Press News & Events

FLAD e Universidades renovam protocolo do programa SiPN

Monday, September 28, 2020 - 10:19
Publication
FLAD

A FLAD e as quatro universidades parceiras assinaram esta quarta-feira a renovação do protocolo do Programa Study in Portugal Network, um programa da Fundação que promove o intercâmbio de estudantes norte-americanos nas universidades portuguesas.

A pandemia limitou os movimentos de todos entre zonas geográficas, afetando naturalmente a vinda de estudantes estrangeiros para Portugal. A FLAD, juntamente com as universidades parceiras – Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Lisboa, Universidade Católica Portuguesa e ISCTE-IUL – continuaram a trabalhar e o resultado já está à vista.

O protocolo renovado foi assinado esta quarta-feira pelo Conselho Executivo da FLAD, representando por Rita Faden, presidente, Elsa Henriques e James Kelly, administradores, e pelos reitores Universidade Nova de LisboaUniversidade de LisboaUniversidade Católica Portuguesa e pela vice-reitora do ISCTE-IUL, num evento realizado na sede da Fundação, em Lisboa.

“Temos de começar a preparar o futuro, e é por isso que estamos aqui, porque acreditamos que este protocolo é um passo importante para nos permitir crescer e ganhar escala”, explicou Rita Faden, na abertura do evento “Evoluir para Crescer”.

Elsa Henriques, administradora da FLAD, apresentou as novidades e fez um ponto de situação sobre a evolução nos cinco anos de vida do programa, notando que neste período o SiPN já trouxe para Portugal mais de mil alunos norte-americanos.

“Temos de crescer, mas só conseguimos crescer com as universidades. Lisboa nesta altura. A evolução o tempo o dirá. Há um potencial muito grande que não está explorado.” – Elsa Henriques, administradora da FLAD.

O encontro contou ainda com a presença dos diretores das faculdades e escolas parceiras do SiPN, e com representantes da Embaixada dos Estados Unidos em Lisboa, que enalteceu o papel da FLAD e do programa, manifestando o apoio da embaixada na missão do SiPN.

“Também colocamos a mesma questão, qual é a razão para mais Americanos não estarem aqui, já que este é um lugar incrível para se viver e aprender? Continuaremos a trabalhar em aumentar estes números. (…) Cada vez que aqui estamos, com este clima maravilhoso e neste belo bairro, somos recordados que Portugal ainda está na moda, e por todos os motivos.” – Kristin M. Kane, Encarregada de Negócios da Embaixada dos EUA em Portugal.

O ministro da Ciência encerrou o evento, sublinhando a importância do intercâmbio, tanto para os estudantes e docentes portugueses que escolhem fazer um período do seu percurso académico no estrangeiro, como a importância para as universidades portuguesas de receber alunos estrangeiros em Portugal.

Manuel Heitor sublinhou ainda a importância de, nesta conjuntura difícil, a FLAD renovar o seu compromisso com um programa numa área tão afetada pela pandemia.

“É sobretudo um reconhecimento, em especial numa altura destas a FLAD insistir na mobilidade entre pessoas, em particular de estudantes e investigadores. É um ato de coragem, e algo que faz cada vez mais parte da nossa posição de estar no mundo” – Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O Programa mantém as inscrições abertas para o semestre de primavera de 2021. Mais informações aqui.

 

Related Press News

19/10/2020 - 09:29
Observador
A nossa persistência num dado comportamento não se deve à tão propalada “resistência à mudança”. Deve-se, muitas vezes, à falta de clareza sobre o novo comportamento a adotar. Presenciamos a mudança! Elaboramos sobre a mudança que estamos a viver… Mas...
15/10/2020 - 10:50
Dinheiro Vivo
Filipe Santos, o Dean da Católica Lisbon School of Business...

Upcoming Events

28
Oct
17:00

Católica Lisbon School of Business & Economics

LisboaLisboa1649-023
Portugal
04
Nov
14:00

Católica Lisbon School of Business & Economics

LisboaLisboa1649-023
Portugal