É um facto que a emergência das lideranças é determinada por interações complexas entre o contexto social, o quadro psicológico dos liderados e a personalidade do líder. Mas numa sociedade aberta, as ideias são discutidas, os líderes são eleitos e as competências de liderança podem e devem ser desenvolvidas. Por isso, o aprofundamento da participação democrática e a formação em liderança serão sempre chaves importantes para os nossos principais desafios.

 


Luís Caeiro, Professor da CATÓLICA-LISBON.

Related Press News

03/01/2022 - 09:50
Observador
A história dos efeitos duma crise no emprego e no rendimento escreve-se olhando tanto para os empregos destruídos durante a crise como para os empregos criados durante a recuperação. Na passagem de ano comemos 12 passas e pedimos 12 desejos. Muitos...
28/12/2021 - 09:49
Jornal de Negócios
A conjuntura pandémica atual, que exibe um novo pico de infeções no final do mês de dezembro, mais as pressões inflacionistas que se sentem na Economia global são fontes importantes de preocupação e provavelmente serão tema de discussão na campanha para...